Lisboa,

sexta-feira, novembro 11, 2005

falar da Vida


Há muita gente que se constrange pelo facto de eu utilizar a palavra Deus e falar em Deus.
Mas os mais atentos já devem ter notado que o que estou a fazer é, unicamente, a falar da Vida.
E, desta maneira, parece que se torna mais aceitável. Falar da Vida é falar de nós próprios, que andamos aqui, neste planeta, nesta terreola, a batalhar, a trabalhar de manhã à noite, a cuidar dos filhos, a fazer esticar o dinheiro que recebemos ao fim de cada mês.
Estas "pequenas" coisas são a nossa vida! É a vida de cada um!
E com esta "luta" diária, dentro da realidade de cada um, estamos simplesmente a movimentar a Vida! Estamos a criar o nosso dia-a-dia, uns mais condicionados, outros menos condicionados, mas estamos verdadeiramente a Viver uma quantidade enorme de sentimentos e emoções, estas expressas no nosso corpo, aqueles sentidos dentro de nós.
A Vida está sempre em movimento, enquanto nos sentimos Vivos a dar Vida àquilo em que "tocamos".
Falar de Deus é apenas falar da Vida!
A palavra "Deus", que noutras línguas e religiões se chama outra coisa (não interessa), é apenas uma forma familiar de designarmos a Vida.
E se quisessemos ir mais além, então, os entendidos iriam provar que tudo tem Vida. Tudo?... Sim, tudo, até uma pedra da calçada.
E se quisessemos abordar aquilo que os nossos sentidos "não vêem", então, os entendidos iriam afirmar que a Vida "vive para além da morte" e o transcendente é domínio de Deus vivo.
Tudo?... Sim, tudo, até o "diabo" e o "inferno" estão dentro de Deus.
Então, a Vida está em todo o lado?!...
Tudo é Vida?
Tudo é Energia?
Tudo é Deus?
Aqui estamos nós a falar, sempre e sempre, da Vida! Da Natureza! Do Universo! Do Ser Vivo!

Inconscientemente, todos estamos a "viver" o mesmo processo!
Conscientemente, só alguns estão a "viver" esse mesmo processo!

Mas todos estamos metidos Nele! Ninguém, nada está de fora! Façamos o que fizermos, pensemos o que pensarmos, o ministro, o papa, o aleijado, o homossexual ou o varredor da rua, ninguém conseguirá fazer parar o Processo! A Vida está sempre a continuar, quer tu queiras quer não!
E todos estamos Nele!
Todos somos Ele!
Tudo é Ele!
Somos todos feitos da mesma massa!
Aqui ou na Conchichina!

17 Comentários:

At novembro 11, 2005 3:38 da tarde, Blogger sofia. diz...

Pena é que alguns não saibam dar valor a essa Vida que ao ser dos outros também lhes é deles
(gostei muito do texto)
Beijinho

 
At novembro 11, 2005 3:50 da tarde, Blogger Manuela B. diz...

Partilho contigo esse pensar

Simples...ha-de ser a forma de estar bem..

Um sorriso simples

 
At novembro 11, 2005 8:43 da tarde, Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ diz...

Gostei muito de ler este modo como escreves a vida. Hoje em dia acredita-se muito, por esta sociedade fora, que só os "parvos" respeitam certos valores vistos frequentemente como "antiquados" e "desfazados" do tempo. Para mim, não é esse o modo de estar... creio em Deus, e creio acima de tudo em respeitar os outros. Bem hajas por tão bela reflexão.

Um abraço, João.

 
At novembro 11, 2005 10:29 da tarde, Blogger Su diz...

gostei deste teu texto sobre a vida

gostei de ler "A Vida está sempre a continuar, quer tu queiras quer não!"

jocas maradas

 
At novembro 11, 2005 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ao ler este belo texto sinto vontade de citar Gonzaguinha (músico brasileiro) que cantou assim:
Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar e beleza de ser um eterno aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isto não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita.
Beijo
Jo

 
At novembro 11, 2005 11:36 da tarde, Blogger Squeezy diz...

Tens toda a razão...aliás msm k n concordasse, tal como tu dizes no teui texto apenas n estaria consciencializado de tal!! Mas tipos desses é o k não falta por aí...

 
At novembro 11, 2005 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É assim mesmo como bem relata a bordagem do seu texto;
"Falar de Deus é apenas falar da Vida!"
Beijinhos.

 
At novembro 12, 2005 7:23 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

algo te levou à necessidade de esclarecer...Abençoado algo. Bom f.s Bj de luz e paz

 
At novembro 12, 2005 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Se estás a falar da vida, concordo contigo em muitas coisas que te tenho lido. Se falas de um Deus que eu não sei o que é, isso já é outra conversa! Aceito a vida, a natureza, o que está à minha volta como uma ordem natural. Pena é que o homem a altere tão profundamente.
Beijos e bom fim de semana

 
At novembro 12, 2005 5:05 da tarde, Blogger lena diz...

gosto de vir aqui e reflctir no que no escreves
a vida está sempre em movimento sim, enquantos nos sentimos vivos e há vida em tudo, tens razão
e como adorei ler:

"Falar de Deus é apenas falar da Vida!"

beijinhos

lena

 
At novembro 12, 2005 7:55 da tarde, Blogger vero diz...

É a primeira vez que venho aqui ao seu blog e gostei muito deste seu texto...do modo como escreve sobre a vida, faz-nos pensar...
Beijinhos e bom fim-de-semana***
Vero.

 
At novembro 12, 2005 8:05 da tarde, Blogger Lyra diz...

é por isto que eu gosto daqui Amaral.

 
At novembro 13, 2005 2:34 da manhã, Blogger Eli diz...

Não devemos ter vergonha de Deus, nem do que Ele representa! Apenas respeitar a opinião dos outros!!!

:)

 
At novembro 13, 2005 6:10 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Como estou em falta com todos os que me visitam, hoje decidi ler os vossos posts e tb alguns comentários. Adorei a carta à Elsa, fiquei completamente rendida à sua forma de se expressar, demonstra muita sensibilidade nos seus sentimentos, muita segurança na sua escrita e ficaria horas e horas a conversar consigo se isso fosse possível.
Não é todos os dias que se encontra uma pessoa que vem aqui publicamente responder à Elsa ou à Maria, explicando todos os pormenores mesmo sem a conhecer...nesta selva de vida em que cada dia as pessoas olham apenas e só para o seu próprio umbigo e esquecem-se de quem está ao seu lado, e refiro-me a colegas de trabalho, amigos e principalmente mais doloroso da parte dos próprios familiares.
Também estou a passar uma fase difícil na minha Vida e sem ter quem me oiça, acompanhe e me dê apoio, infelizmente.
Tenho consciência que só EU terei que percorrer todo esse caminho, juntamente c/os médicos que me estão a tratar. É muito triste.

Agradeço a Deus por existir ainda uma pessoa como você, Amaral.
Beijo de agradecimento pela sua presença na minha Vida.

 
At novembro 13, 2005 7:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

eu ñ acredito em Deus, mas acredito em energias e... no Universo, seja lá isso q for. ñ acredito q exista um ser racional por detrás da Vida, mas respeito aqueles que acreditam!

 
At novembro 17, 2005 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Boa noite, noite, noite!

Venho comentar o comment q me deixaste...

Ora bem, eu ñ acredito em Deus na medida em que não acredito que Deus seja o tal ser racional, omnipotente e omnipresente que se acredita que seja. Como pode um
ser desses ter criado a Humanidade? Não, não acredito em Deus! Mas é um tema que me interessa, devo dizê-lo, daí que tenha comentado o teu texto.

Não me parece que o Efeito Bolas de Neve tenha alguma coisa a ver com Deus, mas acredito que o pareça aos olhos de um crente e mesmo de um ateu, como eu.
Qualquer pessoa que não me conheça bem, poderá pensar assim. Eu acredito em energia, a Terra foi criada através de energia (que dizer do Big Bang?), nós somos energia e sim, sei o que estás a pensar, também somos Vida. Mas a Vida não é necessariamente racional, certo? Um leão tem Vida, mas ñ é racional. Uma árvore tem Vida, mas não é racional. Nós seres humanos, sim, somos seres
racionais e muitas vezes nem parecemos, de tantas más acções que cometemos mais parecemos feras pré-históricas.

Tudo é um grande Mistério. Ou talvez não. Talvez nós estejamos demasiado preocupados com algo que não tem mistério nenhum. Se calhar morremos e a energia que nos habita (a Vida, a Alma, sei lá o que lhe chamam mais...) se propague na Natureza, talvez se dirija ao espaço e se disperse nalguma estrela. Ou talvez
deixe, simplesmente, de existir e nós tornamo-nos apenas um objecto (um corpo sem vida não é mais que isso). E quando digo estas coisas digo-as de uma forma poética. Onde está o facto científico nisto? Amanhã posso já não acreditar no
mesmo, mas não acreditarei em Deus.

Não acredito em Deus por várias razões, umas identificadas outras correspondem ao "porque não e pronto". Acredito no Homem. E não acredito no Homem. Acredito no Homem enquanto ser racional, acredito na capacidade que tem de escolher entre o Bem e o Mal. E não acredito no Homem, porque não posso acreditar num ser que se destrói a si próprio com guerras (muitas delas em nome de Deus, precisamente) e em nome do lucro (que dizer da poluição e da recusa dos EUA em assinar o protocolo de Quioto?).

Não vejo porque é que um Ser Divino racional nos criaria. Nós somos fruto de uma evolução e prova disso são factos científicos, mais nada!

Bom, já me alarguei mais do que devia. Não pretendo ofender crenças. Gosto de manifestar o que penso. Acredito que muitas pessoas têm os seus motivos para acreditar em Deus e respeito-as, eu tenho os meus e gosto que os respeitem
igualmente.

Boa semana e obrigada pela visita, não eras obrigado a retribuir! =)

Eco de Mim

 
At novembro 17, 2005 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral,
Muito obrigado pela tua visita e pelo teu comentário, esperamos
encontrar-te por aqui mais vezes.

Tomamos conhecimento do teu blog através do Vida em Monologo, e
custumamos passar por lá, um blog muito, muito interessante.
Parabéns!
Volta sempre e bom fim de semana.
Bjx
Nadir

 

Enviar um comentário

<< Home