Lisboa,

terça-feira, maio 24, 2005

esta terra é um paraíso

"O paraíso da Terra é a experiência de todas as maravilhas, de todas as alegrias, de todas as emoções, de toda a excitação e de toda a felicidade da vida enquanto a vives.
Dei-te tudo aquilo de que necessitas para estar no Paraíso."

("CCD" de Neale Walsch)

Não é o que a grande maioria das pessoas pensa. Para esta maioria a Terra é um pesadelo, é um inferno, é um vale de lágrimas.
A vida parece ser sinónimo de sofrimento, de dor, de tristezas variadas. O planeta encerra sociedades díspares que se movem por interesses internos e externos, prestando pouca atenção à preservação das espécies e do meio ambiente.
O aquecimento do globo está constantemente a ser verificado e comprovado, mas os governantes mundiais poucas medidas importantes adiantam para o evitar.
Espécies de peixe rareiam no mar, cada vez mais acentuadamente, e abatem-se animais, sem dó nem piedade, para os mais iníquos fins.
A floresta arde todos os anos, em extensões assustadoras, pelos motivos mais ambíguos e evitáveis.

Se o meu propósito fosse enumerar casos dramáticos que acontecem por este mundo fora, certamente que criaria um blog unicamente para esse fim.
Mas a finalidade não é exactamente essa.
O que desejaria referir era que esta Terra onde estamos vivendo, com todos os seres vivos na terra, no mar e no ar, é, verdadeiramente, um paraíso deslumbrante.
Somente num lugar assim, com estas características, nós podemos extravasar as grandes emoções - alegres ou tristes -, os grandes sentimentos - belos, dolorosos e sublimes.
Somente num lugar como este, onde o universo se entende a perder de vista, nós temos o ensejo de gozar, em plenitude, as maravilhas que os nossos sentidos apreendem.
Somente, num lugar assim, onde a vastidão complexa desafia as inteligências mais dotadas, nós temos ao nosso dispôr instrumentos suficientes para dar corpo à imaginação mais fértil.

A realidade e a ilusão defrontam-se no torpor da mente do ser humano moderno.
Aquilo de que os nossos sentidos se apercebem pode ser uma ilusão tremenda. Mas é uma bela ilusão!
A realidade de cada um pode, até, nem ser criada por ele próprio. Mas é uma realidade mutável, aceite, rejeitada, pretendida, ignorada, abençoada, chorada.
Aqui, a este palco, real ou ilusório, todo o ser humano quer subir! Quer amar, quer sofrer, quer rir, vangloriar-se, vibrar, agarrar o ar e os céus e submetê-los aos seus pés, num grito de força e poder.
O homem é dono do mundo, mesmo no sofrimento e na dor.
Porque a vida é Deus a manifestar-se e o homem é Deus a expressar-se, em toda a Sua plenitude. Nada acontece que seja alheio à Sua vontade; por isso o jogo que o homem experiencia no palco ilusório é divertido, é sofrido, mas é glorioso!

13 Comentários:

At maio 24, 2005 8:08 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

Concordo! Temos o privilègio de habitar um palaneta excepcialmente belo, glorioso de vida. Bjs e ;)

 
At maio 24, 2005 10:08 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Concordo com tudo o que dizes da mesma forma que discordo na mesma proporção. E sendo contraditória a minha leitura do teu texto não deixa de ser com enorme atenção e respeito que o faço. Acabei de imprimir este texto, bem cm o anterior, para ler e reler, sobretudo para perceber (tentar) o que vai para além de mim. Obrigada. Fica bem,

 
At maio 24, 2005 11:43 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Concordo contigo.. mas espero voltar cá daqui a muitos anos, para dar uma voltinha de Enterprise.. Bj da Fernanda

 
At maio 24, 2005 12:16 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

olá, tens uma resposta ao teu comentário no meu post. Bjs e ;)

 
At maio 24, 2005 12:28 da tarde, Blogger DaJe diz...

O Homem consegue desvirtuar este paraíso num autêntico inferno! A vida é tão simples, porquê complicá-la? Só iremos parar quando nos autodestruirmos... Está inerente ao ser humano o desejo de controlar até ao descontrolo...

 
At maio 24, 2005 1:11 da tarde, Blogger Manuela Neves diz...

Concordo amigo. Afinal nós é que tornamos o que nos rodeia no belo e magnífico panorama da criação Divina, conforme os olhos e atitudes mentais em que nos situamos.
Abraço amigo.

 
At maio 24, 2005 1:46 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

viver n é apenas respirar ... é sorrir ...

deixo beijinho grande : )
www.lbutterfly.blogs.sapo.pt

 
At maio 24, 2005 3:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Começo a estar mais aberta para estes discursos, logo começo a entendê-los melhor...É tudo parte de um percurso que estou a descobrir... Beijos!

 
At maio 24, 2005 9:05 da tarde, Blogger maresia diz...

Claro que esta Terra também é um paraíso, como a vida, tanto tem de inferno como tem de paraíso. só assim faz sentido.

 
At maio 24, 2005 10:11 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Concordo contigo...embora haja situações...enfim...dolorosas....barreiras que se não ultrapassam...

Jinho com carinhos
BShell

 
At maio 24, 2005 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Nem mais...vai á tua janela, e verás uma lua tão bela como a da foto...

 
At maio 25, 2005 12:34 da manhã, Blogger Estrela do mar diz...

...li com muita atenção tudo o que escreveste...mas há momentos da vida...que não são tão lineares como deviam de ser...eu estou a passar por um deles, pois a minha mãe está muito mal...e custa tanto vê-la assim...

Um beijinho* e continuação de boa semana para ti.

 
At fevereiro 16, 2007 11:32 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Looking for information and found it at this great site... Family plans for a cell phone in tiftongeorgia standing wall shelves How to prepare a job resumecourse -$sample Tooth whitening warrenton abuse nursing precaution pregnancy ultracet warnin erectile dysfunction Tenuate dospan diethylpropion Bradenton dental plans ultracet information Consumer+reports+coffee+makers Fast virus scanner long term use of ultracet blood pressure swedish erotica inflatable emperor dildos World lottery association Alliance apartment properties in dallas tx Divorce and the catholic church Attendance at a tennis match Jean coats

 

Enviar um comentário

<< Home