Lisboa,

quarta-feira, maio 18, 2005

amor é envolvimento



"...esquecemos a linguagem do amor. Não temos coragem suficiente para embarcar na aventura chamada amor.
Por isso as pessoas estão interessadas em sexo, porque o sexo não é arriscado. É momentâneo, não precisa de envolvimento. O amor é envolvimento; é compromisso. Não é momentâneo: mal ganhe raízes pode ser para sempre. Pode ser um compromisso para a vida. O amor precisa de intimidade, e só quando tiver intimidade é que o outro se torna espelho. Quando conhece sexualmente uma mulher ou um homem, simplesmente não os conheceu; de facto, você evitou a alma da outra pessoa. Só usou o corpo e escapou, e o outro usou o corpo e escapou. Não chegou a haver intimidade suficiente para revelar a face original de cada um.
O amor é doloroso, mas não o evite. Se o evitar, terá evitado a maior oportunidade de crescer. Vá até ele, sofra de amor, porque através do sofrimento vem um grande êxtase. Sim, há agonia, mas da agonia nasce o êxtase. Sim, terá de morrer enquanto ego, mas, se morrer enquanto ego, terá nascido como um Deus, como um buda.
O amor dar-lhe-à a primeira prova de que a vida não é desprovida de sentido. Aqueles que dizem que a vida não tem sentido são aqueles que ainda não conheceram o amor. Tudo o que dizem é que a sua vida perdeu o amor.
Deixe que haja dor, deixe que haja sofrimento. Vá pela noite escura e alcançará um belo pôr-do-sol. É no ventre da escuridão nocturna que o Sol se desenvolve. É só após a escuridão nocturna que a escuridão vem.
Toda a minha abordagem é a do amor. Ensino o amor, só o amor e nada mais que o amor. Pode esquecer Deus; esta é somente uma palavra oca. Pode esquecer as preces, porque são rituais que lhe são impostas pelos outros. O amor é a prece natural que não é imposta por ninguém. Nasceu com ela. O amor é o verdadeiro Deus - não é o Deus dos teólogos, mas o Deus de Buda, Jesus, Maomé, o Deus dos sufis. O amor é um mecanismo, um método para o matar, enquanto indivíduo, e ajuda-o a tornar-se infinito. Desapareça enquanto gota e torne-se um oceano - mas terá de passar pela porta do amor.
E, certamente, quando alguém começa a dissolver-se como uma gota e quando se viveu muito tempo como uma gota, dói, porque se pensa: "Eu sou isto, e isto está a ir-se. Estou a morrer." Você não está a morrer, mas a ter a ilusão de que está a morrer.Identifica-se com a ilusão, realmente, mas a ilusão é ainda uma ilusão. E, somente quando a ilusão se vai, você será capaz de ver quem é. E esta revelação traz consigo um pico de alegria, contentamento, celebração."

(Osho in "Amor, Liberdade e Solidão)

15 Comentários:

At maio 18, 2005 12:57 da tarde, Blogger unknown diz...

está muito bonito este texto..é pena que cada vez mais se konfunda amor com sexo mas valeu a visita..voltarei..bj

 
At maio 18, 2005 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Senti demais estas palavras. Quase cm um recado. Talvez pq esteja a precisar de as ouvir, ou apenas pq quero acreditar no amor. Não creio que seja possível... Fica bem,

 
At maio 18, 2005 2:10 da tarde, Blogger mdm diz...

Fantástico texto Amaral(para não variar!)

 
At maio 18, 2005 2:18 da tarde, Blogger augustoM diz...

Falar de amor é uma das coisas mais difíceis que pode fazer. Como podemos definir a palavra amor sem a sujeitarmos à nossa subjectividade. Amor é uma abstracção da universalidade.
Um abraço. Augusto

 
At maio 18, 2005 2:45 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

Certíssimo (paa o meu entendimento)! Temos k aprender amatar o ego par crescer como seres divinos (dele gotas):Bjs e ,)

 
At maio 18, 2005 3:36 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gostei tanto deste texto! Parece responder a tantas dasminhas dúvidas...acho que vou comprar esse livro de Osho! Um beijo e continuação de boa semana :-)

 
At maio 18, 2005 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Muito bonito... Temos que matar o ego, sim, ceder sem perder a identidade. Quando existe amor, o outro não invade o nosso espaço, prolonga-o... e nessa reciprocidade tudo se dá e tudo se recebe. Incondicionalmente. Beijo enorme.

 
At maio 18, 2005 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É uma delícia chegar aqui e ouvir os Nova Aurora :) Beijo enorme :)

 
At maio 18, 2005 10:08 da tarde, Blogger sofia. diz...

Este texto toca-nos fundo.
Faz-nos pensar nos porquês...

 
At maio 18, 2005 10:09 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Boa escolha Amaral! Presentemente queixo-me bastante do amor...ou melhor da falta de companheirismo que ele me tem trazido...

 
At maio 19, 2005 7:17 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Palavras sábias estas que hoje nos ofereces. Palavras sábias como são todas as que OSHO escreveu.

 
At maio 19, 2005 1:18 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

lindo excerto Amaral... ;-) O Amor é isso mesmo, dois serem apenas um, ... nunca devemos fugir dele pois não? beijo...

 
At maio 19, 2005 7:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Nem mais...fantástico texto este. E só sabe o quanto é verdadeiro, quem o experimenta.

 
At maio 21, 2005 4:44 da tarde, Blogger Squeezy diz...

Um texto deveras bonito e interessante..

"Vá pela noite escura e alcançará um belo pôr-do-sol." concordo plenamente com esta frase e penso k se aplica totalmente ao amor...

 
At dezembro 18, 2007 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Você precisa fazer sexo para simplesmente demonstrar o seu amor pela outra e não simplesmente por prazer!!!

 

Enviar um comentário

<< Home