Lisboa,

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

meditar

Não sei quanta gente medita regularmente. Não sei se toda a gente sabe como meditar. Não sei se o mais comum dos mortais sabe o que é a meditação.
Porventura, muita gente sabe defini-la, com mais ou menos perícia nas palavras. Mas na simplicidade estará a arte maior de a fazer entender.
No site "www.ibrata.com.br" tive o previlégio de ler duas frases que me disseram quase tudo:
"Meditar é deleitar-se com a própria presença, é deleitar-se com o próprio ser; não é fugir da vida, é fugir para a vida. Meditar nada mais é do que voltar para casa e descansar um pouco lá dentro."
Por vezes, não precisamos de palavras extremamente escolhidas. Meditar terá que ser o mais simples e mais natural de todos os gestos que utilizamos. Meditar é respirar a saúde maior. Meditar é comunicar, é estar com o nosso Eu, é estar mais perto do Criador, é permanecer Nele.
Neale Donald Walsch, no seu "Deus de Amanhã" tem este tesouro:
"Das próximas 100 vezes que te olhares num espelho, ou em reflexo, faz a Meditação Quem.
Diz a palavra "Quem" a ti mesmo três vezes, dez segundos de cada vez, prolongando o som de "em". Podes fazer isto em voz alta, ou em silêncio. De qualquer das maneiras, olha directamente para os teus olhos no reflexo, respira profundamente, e pergunta, num único fôlego, três vezes...
Queeeeeeeemmmmm?
A pergunda que estás a fazer a ti mesmo é: "Quem é este? Quem está aqui à minha frente? Quem é este ser que eu penso que sou eu? Quem? Quem?"
Se fizeres isto cem vezes nos próximos trinta dias, tomarás consciência do teu Eu.
"

11 Comentários:

At fevereiro 16, 2005 10:42 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Quanto mais sabemos quem somos, mais facilmente percebemos o outro. Não preciso olhar teu rosto pra saber quem é você. Gosto do que sei. Gosto de quem sabe das coisas, gosto de quem sabe de si mesmo. Deixo aqui um sorriso.

 
At fevereiro 16, 2005 10:54 da tarde, Blogger Lyra diz...

Gostei do que li. Vou levar-te comigo!

 
At fevereiro 17, 2005 3:10 da manhã, Blogger Amaral diz...

Obrigado, Anonymous, não por qualquer elogio descortinado, mas porque o sorriso só pode ser um sorriso de irmão. Ou muito mais que irmão! Não me recordo onde li, mas também não é importante, e foi mais ou menos isto: aprende a olhar quem está à tua frente como se esse alguém fosses tu! Experimentem isso e encontrarão uma resposta espantosa! Porque o teu comentário merece que eu diga, ainda, que tudo e todos os que me rodeiam não são mais do que "manifestações de Deus", se esta palavra "deus" não te assustar...

 
At fevereiro 17, 2005 3:12 da manhã, Blogger Amaral diz...

Leva-me, Lyra, mas "vem buscar-me", sempre que queiras!

 
At fevereiro 17, 2005 9:27 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Nada a agradecer, Amaral. Sou mesmo mais do que um irmão. Esse exercício de olhar para o outro como se fosse eu mesma já faz parte do meu cotidiano. E, parafraseando o poeta, digo que nada do que é de Deus me assusta.

 
At fevereiro 17, 2005 11:39 da manhã, Blogger anapaula diz...

O teu post fez-me pensar. Será que sabemos quem somos. Não consigo responder à pergunta de rajada... hesito. E ao mesmo tempo pergunto-me quando foi a última vez que parei para "voltar para casa" ou para olhar para dentro.

 
At fevereiro 17, 2005 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Meditar é tambem ler o que escreves aqui.

 
At fevereiro 17, 2005 9:11 da tarde, Blogger Amaral diz...

Muito bem, Zuco! Podes fazer perfeitamente a tua meditação, lendo qualquer coisa que agrade à tua alma ou ouvindo uma música que aprecies!

 
At fevereiro 17, 2005 9:21 da tarde, Blogger Amaral diz...

"mulhergorducha", ainda bem que te fez pensar! Já agora, em vez de pensar, procura ser e sentir. A pouco e pouco, podes "olhar para dentro" mais facilmente...

 
At março 02, 2007 1:08 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Cool blog, interesting information... Keep it UP fourcc code h264 intel - conferencing codec

 
At abril 25, 2007 6:08 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Keep up the good work Franke kitchen sinks lsk854bx Race car trophy manufacturer Peugeot pickup Security paxil Idms online training material Nike red jacket

 

Enviar um comentário

<< Home