Lisboa,

sábado, maio 07, 2005

De Profundis, Valsa Lenta

"Inacreditável. Eu, o Outro de mim, em viagem de passos perdidos e a interrogar-me se não estaria a caminhar para a loucura. E o caso é que, desconcertante ou não, a pergunta aconteceu. E para maior surpresa, não a esqueci. Loucura, caminho para a loucura, a questão chegou-me com uma insistência passageira mas no estado em que me encontrava o que seria para mim a loucura? Como é que eu, impessoal e tão a esmo, me tinha lembrado de tal coisa a propósito dum letreiro? Pensando-a a esta distância, admito que essa perturbação se possa dever a um eco da minha identidade do passado: ao enfrentar aquele letreiro como uma provocação da leitura e da escrita era o ex-autor de livros que estremecia na cegueira em que tinha mergulhado e que tirava do fundo da sua razão perdida o esboço duma interrogação à loucura. Seria?"
(Jose Cardoso Pires in 'De Profundis, Valsa Lenta')


8 Comentários:

At maio 07, 2005 11:11 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia...venho convidar-te a visitar o meu novo blog.É um blog que pretendo seja diferente, mas que continuará a ter a essência daquilo que sou...

O anterior (eternamenteMenina) continua... o primeiro amor não se esquece... vou ver é se não ficam com ciúmes um do outro, porque estou disposta a ficar com os dois... eheh

Um abraço e bom fim de semana ;-)

 
At maio 07, 2005 11:43 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Li este livro há já uns anos, talvez 9 ou 10, e é um daqueles livros que não esquecemos.

 
At maio 07, 2005 2:00 da tarde, Blogger mdm diz...

Todos temos momentos destes. Mais cedo ou mais tarde. Momentos de Caminho para a loucura? Estou louco? O que faço da minha vida?
Gostei de encontrar e reler esta passagem.

 
At maio 07, 2005 4:48 da tarde, Blogger augustoM diz...

Uma belíssima auto análisa de José Cardoso Pires.
"Eu, o Outro de mim,...a interrogar-me se não estaria a caminhar para a loucura"
Isto é a advertência da razão à paixão.
Um abraço. Augusto

 
At maio 07, 2005 8:53 da tarde, Blogger SL diz...

Sabes, gostei tanto deste excerto que acho que vou tentar ler o restante quando tiver tempo.
Jinho grande.

 
At maio 07, 2005 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É tão ténue a barreira, entre a loucura e a realidade que por vezes parece mesmo uma caminhada...

 
At maio 08, 2005 9:15 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gosto muito deste livro...é fantástico... falar com pessoas que conseguem descrever desta forma brilhante esta zona do estar não sendo.. é um tema que me apaixona...
Dava um serão de conversa...achei o máximo as páginas que escolheste...se calhar também escolhia estas...achei giro...coisas!
beijinho!
ana

 
At fevereiro 03, 2007 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Best regards from NY! » » »

 

Enviar um comentário

<< Home