Lisboa,

segunda-feira, abril 11, 2005

necessidades

"Muitos seres humanos requerem também qualquer coisa que envolva uma certa clareza sobre o significado da vida. Esta necessidade consiste num anseio de conhecer uma origem e um destino, de onde viemos e para onde vamos, e de esclarecer a finalidade que a nossa vida pode ter para além da existência imediata.
Nem todos os seres humanos têm tais necessidades. Aquilo que um ser humano precisa para viver feliz varia consideravelmente com a personalidade e circunstâncias socioculturais, já para não falar com a idade e com o tamanho da conta bancária. A juventude dá-nos pouco tempo para apreciar as limitações da condição humana, e a riqueza muitas dessas limitações.
Podemos dizer que o tal anseio é um traço profundo da mente humana. Este traço está enraizado no desenho do cérebro humano e no genoma que permite o desenvolvimento desse cérebro.
Ter uma experiência espiritual consiste em ter a experiência de sentimentos de alegria, geralmente serena. O centro de gravidade dos sentimentos a que chamamos espirituais situa-se numa encruzilhada de experiências. A beleza é uma delas, enquanto a outra é a antecipação de acções conduzidas numa "atitude de paz" e com "uma preponderância de amor."

(António Damásio in "Ao encontro de Espinosa")

4 Comentários:

At abril 11, 2005 4:17 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

ter uma experiencia espiritual é sentir o amor universal em cada nuvem, ramo, raio de sol, onda...e ter a percepção que todos fazemos parte desse todo.

 
At abril 11, 2005 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Mas uma coisa é certa... Qd estamos bem no amor, parece q tudo o resto se torna secundário... Consegues trazer a felicidade ao de cima e tudo o resto q te poe menos fezliz torna-se volatil. Desaparece qd a tua cara metade te abraça e te diz q te adora!

 
At abril 12, 2005 7:32 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Todos nós nos interrogamos sobre o que somos, de onde viemos, para onde vamos e qual a razão de ser da vida. Já o fiz muitas vezes, Aliás, faço-o frequentemente. Hoje acredito que sou essencialmente um ser espiritual numa (mais uma) transitória experiência humana. Acredito que já vivi outras vidas e que outras mais hei de viver, no caminho da minha evolução. Crer assim dá-me segurança e, sobretudo, serenidade. Descobri a importância de Deus após mais de 40 anos de vida. Não foi há muito tempo. E foi Por acaso, sozinho, sem imposições externas. Hoje sou uma pessoa feliz e para o ser só tenho de pensar de forma feliz e dar à minha alma o comando da minha vida. É o que procuro fazer todos os dias. É que a felicidade é um estado de espirito e é, para mim, independente das circunstâncias exteriores, logo dos bens materiais (agora citei parcialmente Richard Carlson, de memória). António (o mesmo)

 
At fevereiro 06, 2007 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Enjoyed a lot! Coaching football shirt Factory car seat covers Billable hours software baton rouge tennis louisiana I took i picture of my penis Gay trackies digital plotters and blueprint tennis workouts On top software History circuit breakers Penile implant a proven for impotence wooden tennis racket metal tennis Chances of conceiving on clomid Meridia office compromising photos of female tennis players Diet to follow when taking zoloft

 

Enviar um comentário

<< Home