Lisboa,

sábado, fevereiro 19, 2005

antonio damasio

António Damásio, no seu "Ao encontro de Espinosa", diz nas suas últimas páginas:
"Muitos seres humanos requerem também qualquer coisa que envolva uma certa clareza sobre o significado da vida. Esta necessidade consiste num anseio de conhecer uma origem e um destino, de onde viemos e para onde vamos, e de esclarecer a finalidade que a nossa vida pode ter para além da existência imediata.
Nem todos os seres humanos têm tais necessidades. Aquilo que um ser humano precisa para viver feliz varia consideravelmente com a personalidade e circunstâncias socioculturais, já para não falar com a idade e com o tamanho da conta bancária. A juventude dá-nos pouco tempo para apreciar as limitações da condição humana, e a riqueza muitas dessas limitações.
Podemos dizer que o tal anseio é um traço profundo da mente humana. Este traço está enraizado no desenho do cérebro humano e no genoma que permite o desenvolvimento desse cérebro...
Ter uma experiência espiritual consiste em ter a experiência de sentimentos de alegria, geralmente serena. O centro de gravidade dos sentimentos a que chamamos espirituais situa-se numa encruzilhada de experiências. A beleza é uma delas, enquanto a outra é a antecipação de acções conduzidas numa 'atitude de paz' e com 'uma preponderância de amor'."

2 Comentários:

At fevereiro 25, 2005 1:05 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral... É exactamente isso! Por acaso hoje tambem estou a escrever sobre o sentido da vida e a conclusão a que vou chegar (componho os textos mentalmente e só depois é que publico) é exactamente essa. Que só a paz e o amor permitem ver e dar algum sentido á vida.

 
At fevereiro 22, 2007 12:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

best regards, nice info sony dr ex150 consumer headset Greeting card home business 1998 saab worth ibuprofen zocor taken the same day Buy cheap zyban side affects Best price levitra online Soccer cleats clearance Aston martin db 2-4 bertone 1956 mach pichu pueblo hotel Silhouette minivan aston martin mfv 900 design website hosting Best+phendimetrazine infiniti Mercedes wagon e320 huge cumming cocks houses for sale - clara asp hosting in uk voip technology

 

Enviar um comentário

<< Home