Lisboa,

domingo, janeiro 16, 2005

duas noticias, dois continentes...

O "Portugal diário" trazia ontem esta notícia:

Naomi Campbell deu ares da sua beleza num desfile de moda em São Paulo, no Brasil. E desfilou sem problemas, mesmo quando o vestido mostrou mais do que era suposto.
Fosse nos Estados Unidos e a modelo poderia ter problemas, como teve a cantora Janet Jackson, quando uma "avaria" na sua roupa destapou um dos seus seios, num espectáculo no intervalo da final do campeonato de futebol americano em Fevereiro do ano passado.


Entretanto, a sonda europeia Huygens começa a enviar imagens do espaço, mais exactamente duma lua de Saturno: a Titã.
O texto foi extraído do "Correio da manhã":


A superfície de Titã, a maior entre as 31 luas de Saturno, é cor-de-laranja. A sonda Huygens, que lá poisou anteontem, enviou as primeiras imagens coloridas do corpo celeste situado a 1 250 milhões de quilómetros da Terra. Ontem, a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou também sons de Titã, captados por microfones durante a queda da sonda. Os cientistas que coordenam a missão, a partir do centro de controlo de Darmstadt, Alemanha, estão maravilhados.
As imagens revelam uma superfície sólida pela qual corre metano ou etano líquido. É impossível a presença de água em estado líquido devido à baixa temperatura que ali se faz sentir – cerca de 200 graus negativos –, mas não se exclui a existência de gelo. Uma fotografia divulgada ontem mostra aquilo que os cientistas supõem ser pedaços de gelo espalhados sobre uma superfície cor-de-laranja coberta por uma neblina de metano.
Será preciso esperar vários dias até que se possa saber com maior precisão o conteúdo e o significado das imagens captadas pela sonda europeia Huyguens, que viajou, durante sete anos, a bordo da nave Cassini, da qual se separou a 25 de Dezembro, para mergulhar em Titã. A sonda chegou à atmosfera da lua 20 dias e quatro milhões de quilómetros depois.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home