Lisboa,

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

fim de semana prolongado



Assim, sem marcações prévias, decidi dar uma voltinha até Silves, visitando toda a costa alentejana. O bom tempo prometia e a disponibilidade era total. Porquê hesitar? A Alice concordou e lá fomos nós, auto-estrada abaixo, dar de caras com um espectacular fim-de-semana prolongado. Nunca é demais lembrar que a nossa costa, desde Sines até Sagres é das coisas mais bonitas e deslumbrantes.


Em qualquer altura do ano, descobrem-se múltiplas razões para se gostar daquela zona do País. Vou destacar duas unicamente: a beleza natural e a hospitalidade.
Todas as praias são bonitas de se ver, desde Odeceixe até Almograve, de Arrifana a Porto Covo. São todas bons cartões de visita!
O atendimento e a prontidão hospitaleira das gentes algarvias e alentejanas têm que ser realçados, porque não tive o mais pequeno dissabor ou desentendimento.
A "Residência do Parque", em Odeceixe, levou-me 17 euros e meio por cada noite, com pequeno-almoço incluído, disponibilizando-nos um quarto com cama de casal, aquecedor, casa-de-banho e TV.
O "Restaurante Bar Casa Velha", em Silves, serviu-nos um prato de arroz de feijão com castanhas, onde um empregado brasileiro nos atendeu com uma simpatia extrema.
Em Aljezur comemos arroz de cação e estava uma delícia. Não contando com a sobremesa da casa, uma filhós enorme embebida em mel que foi de chorar por mais...
O "Zé dos grelhados", no Cercal, brindou-nos com um prato de carne de porco à alentejana, muito bem servido, apesar da hora tardia. O borrego já tinha acabado...



As 2 fotos são de Arrifana (Aljezur) e podem ser ampliadas.
Este texto estava na "Residência do Parque", em Odeceixe, num cartaz pregado ao balcão:

CLIENTES E AMIGOS
Nascido e criado nesta região, desde cedo brincava no meio das searas de trigo e centeio, enquanto esperava ansiosamente o dia da cozedura do pão.
Antes de sair atrás das cabras e ovelhas, deliciava-me com o queijo, o presunto e a linguiça de porco criado a milho e batata doce.
Rebolava-me e espreguiçava-me no chão coberto de flores que me oferecia a Primavera.
Brincava com as ovelhas que me deixavam lamber o mel dos seus favos.
Debaixo das laranjeiras, embebedava-me do sumo e do cheiro das laranjas, enquanto me escondia do sol quente do Verão.
Este é o pequeno-almoço desta região e da minha infância. Quero para vocês a mesma que tive e tenho para mim e saiam pelos campos e matas, rios e praias do Parque Natural e encontrem na simplicidade e beleza das pequenas coisas nada mais... que a felicidade!
Bom apetite
e boas férias!

1 Comentários:

At fevereiro 17, 2005 2:47 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Adoro a Costa Alentejana!
Esta é, sem dúvida, a melhor altura do ano para ir passear porque os preços são convidativos.

 

Enviar um comentário

<< Home