Lisboa,

segunda-feira, junho 20, 2005

Pax Júlia de Beja


Teatro Pax Julia de Beja reabre 15 anos depois

Sérgio Godinho, Vitorino, Filipa Pais, Janita Salomé e Rão Kyao apresentam hoje à noite "Músicas de Sol e Lua" na reabertura do emblemático Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, fechado há quase 15 anos.

Os cantores vão interpretar temas clássicos das suas carreiras e outros que são marcos da música portuguesa, num espectáculo apresentado pela primeira vez a 11 de Julho de 1999, em Bona, no Festival da Lusofonia.

Esta é a primeira oferta de um mês recheado de eventos nas áreas da música, do teatro e da dança que marca a reabertura de uma das maiores salas de espectáculos do Sul do país, depois de longas obras de remodelação.

José Filipe Murteira, director artístico do Pax Julia, explicou à agência Lusa que "o teatro reabre com um programa experimental intenso, durante um mês, retomando a programação regular em Setembro".

"Carmen", o clássico de George Bizet pela companhia Ballet Flamenco de Madrid, um ciclo de experimentação de artes cénicas e a projecção de "Mar Adentro", filme do espanhol Alejandro Amenábar, galardoado este ano com o Óscar de melhor filme estrangeiro, são outras ofertas do programa.

Para o público conhecer a programação do Pax Julia, o teatro criou um serviço SMS que informa, semanalmente, os interessados sobre os espectáculos agendados.

Equipado com um auditório com capacidade para 650 lugares, e uma sala estúdio para 143 espectadores, o remodelado teatro irá funcionar por temporadas, de Setembro a Julho, com uma "oferta diversificada que pretende explorar as várias artes do espectáculo", adiantou José Filipe Murteira.

Fechado desde 1990, o Pax Julia foi adquirido cinco anos depois pela Câmara Municipal de Beja à Lusomundo por 560 mil euros, num investimento comparticipado por fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Alentejo (PORA).

As obras de remodelação do teatro começaram em 2001, com a primeira fase a ser financiada através de um contrato programa, de um milhão de euros, entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, no âmbito de um programa nacional de remodelação de 21 teatros e cine-teatros.

A segunda fase de recuperação do edifício foi financiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, no valor de 1,3 milhões de euros, e a aquisição de equipamento técnico foi feita através do Programa Operacional da Cultura por 1,9 milhões de euros.

("portugal diário" - 17 Junho 2005)

9 Comentários:

At junho 20, 2005 5:44 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

Hoje entrei por aqui, na tua casa e encontrei-me na minha. Dos 4 aos 17 anos o teatro Pax-Júlia foi uma das minhas casas de cinema. longa vida ao Pax-Júlia k reabre com um tal programa! Quemmme dera mais perto....Bj

 
At junho 20, 2005 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É sempre uma alegria sabermos que as salas de espectáculo com boas condições estão a ser reaproveitadas, quebrando-se, assim, ciclos de verdadeiro abandono e desleixo. E o programa é deversas estimulante! Beijos e uma boa semana :-)

 
At junho 20, 2005 10:03 da tarde, Blogger maresia diz...

depois quero saber como foi!

 
At junho 20, 2005 10:33 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Que bom!
Um beijo do fundo do coração.
Muito obrigada por estares desse lado. BShell

 
At junho 20, 2005 10:56 da tarde, Blogger mdm diz...

Que boa notícia!
Beijinhos

 
At junho 20, 2005 11:39 da tarde, Blogger DaJe diz...

Bem hajam por este tipo de acções! Prevêm-se bons espectáculos. Esperemos que o público corresponda.

 
At junho 21, 2005 12:45 da tarde, Blogger Manuela Neves diz...

Parabéns BEJA vocês merecem. Grande sucesso e casa cheia isso sei que vai ser. Deixo BJKS companheiro Amaral.

 
At junho 29, 2005 1:14 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Realmente é uma grande sala de espectaculos! está divinal, podem acompanhar mais de perto a programação em www.paxjulia.org
E, posso informar, que tem tido varios espectaculos com casa cheia! O publico de Beja também aprecia cultura!!!!

 
At abril 24, 2007 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Excellent, love it! acuvue 6 austin motel texas Debt discharge powerball adderall Home mortage refinancing rates Warm air humidifier http://www.penis-7.info laser hair removal Discount cartridges printer

 

Enviar um comentário

<< Home