Lisboa,

sexta-feira, novembro 04, 2005

o Bem e o Mal - 1


"... É certo que a própria passividade tem um lado sinistro. A Igreja Católica considera como um dos seus períodos mais sombrios os anos em que permitiu que milhões de judeus fossem mortos sob o nazismo, ao ponto de os judeus italianos terem sido detidos em rusgas à vista das janelas do Vaticano.
Assim reconheçamos que a espiritualidade já falhou inúmeras vezes na forma como enfrenta o Mal. Afastando-se dos ensinamentos que apenas permitiram que o Mal se propagasse e difundisse, a realidade única abre uma nova via, porque, se só existe uma realidade, o Mal não tem um poder especial nem uma existência separada. Não existe um Satanás cósmico para rivalizar com Deus e até a própria guerra entre o Bem e o Mal é apenas uma ilusão nascida da dualidade. Em última instância, tanto o Bem como o Mal são formas que a consciência pode decidir assumir. Nesse sentido, o Mal não é diferente do bem. A sua semelhança remonta à fonte. Dois bebés nascidos no mesmo dia podem crescer e vir a praticar o Mal, um deles, e o Bem, o outro, mas, enquanto bebés, não pode ser verdade que um deles tenha sido criado como mau. O potencial do Bem e do Mal existe nas suas consciências e, à medida que vão crescendo, a sua consciência irá ser moldada por muitas forças.
Essas forças são tão complexas que catalogar alguém como absolutamente mau não faz qualquer sentido.
Cada uma das forças está a influenciar as nossas escolhas e, invisivelmente, a levar-nos a agir. Dado que a realidade está emaranhada em todas estas influências, o mesmo acontece com o Mal. São precisas todas estas forças para que o Mal e o Bem apareçam."

(Deepak Chopra in "O livro dos segredos")
(imagem retirada de http://desenhosdoartemis.planetaclix.pt/)

8 Comentários:

At novembro 04, 2005 9:39 da manhã, Blogger trintapermanente diz...

este homem é sabio

 
At novembro 04, 2005 9:41 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

A imagem que publicaste diz tudo!Bj

 
At novembro 04, 2005 3:16 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Olá Amaral

Bom post!

Já tive oprtunidade de ler este livro, que nos "alerta" para muitas coisas.

“Hoje, devemos investigar com novos olhos o mistério da existência, pois como orgulhosos filhos da ciência e da razão, tornámo-nos em órfãos da sabedoria”

(Deepak Chopra)

Um beijo

 
At novembro 04, 2005 4:10 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

concordo com o aqui explanado. O bem e o mal coexistem em nós - luz e sombra não existem uma sem a outra - a nós a escolha. Passa lá por casa. Bjocas de luz e paz

 
At novembro 04, 2005 9:12 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sabias e atentas palavras, irei ler o livro, fiquei curiosa. Beijinhos.

 
At novembro 04, 2005 11:43 da tarde, Blogger Su diz...

gostei do que li
o bem e o mal coexistem em nós
jocas maradas

 
At novembro 05, 2005 3:08 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Isso mesmo! A carga genética determina apenas cerca de metade do que somos, o resto vai depender da moldadgem a que seremos sueitos ao longo da vida.

 
At novembro 05, 2005 3:56 da tarde, Blogger lena diz...

e o livro que ainda bão comprei! e concordo com o que aqui li

beijinhos meus e bom fim de semana


lena

 

Enviar um comentário

<< Home