Lisboa,

terça-feira, setembro 06, 2005

uma dívida para convosco

Habituara-me a vir a este espaço todos os dias.
Para além duma necessidade, era um prazer. Durante meses, procurei que não me faltasse um texto, uma imagem, uma frase, uma recordação.
Quando comecei, não fazia ideia que iria encontrar pessoas que se interessassem e, muito menos, que se dessem ao trabalho de me comentar. Era um novato nesta atmosfera blogueira e desconhecia que "já começava a ser assim" nos outros blogues.
A minha prontidão e abertura para me tornar leitor e interessado no que se passava noutros "sítios" tornou-se expontânea, e comecei a achar que fazia parte da minha "obrigação" como ser humano que está integrado numa sociedade cada vez mais complicada e necessitada de evoluir colectivamente.
Foram muitos os amigos que "me apareceram", fiéis nos seus comentários, sinceros e encantadores nas suas opiniões.
Também eu procurei "visitar" tantos quantos podia, levando a minha mensagem que mais não era que a minha singela "ajuda" aos inúmeros desafios de análise que se me deparavam.

Um dia do mês de Julho tive que "suspender" tudo isto.
Como toda a gente tem "problemas pessoais", eu não poderia ser excepção. Procuro, em cada momento, distanciar-me da ilusão desta vida, às vezes conseguindo bem pouco, tal é a força desta "realidade". Sei o que sou na minha essência. Também sei que, a outro nível de consciência "me propuz" entrar nesta ilusão.
Deixei de poder vir ao meu PC, com a regularidade que me permitisse continuar a fazer o que me agradava fazer. Deixei de, na prática, poder ler e comentar os blogues habituais.
Sabia que um dia, encontradas soluções, poderia voltar...

Estas duas últimas semanas puseram à prova a minha resistência e a minha lucidez.
Sózinho, entre gente que se afogueava nos seus afazeres e prazeres das férias, aceitei a solidão por companheira e o passado como "revisão" das versões que tenho criado de mim.
Não alterei um milímetro dos conceitos que tinha sobre Deus e sobre a vida. Se tive "alguém" a meu lado, em horas, dias, muito difíceis, foi exactamente o Deus em que acredito. ESSE esteve sempre a meu lado, ou dentro de mim, numa disponibilidade total. "Deu-me" sempre o que lhe pedi! Outras vezes, nada Lhe pedia, vergado pelo peso duma tristeza que me deixava "sem vida", por ter sabido que fora destruído um sonho em que acreditava com toda a força.

O Deus do meu coração dar-me-à o que for melhor para mim!
Inspirou-me em escritos que tentarei reproduzir e deu-me, em muitas noites sem dormir, a paz e o sossego que tanto precisava...
Um dia, estaremos lá bem perto Dele, como seres de luz que somos, e, inocentemente, olharemos para trás, incrédulos, perante a consciência da grandeza do mundo belo que esta vida na terra não nos deixa adivinhar que existe!..

9 Comentários:

At setembro 07, 2005 11:29 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

k bom k estás de volta depois de ultrapasada, pelo menos as coisas maiores, e com essa força interior de sempre. Bj de luz

 
At setembro 07, 2005 12:23 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá, amigo! Estive de férias e antes de ir apercebi-me da tua ausência, já que visito frequentemente este teu cantinho. Agora encontro-te com uma nova força. Como já deves ter percebido, ando afastada de Deus há bastante tempo, e partilho as palavras da Ana Paula.No entanto, respeito a forma como os outros acreditam em Deus e Nele encontram forças. Ainda bem que tu encontraste. E assim te encontraste a ti proópria. Força, amigo. Um beijo.

 
At setembro 07, 2005 6:36 da tarde, Blogger Amaral diz...

Ana Paula:
Deixas-me sem palavras. Neste momento, poderia dizer-te que pertencemos (tu e eu) ao mesmo grupo de almas, experimentando sensações, sentimentos e emoções análogas, que nos faz reflectir, indagar dos porquês, questionarmo-nos vezes e vezes.
Sinto as tuas lágrimas no peso duma tristeza também minha, que o peito parece não ter espaço para comportar.
Alheio aos porquês das tuas razões, dos teus problemas, partilho contigo a Força e a Confiança.
Disse alguém que, ainda nesta vida, fazemos por vezes a antecipação da retrospectiva que nos espera, quando deixarmos esta aventura terrena. Tenho para mim que, a ser exacto, este sofrer que, naturalmente, nos custa a aceitar, só nos pode ir conceder uma vantagem para outras coisas que nos esperam.
Não duvides que, um dia, Tudo te será explicado. Melhor: tudo irás compreender muito naturalmente.
Ergue a tua esperança bem alto, e procura aquele teu Eu que te faça sorrir e faça ver nas mágoas que tanto te ferem o coração, uma qualquer benção que, repentinamente, te abra a consciência para a certeza do ser de luz que desconheces ser.
Desculpa se, por não ter lido os teus últimos posts, ando desconhecido das tuas aflições ou problemas, mas isso não impede que, dadas as circunstâncias, esteja contigo em pensamento.
Não vaciles perante a adversidade. Estou, eu próprio, a passar uma das fases mais complicadas da minha existência, mas tenho a certeza que, após a passagem desta ilusão terrena, outros estados de ser mais sublimes me (nos) esperam.
Muito carinho, muitos respeito, muita paz!

 
At setembro 07, 2005 6:44 da tarde, Blogger Amaral diz...

TMara:
Força interior não me falta, só que, quando a vereda da vida nos desequilibra, a tristeza é uma inimiga que dá muita luta, e e obriga-nos a levar mais tempo a recuperar...

 
At setembro 07, 2005 6:55 da tarde, Blogger Amaral diz...

flor:
Obrigado pelas tuas palavras. Andar afastada de Deus, não andas com toda a certeza! Podes não andar metida em igrejas, nos retiros ou reuniões que pululam por aí... O Deus de que poderás estar afastada é o Deus de ontem que as igrejas organizadas pregam aos seus acompanhantes.
O Deus que te acompanha e que reside em ti não poderás arrancar, de nenhuma forma.
Montes de vezes, em milhentas ocasiões, Ele já se manifestou perante ti, e tu não reconheceste a Sua expressão!...
Um dia, irás entender...

 
At setembro 07, 2005 7:19 da tarde, Blogger Amaral diz...

Bárbara (Cokas):
Acredito que esta ilusão em que vivemos é demasiado real para poder ser apreendida e compreendida por qualquer pessoa. Aliás, assim terá que ser, porque só o esquecimento de Quem Somos, permite que este palco no universo nos proporcione as experiências grandiosas que, doutra forma, não vislumbramos possível.
Irei visitar o teu espaço com todo o prazer e, com certeza, partilhá-lo com alegria.

 
At setembro 10, 2005 12:49 da tarde, Blogger Menina Marota diz...

Olá...
Eu gosto de aqui vir ler-te e, senti a falta de ti e das tuas palavras.
Áquilo que escreves é em parte aquilo que sentimos, quando andamos por este "mundo" e, criamos laços afectivos, mas muito importantes, para quem estes momentos, já fazem parte de nós.
Ainda bem que estás de volta.

Um abraço terno ;)

 
At setembro 10, 2005 11:16 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Nem só Deus está contigo, todos os que gostam de ter ler estão contigo, ainda que à distância torccendo para que ultrapasses esta fase de crise, que ser percebe estares a viver. Força!

 
At setembro 13, 2005 9:38 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

Deus esta em cada um de nós. e defenitiamente dentro de ti. a prova é este suberbo texto. demonstrativo dos mais belos sentimentos, e das mais elevdas conscencias. beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home