Lisboa,

sexta-feira, maio 13, 2005

do cinema

Esta nova cadeia foi-me enviada pela trintapermanente e aqui vai o meu contributo, com todo o prazer:

Qual o último filme que viste no cinema?
A intérprete (The interpreter), de Sydney Pollack, com Nicole Kidman.


Qual a tua sessão preferida?
A minha sessão preferida foi sempre a das 21. Houve uma altura da vida, em que a sessão da meia noite era obrigatória semanalmente. E quando tinha companhia, aos fins de semana, eram sempre as matinées. Mas, cinema para ser visto em salas grandes, tinha que ser à noite, depois do jantar. Uma sessão com um intervalo, com uma paragem para um café, para um bate-papo, e um final de sessão que continuava por mais um tempinho para umas apreciações sobre o que acabáramos de ver.


Qual o primeiro filme que te fascinou?
Houve realmente alguns filmes que me fascinaram, desde que comecei a ver cinema, tinha eu uns 8 anitos, quando o meu pai me levou a ver, numa vila chamada Messejana, um filme português protagonizado pelo Alberto Ribeiro.
Mas foi uma fascinação que ia crescendo, e o seguinte conseguia ser mais fascinante que o anterior. Desde as grandes epopeias americanas até ao neorealismo italiano, eu "papava" tudo e tudo me fascinava. Neste momento, não conseguiria escolher um filme como sendo o primeiro.


Para que filme gostarias de ser transportado/a?
A acção fílmica passada no século XIX seduzia-me particularmente. Mas houve um filme, interpretado pelo Marlon Brando, "Cinco anos depois", que me deixou "agarrado" durante um tempo. Lembro-me que, inconscientemente, andei a "copiá-lo" nas atitudes e gestos que, por acaso, se coadunavam com um estado de espírito que vivenciei na altura.


E já agora, qual a personagem de filme que terias gostado de conhecer um dia?
As personagens que o cinema tratou foram inúmeras e qual delas a mais forte, desde bíblicas a políticas. Mas a Charlotte que Winona Ryder interpretou em "Amar em Nova Iorque" ou a Sarah que Marlee Matlin compôs no "Filhos de um Deus menor" foram duas personagens que eu poderia ter gostado de conhecer.


Que actor (actriz)/ realizador/ produtor(a)/ argumentista gostarias de convidar para jantar?
Eu gostaria de convidar uma Julia Roberts ou uma Angelina Jolie ou uma Nicole Kidman! Mas tinha que ser no meu País e no restaurante que eu escolhesse!
Ah, e a conta quem pagava era eu!...


A quem vais passar o testemunho?
Vou passar
à Susana, que se lembrou de mim na corrente literária,
ao Zuko, qu'é uma ganda maluco pelo cinema,
à BlueShell, que tira fotografias fantásticas,
e à Ana Paula, que precisa ver a vida como um filme maravilhoso.

7 Comentários:

At maio 13, 2005 9:49 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Ai que eu não seja apanhada nesta! Bj e bom fds, adorei as tuas escolhas, é claro! Fernanda

 
At maio 13, 2005 2:40 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Minha jóia...está a começar de trovejar aqui...
Tenho de me apressar e enviar apenas um beijo Cheio De TERNURA!
BShell

 
At maio 13, 2005 2:42 da tarde, Blogger BlueShell diz...

heheheh...só agora é que vi que estou ali...LOLOL,....Ora bem...Muito obrigada...Vou começar a tratar da "Coisa"

JINHOS MUITOS, BShell

( mas agora não...que cada vez trojeja nmais...ainda me estoira isto tudo....)

 
At maio 13, 2005 11:12 da tarde, Blogger SL diz...

Eis um questionário interessante!
Jinhos

 
At maio 14, 2005 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Repto aceite e provavelmente será respondido a 4 mãos! Obrigado!

 
At maio 14, 2005 7:22 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

obrigada amaral. com as fotos ainda ficou mais giro. jinho...

 
At maio 20, 2005 11:58 da manhã, Blogger Softy Susana diz...

lá terá de ser, né?
beijinhos!

 

Enviar um comentário

<< Home