Lisboa,

quarta-feira, junho 15, 2005

Comer é divino

Comer bem é uma arte, não é só empanturrar-se. É uma grande arte saborear a comida, cheirar a comida, tocar nos alimentos, mastigá-los, digerir a comida, e digerir é divinal. É divino; é uma dádiva de Deus.
Os Hindus dizem "Anam Brahma", a comida é divina. Assim você come com um profundo respeito e enquanto se alimenta esquece tudo, porque é uma prece. É uma prece existencial. Você está a comer Deus, e Deus irá fornecer-lhe alimento. É uma dádiva ser aceite com amor profundo e gratidão. E não empanturre o seu corpo, porque empanturrar o seu corpo é ser anticorpo. É o outro pólo. Há pessoas que estão obcecadas pelo jejum e há pessoas que estão obcecadas por empanturrar-se. Ambas estão erradas, porque em qualquer das formas o corpo perde equilíbrio.
Um verdadeiro amante do corpo come só até ao ponto em que o corpo se sente bem, equilibrado, tranquilo; quando o corpo sente que não pende nem para a esquerda nem para a direita, mas se encontra no meio. É uma arte compreender a linguagem do corpo, compreender a linguagem do seu estômago, compreender o que é necessário, dar-lhe só o que é necessário e fornecê-lo de uma forma artística, de uma forma estética.

Os animais comem, o homem come. Qual a diferença? O homem transforma o acto de comer numa grande experiência estética. Qual o motivo por que se há-de ter uma bela mesa de jantar? Qual o motivo por que se hão-de ter velas acesas? Qual a razão para queimar incenso? Qual o motivo para convidar amigos? É para o transformar em arte, não só para empanturrar-se. Mas estes são sinais exteriores da arte; os sinais interiores são compreender a linguagem do seu corpo, ouvi-lo, ser sensível às suas necessidades. E então você come, e durante todo o dia não se lembrará da comida. Só quando o corpo tiver fome novamente, essa lembrança voltará. O que é natural.
(Osho in Amor, Liberdade e Solidão)

13 Comentários:

At junho 15, 2005 6:11 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sem duvida que comer equilibradamente é uma arte, contudo não está ao nosso alcance fazê-lo diariamente uma vez que a agitação do dia a dia não nos permiti comer sempre em casa...
Além disso é (pelo menos a mim) muitas vezes dificil resistir às gulodices que quase nada, ou nada, de bom nos trazem!

 
At junho 15, 2005 9:01 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tens razão, n tenho aparecido no teu cantinho. Nem no teu nem mt por aí pq tenho andado pouco pelo computador. Outras coisas se sobrepoem. Relativamente a este teu post, posso dizer q se há coisa q eu n tenho é uma grande alimentaçao. Como pouquiiiinho... E n gosto de muita coisa! Lol... Ninguém, é perfeito! ;)

 
At junho 15, 2005 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Comer não é divino, os deuses não comem! Comer é um dos prazeres da vida, mas à que conjugá-lo com os outros e, por isso não se pode abusar ;)

 
At junho 15, 2005 10:06 da tarde, Blogger lique diz...

Concordo que comer pode ser um prazer estético, mas às vezes há cá uma tendência para abusar... :) Equilibrar é que é o necessário. beijos

 
At junho 16, 2005 12:06 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Sábio, Amaral. A boa leitura, a boa música, a arte e outros são alimentos do espírito. Por que alimentar o corpo com coisas más? Porque comer como uma draga? Não faz bem pro corpo nem pra alma.
Savana

 
At junho 16, 2005 12:55 da manhã, Blogger Amaral diz...

À Ana:
Comer deveria ser uma arte e não é sequer uma manifestação coerente, nos dias de hoje. A hora da refeição é mais um pretexto para ver televisão do que para disfrutar duma boa alimentação.

 
At junho 16, 2005 12:56 da manhã, Blogger Amaral diz...

À missantipatia:
Não conheço ninguém que não precise de comer. E conheço pouca gente que não goste de oferecer uma boa refeição, de convidar os amigos, de ler livros de receitas, dum jantar à luz das velas, etc., etc..
Mas também há excepções, claro! Mesmo comendo pouquinho, não vais recusar um convite agradável...

 
At junho 16, 2005 12:56 da manhã, Blogger Amaral diz...

À mascatinha:
Não sei se os deuses comem ou não! Mas saber comer tem muito a ver com o respeito pelo momento, pelo disfrutar da comida que alguém teve o trabalho de cozinhar, pelo convívio que pode proporcionar, pelo sabor, pelo cheiro...

 
At junho 16, 2005 12:56 da manhã, Blogger Amaral diz...

À lique:
O que será mais preocupante é aquilo em que se transformou a hora da refeição. Quando a mesa fica pronta, liga-se a televisão, pegam-se nos talheres quase automaticamente, leva-se a comida à boca sem sequer se olhar pra ela, mastiga-se sem se saborear, engole-se sem se saber bem o quê, tudo em silêncio, tudo com os olhos pregados no écran...
Em quantas casas não se passa assim o jantar de todos os dias?...

 
At junho 16, 2005 12:57 da manhã, Blogger Amaral diz...

À Savana:
O mundo físico foi criado com um propósito. O nosso corpo é algo que só a perfeição se lhe compara. Somos manifestações divinas no corpo e no espírito. Sei que não sou o meu corpo, porque sei que sou algo mais importante que ele. Mas o mundo físico existe em Deus, não fora Dele.
Comer uma refeição é comer Deus!- como diz o texto.
Essa a razão do post.
Volta todos os dias, Savana! E volta ao teu blog!

 
At junho 16, 2005 10:01 da tarde, Blogger DaJe diz...

Comer é mesmo um dos melhores prazeres da vida (pelo menos para mim, embora haja pessoas que não pensem o msm)!O ser humano cai muitas vezes em excessos e extremos na busca de prazer. Mas, este deixa de o ser se não for encarado com moderação e passa a ser uma coisa banal (isto não só com a comida...). Pessoalmente adoro ver um prato bem elaborado, nem que seja um desses típicos da nouvelle cuisine, com pouca mas apetitosa comida (Embora eu seja um bom garfo ;) E adoro folhear revistas de culinária... hmmm Porque os olhos também comem...
Assim como comer, cozinhar também pode ser um prazer (e é sem dúvida uma arte)em que se transforma alimentos em estado bruto numa conjugação de sabores, cores... Por isso, concordo com o que se disse, acerca de se respeitar quem teve o trabalho de cozinhar.
Haja equilíbrio, haja ponderação, haja admiração por aquilo que se come.

 
At junho 16, 2005 11:00 da tarde, Blogger Amaral diz...

À UnaRagazza:
Apanhaste a ideia. Quando Osho fala em "divino" não é por acaso. No conceito de que nada existe fora de Deus, acabamos por entender melhor quando ele escreve: "Você está a comer Deus!"
E...comer à luz das velas ou num local aprazível com o pôr-do-sol por cenário - deve provocar uma sensação especial!...

 
At abril 25, 2007 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Cool blog, interesting information... Keep it UP adipex

 

Enviar um comentário

<< Home