Lisboa,

sexta-feira, junho 03, 2005

vamos tomar uma bica?



A "bica" vinha quente, dentro da chávena quente.
No seu respingar trémulo, a espuma começou por esvair o seu entusiasmo inicial e quedou-se pelo rebordo da porcelana, encostando-se surda e serenamente.
Antes que toda se despersasse, deitei-lhe por cima o açúcar. A colher sacudiu-o, e o ondular, meio espuma, meio café, deu voltas, revirou-se, sempre no mesmo sentido, na mesma alegria.
Detive o gesto, olhei-a nos olhos, e vi-te sorrires-me. O café e a chávena. Ambos quietos, no reflexo de mim. O borbulhar amornou, esperou por mim e entregou-se. O café. Olhei-te com força e não eras café. Lá pequenino, no fundo, bem fundo, estava eu!

Quando tiveres à tua frente a chávena com a tua "bica", e antes de começares as tarefas habituais de lhe colocar o açúcar, mexer e levá-la à boca, pára um bocado.
...
Olha para a chávena, para a espuma do café que borbulha lá dentro, e pensa bem:
O momento que estás a viver é único. Podes não voltar a ter esta oportunidade. Dá valor ao que estás a fazer. Saboreia a grandiosidade que te rodeia nesse pequeno instante que é, simplesmente, "tomar um café"!

11 Comentários:

At junho 03, 2005 12:25 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

É verdade! Eu sei valorizar esses momentos em que se toma café! Há cerca de 18 meses tive problemas de estômago que me impediram de saborear cafés e, naturalmente, de sentir os seus efeitos
"benéficos". Por isso, tento fazer uma pequena festa cada vez que pego na minha bica! Bom fim de semana para ti :-)

 
At junho 03, 2005 12:55 da manhã, Blogger Estrela do mar diz...

...e quem não tem hábito de beber café?...só recorro a ele muito raramente...quando estou meio ensonada...mas...se queres que te diga...gosto muito do sabor...

Um beijito* e gostei da imaginação deste post...pois encontra-se grandes prazeres nas pequenas coisas.

 
At junho 03, 2005 5:48 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Dar valor a tudo :) E o café é um prazer muito especial para quem o aprecia verdadeiramente. Um beijo grande :)

 
At junho 03, 2005 8:50 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

é um belo ensinamento: viver cada momento como especial e único k é. Bom f.s. Bj

 
At junho 03, 2005 9:10 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Nenhum momento é um simples momento, todos eles bons ou maus têm o seu "Q" de especial e acontecem por alguma razão.

 
At junho 03, 2005 9:15 da manhã, Blogger Manuela Neves diz...

1BICA que bom que maravilhoso momento. Por isso e para que muitos virtualmente se deliciem o meu BLOG 1BICA vai continuar a fazer-lhes companhia. http://bica.blogs.sapo.pt
Deixo muito amor e carinho para todos. BOM FIM DE SEMANA

 
At junho 03, 2005 10:35 da manhã, Blogger trintapermanente diz...

a bica é uma presença constante na minha vida. obedece a varios rituais, mas nunca pensado a este pormenor.

 
At junho 03, 2005 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Ai meu grande maroto! estou proibida pelo medico de beber bicas e vieste aguçar a saudade!!!! bj e bom fds da Fernanda

 
At junho 03, 2005 11:14 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

E nas nossas vidas há sempre tempo para tomarmos um café. É um momento de paragem, de prazer e de comunicação.

 
At junho 03, 2005 11:18 da tarde, Blogger DaJe diz...

Depois desta descrição fiquei mesmo com vontade de tomar um cafézinho com espuma! Como é que um acto aparentemente tão simples pode ser descrito desta forma?

Ps-Passa pelo meu canto, hj tb ofereci cappuccinos e pastéis de nata... ;)
Bacci* E Bom fim de semana

 
At junho 05, 2005 11:01 da tarde, Blogger Raquel Vasconcelos diz...

Pois... é por isso que as palavras podem dizer muito mais...
Ler alguém é tão diferente de "olhar" p um perfil...

 

Enviar um comentário

<< Home