Lisboa,

quarta-feira, maio 04, 2005

conflitos

"Porque razão a felicidade e a euforia amorosas acabam tão depressa, para dar lugar, subitamente, a terríveis conflitos? Hoje, sabemos porquê. Esses conflitos que destroem o amor resultam do fluxo de energia que circula entre os indivíduos envolvidos na relação.

Quando o amor começa, os dois indivíduos dão inconscientemente energia um ao outro, e ambos se sentem leves e eufóricos. Quando isso acontece entre duas pessoas, dizemos que estão "apaixonadas". Infelizmente, como ambas esperam que esse sentimento seja alimentado pela outra, acabam por se desligar da energia universal. Daí a contarem exclusivamente com a energia uma da outra vai um passo. Só que, então, parece deixar de haver suficiente energia. Deixam de dar-se mutuamente energia e caem, inevitavelmente, nas suas cenas de controlo, numa tentativa de se dominarem um ao outro e de atrair a si a energia do outro. E, quando se chega a este ponto, a relação amorosa degenera na habitual luta pelo poder."


(James Redfield in 'A Profecia Celestina')
(Foto in "http://www.goldmountainmining.com/sculptures-montana-silversmiths.html

14 Comentários:

At maio 04, 2005 5:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Penso que quando se chega à fase em que existe essa luta pelo poder, então o amor já não é recíproco. Torna-se em algo que já foi muito bom, mas que já não preenche. Eu acredito que exista o tal amor em que as energias não se perdem... Um beijo grande :)

 
At maio 04, 2005 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Eu acredito que a pessoa se cansa de lutar sozinha! Isso acontece muitas vezes, só um batalha para levar avante a relação o outro limita-se a receber, isso arruina qualquer relacionamento.

Isto faz parte do egoísmo humano!

Bjs

 
At maio 04, 2005 10:32 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Existe tb a possibilidade de acharmos que a energia de um é suficiente para se viver o dia a dia de um relacionamento. Rapidamente se percebe o quão errada estava essa presunção e nesse momento desistimos de querer essa energia e não acrescentamos a nossa porque nunca esteve lá. Fica bem,

 
At maio 04, 2005 10:50 da manhã, Blogger trintapermanente diz...

achop que ja consegui ultrapassar essas fases menores. e considerar o amor pelo outro como parte integrante dum amor universal. só assim`´e possivel amar em profundidade, i,e. quando apenas amar chega :-)

 
At maio 04, 2005 11:19 da manhã, Blogger Esther diz...

Tenho sorte , Amaral... a energia boa se mantém mesmo com o final dos relacionamentos..!!Espero que agora com meu portuga , seja para sempre..Bj

 
At maio 04, 2005 12:51 da tarde, Blogger SL diz...

Obrigada pela "oferta"...mas deixa dizer-te que foste um de sete a querer ver-me toda sorrisos. É bom saber que importam os meus sorrisos...
A todos escrevi o seguinte, que foi mutando conforme o livro que estava a escrever, neste momento é o seguinte:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Não me estou a ver nas folhas de um livro, mas se o fosse talvez escolheria ser O Livro do Desassossego.

Já alguma vez ficaste apanhadinho por uma personagem de ficção?
Não. O que acontece, muitas vezes, é levar algum tempo a digerir as personagens mais envolventes.

Qual foi o último livro que compraste?
Memórias das Minhas Putas Tristes de Garcia Marques.

Qual o último livro que leste?
Foi uma releitura Ecche Homo de Nietzsche. Há releituras necessárias.

Que livro levarias para uma ilha deserta?
Conversas com Deus de Neale Daniel Walsch.

A quem vais passar este testemunho e porquê?
Passaria a mim mil vezes, sempre que fosse possível, preciso de mais tempo para ler. Não leio tanto como devia e gostava.

Espero que gostes!
Jinhos

 
At maio 04, 2005 12:56 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Julgo que este texto reflete a realidade da maioria das relações amorosas. É dificil manter essa energia, por mais que não queiramos, ao longo de alguns anos, caí-se na rotina, o que não quer dizer que o amor não exista na mesma, mas a euforia da paixão não é eterna... que pena. Um beijinho grande.

 
At maio 04, 2005 4:49 da tarde, Blogger elisa diz...

Gostei muito de ler este livro e de descobrir a explicação que James Redfield dá sobre as relações humanas e a energia...Foi esclarecedor!Beijinhos

 
At maio 04, 2005 7:44 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Comcordo com a primeira parte do texto, não com a segunda. De facto a rotina, a falta de "energia" comum é sim o problema, cada dia deve ser um dia novo na relação, com novas "energias".

 
At maio 04, 2005 10:04 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...amaral...gosto da forma peculiar como analisas os factos...e mais uma vez aqui está presente essa tua grande capacidade...adorei ler-te...

Um beijo* e continuação de uma boa semana.

 
At maio 04, 2005 11:48 da tarde, Blogger anapaula diz...

Como sempre,

Gostei bastante do que acabei de ler. Este texto da Profecia Celestina está muito interessante e dá que pensar, pelo menos a mim fez-me parar. É uma explicação para o fim da felicidade amorosa que nunca me tinha ocorrido, mas devo admitir que me parece uma explicação bastante razoável.
Talvez seja uma pequena lição sobre comportamento humano ou como é que este não deve ser. Porque como quando se chega à fase da luta pelo poder já não há nada a fazer... talvez o melhor seja mesmo nunca deixar de dar energia e tentar não desligar do mundo que gira ineterruptamente.

 
At maio 05, 2005 12:13 da manhã, Blogger saltapocinhas diz...

hã??
vou ter de reler :-(

 
At agosto 12, 2006 1:38 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Best regards from NY!
»

 
At setembro 09, 2007 3:59 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

o momento de 2 seres se encontrarem algo assim digo porque ainda não somos capazes de entender esse momento é algo que já é conhecido de forças que não conhecemos. è sé entendo que um momento de uma magia e de uma força tão poderosoa que vai de encontro com o nosso centro isto é onde tudo começou. porque essa força foi parte do esboço do nosso grande criador e mentor.

 

Enviar um comentário

<< Home