Lisboa,

segunda-feira, outubro 03, 2005

rembrandt


"Abra-se para um quadro de Rembrandt ou Monet que, ao fim e ao cabo, são dos maiores exemplos de criação. Preste-lhe toda a atenção. Observe a profundidade da imagem e o cuidado posto na sua execução. Abra-se para o que tem à sua frente em vez de se deixar distrair. Não pense de antemão que tem de gostar do quadro porque lhe disseram que é excelente. Não se obrigue a reagir porque isso o faz parecer esperto ou sensível. Deixe que o quadro seja o centro da sua concentração, que é a essência da humildade. Esteja receptivo a quaisquer reacções que possa ter. Se estiverem presentes todos estes passos de entrega, então um grande Rembrandt ou Monet evocará o amor porque o artista está pura e simplesmente ali em toda a sua humanidade nua."



(Fotos retiradas da Net - Texto de "Livro dos Segredos" de Deepak Chopra)

7 Comentários:

At outubro 03, 2005 12:13 da tarde, Blogger trintapermanente diz...

esta descrição não podia ser melhor. é exactamente o que me encanta na pintura. agora, tendo em conta o autor, de certeza que se aplicará à humildade que temos que ter se pretendemos CONHECER. SABEDORIA. vou publicar um texto amanhã, que gostaria que comentasses.

 
At outubro 03, 2005 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Fez uma excelente divagação sobre este quadro de Rembrant, gostei. Também já fiz um trabalho poetico sobre esta pintura. Beijinhos.

 
At outubro 03, 2005 3:15 da tarde, Blogger Unknown diz...

Fantástico adorei tá excelente.
beijinhos

 
At outubro 03, 2005 3:30 da tarde, Blogger sofia. diz...

Tens bem razão.
É das coisas melhores da pintura...
Beijinho

 
At outubro 04, 2005 12:36 da tarde, Blogger Maria do Rosário Sousa Fardilha diz...

É de facto impressionante!

 
At outubro 05, 2005 8:52 da tarde, Blogger Kalinka diz...

PINTURA....
REMBRANDT.....MONET... este o meu pintor impressionista favorito.
Adoro pintura.
Que bem que me fez vir até aqui hoje...e poder ler estas palavras magníficas sobre o quadro, a pintura e as sensações que podem nos deixar «voar...pela pintura»!
Obrigado pelo prazer que me proporcionou neste fim de tarde de feriado.

 
At julho 04, 2007 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gostaria de informar a todos que esse primeiro quadro : SANSÃO E DALILA é do Grande mestre PETER PAUL RUBENS e não de Rembrandt.

 

Enviar um comentário

<< Home