Lisboa,

quarta-feira, abril 06, 2005

a descoberta da natureza



A "descoberta da natureza" é um elemento essencial do desenvolvimento do homem.
Não se trata apenas de conhecer, mas de apreciar e de saber contemplar a natureza. Muitos homens, porque não tiveram ocasião de o fazer ou porque ninguém lhes ensinou, não sabem admirar uma flor, um pôr do Sol, o canto de uma ave... São como um ser vivo, que tem um sentido atrofiado e que já não deixa circular por ele a vida.

("Construir o homem" de Michel Quoist)

15 Comentários:

At abril 06, 2005 3:08 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Muito verdadeiro! Por exemplo,há pessoas que se aborrecem se estiverem muito tempo sentadas junto ao mar, esquecendo a riqueza cromática e luminosa que este nos pode oferecer...Beijinhos e uma boa tarde para ti :-)

 
At abril 06, 2005 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu tenho esse amor e o gosto por contemplar a natureza e sinto-me em paz, em sossego nessas alturas. Sinto-me feliz por ter uma filha com 7 anos que herdou isso de mim com um sentido ainda mais apurado.

 
At abril 06, 2005 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Adorei o teu passeio à beira - mar. Folgo que haja boa gente que consegue ter tempo e disposição para apreciar a beleza que este mundo tem. Eu ando tão em baixo, que nem o meu imenso jardim e seus habitantes, me encanta. Bj da Fernanda

 
At abril 06, 2005 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Uma imagem espectacular, num pensamento, que me faz pensar...

O mar para mim, está aqui à mão... vejo-o da minha janela, sinto o cheiro a maresia e os gritos das gaivotas em terra.

O sabor do café tomado na beira mar... único!

Abraço :-)

 
At abril 06, 2005 5:15 da tarde, Blogger elisa diz...

A contemplação da natureza é uma necessidade para mim.Faz parte das coisas simples da vida que, infelizmente, são ignoradas por pessoas que, muitas vezes, são as mais necessitadas de serenidade e paz.
Obrigada por esta imagem linda:)!Beijinhos

 
At abril 06, 2005 7:02 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...plenamente de acordo Amaral...é nas coisas mais singelas que encontramos tantas e tantas vezes momentos de felicidade...basta estar-se atento...e a natureza "oferece-nos" coisas tão belas...que o homem simplesmente "despreza"...e não valoriza...

Continuação de uma boa semana.
Um beijinho*.

P.S. Olha, eu também vou-te linkar...não como agradecimento do teu link...mas porque gosto também deste teu cantinho...só ainda não o fiz...porque não tenho tido muito tempo disponivel...mas logo que puder...faço-o concerteza...

 
At abril 06, 2005 7:21 da tarde, Blogger saltapocinhas diz...

Hoje à tarde fui fazer uma visita de estudo com os meus alunos... Não envolveu nenhum meio especial, a visita foi... ao recreio da escola!! Nem imaginas tudo o que eles viram que nunca tinham visto! Cheirar a hortelã foi o que mais apreciaram! Amanhã vou-lhes emprestar a máquina e cada um vai fotografar o que lhe apetecer... Depois conto os resultados no blog deles!

 
At abril 06, 2005 7:42 da tarde, Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha diz...

Há algum tempo lia num livro escrito por uma dinamarquesa, a diferente forma de suecos e dinamarqueses se relacionarem com a natureza. Segundo ela, os primeiros sabem contemplar a natureza e amar a sua beleza e os segundos sentem que fazem parte dessa natureza. O que faria uma enorme diferença... Pelo que, mais do que contemplar, devíamos sentir-nos parte integrante. :-)

 
At abril 06, 2005 9:26 da tarde, Blogger Manuela Neves diz...

VERDADE!
Deixo poeira de estrelas para ti.
Abraço cheio de carinho.

 
At abril 06, 2005 9:44 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

A que bom que é apreciar a natureza, então neste inicio de primavera, apetece mesmo ficar a contemplá-la, infelizmente a realidade chama-nos, na maior parte das vezes para dentro dos eficios onde trabalhamos.

 
At abril 06, 2005 9:55 da tarde, Blogger lique diz...

A natureza é uma fonte de energia para enfrentarmos a vida. Um texto muito verdadeiro. Bjs

 
At abril 06, 2005 10:03 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

um beijo enorme do fundo do coracao e o meu eterno agradecimento. as tuas palavras sao sem duvida, sabias e de grande carinho. obrigada

 
At abril 06, 2005 11:55 da tarde, Blogger anapaula diz...

O Homem se não souber apreciar o ser vivo e a natureza que o rodeia não se conhece verdadeiramente a si próprio... nem vive plenamente. Até porque se aprende tanto...

 
At abril 07, 2005 11:33 da manhã, Blogger mdm diz...

Tão triste não ser capaz d eo fazer.
Às vezes só a consciência da beleza do que há à nossa volta nos permite sorrir!

 
At abril 25, 2007 11:27 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »

 

Enviar um comentário

<< Home