Lisboa,

segunda-feira, abril 04, 2005

A pequena Alma e o Sol

Esta história maravilhosa dá às crianças uma nova maneira de perceber o motivo por que, às vezes, acontecem coisas más, e uma nova maneira de lidar com essas coisas quando elas acontecem.
Também nos ensina que podemos considerar-nos especiais, e que podemos deixar que os outros saibam que somos especiais.
Finalmente, mostra que Deus ama todos do mesmo modo, e que mesmo as pessoas que podemos não considerar nossas amigas podem ser anjos de Deus disfarçados, enviados para nos trazerem uma dádiva – a dádiva de crescermos em tolerância e compreensão e perdão, e uma oportunidade de sermos quem realmente somos.
Esta parábola tem sido contada em cidades por todo o país, para onde sou convidado a dar palestras ou pregar em igrejas. Recriei-a como um livro para crianças com ilustrações a cores em resposta aos comentários de inúmeras pessoas que me escreveram, ou que me abordaram no fim dos meus discursos, para dizer que “dava uma história para crianças perfeita”.
Creio que esta parábola chegou directamente de Deus, e sei que qualquer criança que venha a conhecê-la será abençoada por ela. Obrigado por amarem as crianças o suficiente para lhes transmitirem esta história.

(Neale Donald Walsch - Janeiro 1998)


um bocadinho da história:
- Quero sentir como é ser a Luz! – respondeu a Pequena Alma.
- Mas tu já és a Luz – repetiu Deus, sorrindo outra vez.
- Sim, mas quero senti-lo! – gritou a Pequena Alma.
- Bem, acho que isso já era de esperar. Tu sempre foste aventureira – disse Deus com uma risada. Depois a sua expressão mudou.
- Há só uma coisa…
- O quê? – perguntou a Pequena Alma.
- Bem, não há nada para além da Luz. Porque eu não criei nada para além daquilo que tu és; por isso, não vai ser fácil experimentares-te como Quem És, porque não há nada que tu não sejas.
- Hã? – disse a Pequena Alma, que já estava um pouco confusa.
- Pensa assim: tu és como uma vela ao Sol. Estás lá, sem dúvida. Tu e mais milhões, ziliões de outras velas que constituem o Sol. E o sol não seria o Sol sem vocês.
“Não, seria um sol sem uma das suas velas… e isso não seria de todo o Sol, pois não brilharia tanto. E, no entanto, como podes conhecer-te como a Luz quando estás no meio da luz – eis a questão.”
- Bem, tu és Deus. Pensa em alguma coisa! – disse a Pequena Alma, mais animada.
Deus sorriu novamente.
- Já pensei. Já que não podes ver-te como a Luz quando estás na Luz, vamos rodear-te de escuridão – disse Deus.
- O que é a escuridão? – perguntou a Pequena Alma.
- É aquilo que tu não és – replicou Deus.
- Eu vou ter medo do escuro? – choramingou a Pequena Alma.
- Só se o escolheres. Na verdade, não há nada de que devas ter medo, a não ser que assim o decidas. Porque estamos a inventar tudo. Estamos a fingir.
- Ah – disse a Pequena Alma, sentindo-se logo melhor.

A história completa está aqui!

7 Comentários:

At abril 04, 2005 1:33 da tarde, Blogger Esther diz...

Linda história, Amaral.. ensina-nos , seres ainda em evolução e portanto imperfeitos, a nunca lamentar as duras provas..pois além de nossas próprias escolhas, são oportunidades que temos de exercitar a humildade, a tolerância , a extinção da vaidade..nosso pior inimigo..Tenho aprendido muito....

 
At abril 04, 2005 11:49 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Li a estória toda e adorei. Proporcionou-me alguns momentos de reflexão muito importantes. Uma boa noite para ti :-)
Nota: Não sei se reparaste mas os links do meu blog estão ultrapassados, remetendo muitos deles, para espaços que já não existem. Espero ter tempo no próximo fim de semana para pô-los em dia. E claro que existirá um atalho para aqui!

 
At abril 05, 2005 12:25 da tarde, Blogger lique diz...

Uma estória que nos faz pensar muito, seres imperfeitos que somos. Fiquei para aqui a reflectir. Bjs

 
At abril 05, 2005 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Li a história aqui colocada e, vou depois ler a que referes completa...

Todos temos momentos destes, na nossa vida. O que é preciso é saber descobrir a verdadeira Luz a tempo...sen fingimentos...

Abraço ;-)

(P.S. Já estive para aqui referir, nunca o fiz, mas agora resolvi fazê-lo. Na selecção de filmes que tens aí do lado direito, a maioria vi-os. E guardo de cada um, uma recordação. Uma boa selecção. Uma boa escolha. Que marcaram uma época e me trazem saudades, de tempos que não voltarão. Tens gostos idênticos aos meus...)

 
At abril 05, 2005 10:02 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Fez-me bem, sabes?...Estava precisando muito...nem imaginas...

Beijo...BShell

 
At abril 06, 2005 7:16 da tarde, Blogger saltapocinhas diz...

Gostei da história, mas não sei se seria facilmente entendida por crianças (estou a falar de 7, 8 anos...). Não por causa da história em si mas pela maneira como está escrita, com muitos "que" que torna a interpretação difícil. Um dia destes faço a experiência de a ler e depois logo te digo o que aconteceu.

 
At abril 24, 2007 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

 

Enviar um comentário

<< Home