Lisboa,

quinta-feira, outubro 13, 2005

Paris do Sena e dos franceses


O Sena não está poluído (pelos sítios onde andei...) e os franceses não andam em maré de muita satisfação (pelo que me apercebi...)! Das pontes que atravessei (esta Alexandre III é o máximo...) a água pareceu-me limpa, em nada parecida com o nosso Tejo visto de Belém ou da Praça do Comércio. Fiz o "tour" duma ponta à outra do rio, e não vi porcarias a boiar pelas margens...

Os franceses devem andar um bocado preocupados. Se tirarmos as zonas turísticas tradicionais, deparamos com uma cidade descaracterizada. Os turcos, os chineses, os japoneses, os africanos - eu sei lá - vêem-se por todo o lado, ocupam áreas comerciais imensas, enchem o metro, os autocarros, numa mistura de raças e cores tão intensa, como nunca tinha visto.

Sinais dos tempos, ou, simplesmente, aquilo que naturalmente será a realidade futura em todo o planeta...

5 Comentários:

At outubro 13, 2005 12:49 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Assim que vi a foto reconheci esta ponte, mesmo sem ainda ter lido o que escreveste.

Lembro-me perfeitamente que há 14 anos quando lá estive esta ponte foi um marco para mim pois tem o nome do meu filho (Alexandre) e é uma das mais belas pontes de Paris, senão mesmo a mais bela de todas.

Ai, o que me estás a fazer recordar...por isso, continuo com o meu lema: Recordar é Viver!!!

Beijinho e muito obrigado.

 
At outubro 13, 2005 2:11 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

tenho novidades. aparece!

 
At outubro 13, 2005 11:43 da tarde, Blogger DaJe diz...

Linda!
Pois é, os franceses são muito mais ecológicos do que nós (mas de longe!). E acho que são tb muito educados, embora sejam conhecidos pela sua indelicadeza... não concordo nada!
É verdade que França parece-se com uma melting pot. Na escola da minha prima, 70% dos estudantes são estrangeiros, por aí dá para ver... e pelos vistos é geral! Vê-se pessoas de todas as nacionalidades, o que torna ainda o país mais fresco e cosmopolita. Quero lá voltar!!!!!!
Foi bom, teres trazido retalhos da tua viagem!
Bjs*

 
At outubro 14, 2005 3:28 da tarde, Blogger elisa diz...

Mais uma vez: Ai que saudades:)!!
Bom fim de semana!

 
At outubro 15, 2005 2:25 da tarde, Blogger Poesia Portuguesa diz...

Lá, como cá...

Sobre esta ponte, tenho uma das memórias mais fantásticas... talvez um dia me atreva a contá-la...

Bjs ;)

 

Enviar um comentário

<< Home