Lisboa,

segunda-feira, maio 23, 2005

confiança

Em Janeiro passado publiquei um post, onde dizia ter conhecido o Renato, através na Net, depois duma resposta a um email onde ele me fazia uma pergunta sobre um livro de Neale Walsch.
O Renato anda a tirar Engenharia Civil, ao mesmo tempo que dá aulas de musculação, conforme li no site que ele tem para divulgação do seu trabalho.
Mais tarde, "falámos" pelo MSN e, de quando em vez, "batemos um papo".
Porque, o meu tema hoje é "confiança", vou revelar uma "conversa" que tive com ele, aí há um tempinho, e que ficou gravada no disco:

- ...
-
Grande Amaral. Deixe-me partilhar consigo a maior alegria do mês!
- Anda alguém a tratar mal OS PESOS? ( "Os Pesos" é o nickname do Renato...)
-
Passei a um dos CADEIRÕES DO MEU CURSO!
- GANDA RENATO!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Nem queria acreditar quando ontem cheguei a casa e fui à Net ver a pauta on-line!... Nem precisei da nota da avaliação contínua para fazer a cadeira! 12 na Faculdade de Engenharia já é uma nota excelente! Tou mesmo MUITO FELIZ...
- ...
-
Sabe que pensei muito nas palavras do Neale antes de abrir os olhos para a pauta????...É verdade, Amaral! Li no "Tomorrow´s God" que o futuro da humanidade depende do que ela própria pensa de si!
- ...
-
Reportando-me ao meu caso em concreto, então o meu futuro depende do que eu penso de mim mesmo!
- ...
-
Durante a minha passagem pela faculdade de engenharia não tive grande sucesso e só agora estou a perceber porquê. Sempre me questionei porque não tinha o sucesso que merecia... Se eu sempre me esforcei, estudava...
- ...
-
Cheguei a uma conclusão: Não tinha a confiança que precisava em mim mesmo. Via outros colegas com menos potencial intelectual a fazer o que eu não conseguia...
- ...
-
Eles tinham o mais importante, Amaral! Mesmo com mais dificuldades intelectuais, acreditavam neles. Só reparei qual era o meu problema há pouco tempo, com os livros do Neale.
- ...
-
Acredite que é verdade! Pá, tou mesmo feliz! Deixei de pensar: "eu VOU conseguir" e passei a pensar "Eu CONSIGO". Dá resultado, Amaral! Já não é o primeiro nem o segundo exame difícil que faço e resulta! Este foi o terceiro. Tou fora de mim de tanta emoção!
- ...
-
Ontem, primeiro que pregasse o olho... foi bonito!
- ...
-
E mais uma vez tou convencido que o Neale tem razão. Não temos de nos preocupar em que só uma andorinha não faz a Primavera; por isso sozinho eu não faço nada... NÃO É VERDADE!
- ...
-
As pessoas reparam nas nossas atitudes, no nosso discurso e sentem a diferença. Fazem perguntas, interrogam-nos... Uma Andorinha pode mesmo fazer a Primavera!
- ...
-
Somos diferentes da maioria e se as pessoas sentem a diferença, elas questionam e querem saber os nossos conceitos das coisas. Tenho algumas situações dessas que se passaram comigo e é engraçado! Ainda vamos dar a volta ao jogo, Amaral, tou convencido disso!

- ...
-
É uma questão de acreditar e continuar! Muito empenho, dedicação e acreditar que seremos capazes.
- ...
-
Eu nem sei pra onde me virar, ando a ler dois livros ao mesmo tempo e tá dificil escolher, cada vez que vou para ler. Tenho um de musculação espectacular e ao mesmo tempo tenho o do Neale...
- ...
-
Antes mesmo de ver o 12 na pauta, falei com Ele, mas foi um exercício difícil... Andei duas semanas a mentalizar-me do que li nos livros.. não conseguia sentir dentro de mim o que lia...
- ...
-
Quando estamos «apertados», o esforço que temos de fazer para acreditar triplica, mas acredite que me esforcei para pensar nesses moldes, entre a data da realização do exame e ontem, no início não conseguia sentir essas palavras no coração, foi difícil mesmo, foi quase um processo de MENTALIZAÇÃO.
- ...
-
Enquanto um gajo não se habitua, é complicado pensar nesse formato.
- ...
-
O pensamente é que estraga tudo.
- ...
-
Agora é acreditar para as duas que faltam, "estruturas de betão 2" e "acústica ambiental e de edificios"... tá quase...

O Renato, aqui, é a figura principal. Tudo isto são palavras dele (a conversa ainda se prolongou por mais tempo...), e omiti as minhas observações porque não tinham a mesma importância, comparadas com as dele.
A confiança do Renato foi (é) uma confiança Nele próprio, porque descobriu que tinha Deus dentro de si. Descobriu, ao fim de muito tempo. O livro que estava a ler confundia-o e não percebia muito bem o seu significado. Os conceitos que tinha adquirido esbarravam naquilo que lia. Quando, um dia, olhou à sua volta, e verificou que "tinha a força" também dentro dele, resolveu usá-la e espantou-se ao concluir que, afinal, era fácil.
O Renato rejubilou e teve que partilhar essa alegria com alguém.
Hoje, ele não diz que vai conseguir...
Hoje, ele diz que consegue!

"Acreditar que não se pode ter uma coisa é a mesma coisa que não desejar tê-la, porque produz o mesmo resultado."

11 Comentários:

At maio 23, 2005 3:45 da manhã, Blogger Lyra diz...

muito bonita esta mensagem. Esta força de viver. Muito bonito!

 
At maio 23, 2005 7:11 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Que mais poderei dizer para não diminuir o significado e a importância das vossas palavras? Que o extâse da descoberta de Deus supera qualquer outra sensação que tenhamos tido até ao momento. Que é preciso não ter medo e acreditar sempre ou que mesmo que se tenha um pouco de medo que a Fé seja maior. Obrigado por mais esta partilha. Obrigado pelos comentários sempre tão a propósito e enriquecedores que deixas no meu sitio. Um Abraço. António (http://momentosdedevida.blogs.sapo.pt)

 
At maio 23, 2005 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Acho que acima de tudo o importante é acreditarmos em nós, não querer apenas, mas sim lutar para alcançarmos o objectivo a que nos propomos. A maior força vive dentro de nós, mesmo que por alguns momentos pensemos que não seremos capazes. É preciso acreditar, sempre. Um beijo. E parabéns ao Renato.

 
At maio 23, 2005 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Muito boa essa conversa... e é bem verdade isso, se não acreditarmos em nós e no que conseguimos quem vai fazer-nos acreditar, não é?
Ás vezes não é fácil, mas ñunca nos devemos esquecer que quando acreditamos as coisas se tornam mais fáceis.
Obrigada Amaral por partilhares connosco os teus ensinamentos. Um beijo.

 
At maio 23, 2005 6:53 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

Smp senti isso. Desu está dentro d emim. Sou uma centelha divina. Boa semana. Bjs e ;)

 
At maio 23, 2005 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Nada mais verdadeiro! No entanto esquecemos isso demasiadas vezes.

Bj

 
At maio 24, 2005 11:56 da manhã, Blogger DaJe diz...

Talvez tb eu devesse ler esse livro... Falta de autoconfiança é um dos meus maiores obstáculos, reconheço-o...
Se o Renato conseguiu mudar, tb eu CONSIGO, não?

 
At maio 24, 2005 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral!
Adorei o seu post sobre a confiança!
É engraçado por vezes apercebermo-nos de forças que temos dentro de nós, mas o mais difícil é mesmo pô-las em uso... No meu caso pessoal, devo confessar que sei que tenho muitas capacidades, o problema é o medo... É estúpido, eu sei! o medo bloqueia, não deixa arriscar... E isso é tão prejudicial e ao mesmo tempo frustrante... De repente vemos as oportunidades e a vida a passar como se fosse um filme em que somos meros espectadores... e simplesmente não as agarramos, por causa da tal insegurança, o medo de falhar, o medo de ser criticado...
Eu descobri Deus! E foi um processo interior bastante profundo... Talvez me falte acreditar que ele está dentro de mim (e não nesse céu distante)...

O Amaral parece uma pessoa que está mais em paz consigo próprio, pelo menos é essa a sensação que me transmite. Talvez, por ser uma pessoa mais madura e a experiência da vida já o tenha feito consciencializar-se de certas verdades... (não que o esteja a chamar de velho, ou coisa semelhante;) Respeito muito as pessoas que já viveram mais do que eu! Têm sempre algo a ensinar-nos!

Queira desculpar este meu desbafo, mas não consegui evitá-lo.


Ps-> Só agora reparei que o meu blog está nos seus "aconselhados"... Não sei se o mereça...


Beijo*
Uma Rapariga

 
At junho 01, 2005 10:43 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Pois é, poderá parecer ridiculo para uns, óbvio para outros...
É o poder da mente...
Parecendo que não é importante e faz a diferença...
A nossa mente é um veiculo poderoso, os nossos pensamentos emitem vibrações positivas ou negativas, que quer queiramos, quer não, acabam por influenciar os momentos que estamos a viver...
Nadir

 
At junho 15, 2005 1:40 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

«O meu futuro depende de mim». Já andava esquecido desta frase e reler-me neste diálogo que tive com o Amaral foi a lufada de ar fresco k andava a precisar.
Obrigado Amaral

 
At março 05, 2007 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

This is very interesting site... »

 

Enviar um comentário

<< Home