Lisboa,

quinta-feira, dezembro 15, 2005

o momento

Vou falar um pouco sobre o passado e o futuro. Melhor, falemos do presente.
Vou recorrer às noções de Osho que, particularmente, nos dá uma ideia muito interessante de como compreender esta questão do tempo.

Há pessoas que passam os dias encafuados em si, acabrunhados, tristes, como se os céus estivessem prestes a cair-lhes em cima. Estar triste é um estado de ser. Nós reconhecemos que podemos mudar.
Se me sentir, hoje, agora, triste e chato, posso (se o desejar) transformar-me num ser alegre e amoroso?
Parece que sim. Exigirá um esforço da minha parte, tenho que mentalizar-me verdadeiramente que não quero estar assim, quero antes ser amoroso. Eu sei que posso sê-lo num simples momento. Agora! Porque eu só vivo um momento de cada vez. Logo a seguir, ser-me-à dado um outro momento. Então, se eu posso ser amoroso neste momento do agora, eu posso também sê-lo no momento seguinte.
No conceito de Osho, se eu pensar assim, terei descoberto o segredo.
Há um único momento que é meu: o momento do agora.
O passado já "passou", já não existe, e o futuro ainda não aconteceu, também não existe. Ambos "são não-existenciais". A única verdade da existência é o exacto momento do agora, o momento atómico, "aqui e agora".
Como dizia Eckart: "Não é que o tempo passe. O tempo permanece o mesmo. Nós é que passamos."

Se eu consigo ser amoroso num único momento e sei que a seguir me vai ser concedido um outro momento, é uma questão de o preencer também com amor. Não preciso de pensar no tempo. Preciso de "pensar" no momento único do agora.
Como diz Osho "O tempo significa pensar no passado, pensar no futuro. E quando você está pensando no passado e no futuro, o presente é perdido".

O pensamento é fantasticamente rápido. Mas há um tempo entre o pensamento e a experiência. Primeiro penso e só depois a coisa acontece. Pensar precisa de tempo. Pensar obriga-me a ir buscar coisas do passado e, até, relacioná-las com o futuro. Estou a "perder tempo" se começo a pensar. Se conseguir "ser" sem pensar, estou a "poupar" tempo. O único momento do agora em que "eu sou" está fora do tempo. Um momento de amor é um momento sem tempo. É o meu momento, onde não preciso de pensar, preciso de "ser". O amor não é um pensamento. É o sentimento mais sublime e mais natural.

Então, se não é uma questão de tempo, é uma questão de "saber viver". Eu sei que posso ser simpático neste preciso instante. Vou vivê-lo assim. Não preciso de pensar nisso. Apenas viver assim o momento seguinte. A um outro nível de existência, tudo está a acontecer "ao mesmo tempo", no "eterno momento do agora" e isso é um acontecimento maravilhoso. A um outro nível de existência, não existe o tempo, o pensamento e a acto são simultâneos. O que quer dizer que, se eu pensar em algo, esse algo é imediatamente experienciado. No próprio instante em que pensei nele.

Neste mundo relativo, eu sei que preciso de tempo para passar do pensamento à acção. Eu sei isso. Mas, também posso escolher "ser simpático", sem pensar nisso uma hora ou o dia todo. Simplesmente "sou" em cada momento, e pronto. Se começo a pensar ("que chatice, por que não dou um chuto neste gajo, agora sujei o fato, o que vai a mulher pensar, etc....") deixo de "ser" aquilo que estava a ser. Sei que posso disciplinar a minha mente, de acordo com aquilo que desejo ser como "ser humano", nesta vida terrena, neste mundo físico, sujeito à relatividade e às leis da natureza.

O mais importante é, portanto, estar aqui e agora, num estado de ser que é aquele que eu mais desejo para me sentir bem, tranquilo, feliz e em harmonia com Deus e a vida.

Aqui e agora! Sempre no Agora, significa deixar o pensamento para outras coisas que me dão prazer na vida.

29 Comentários:

At dezembro 15, 2005 5:47 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

um texto magnifico...um longo e belo momento de leitura...aqui. e neste agora. obrigado. boa tarde.

 
At dezembro 15, 2005 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Que bom estar aqui, agora, a ler teu texto. Beijinho,
Jo

 
At dezembro 15, 2005 7:30 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Olá Amaral

Ler-te - é tornar a alma leve...

Para mim o presente foi sempre "ontem"

QUERO DESEJAR

UMAS FESTAS FELIZES

COM MUITO AMOR, SAÚDE E MUITA PAZ

Beijos c/amizade

 
At dezembro 15, 2005 9:27 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Mais uma vez fico arrepiada ao ler os teus artigos...ñ sei descrever como fico, sinto-me envolvida, depois baralhada, concordo e no momento a seguir discordo, mas...no fim, tudo encaixa bem, muito bem mesmo.
Tens uma capacidade de fazer ver as diversas situações, de forma simples e verdadeira.
Um texto magnífico, que bom, poder estar aqui, neste preciso momento, a ler o teu texto, agora, sem pensar, apenas existe a acção.

Gostei desta parte:
O passado já "passou", já não existe, e o futuro ainda não aconteceu, também não existe. Ambos "são não-existenciais". A única verdade da existência é o exacto momento do agora, o momento atómico, "aqui e agora".
E quando você está pensando no passado e no futuro, o presente é perdido".
Não preciso de pensar nisso. A um outro nível de existência, não existe o tempo, o pensamento e o acto são simultâneos. O que quer dizer que, se eu pensar em algo, esse algo é imediatamente experienciado. No próprio instante em que pensei nele.
FOI O QUE FIZ...PENSEI EM LER E ESSE ACTO FOI IMEDIATAMENTE EXPERIENCIADO.
Beijokas e Parabéns pelo teu talento.

 
At dezembro 16, 2005 12:00 da manhã, Blogger Carla diz...

Na minha humilde opinião olhar momentos do passado é aprender para o presente e ver o futuro com outros olhos...
quem fica preso aos momentos do passado sem dele retirar lições no presente para as aplicar nos momentos futuros, simplesmente não consegue evoluir enquanto ser humano...
Mas isto claro! é só a minha opinião.
Bjx

 
At dezembro 16, 2005 9:32 da manhã, Blogger Living Place diz...

Ás vezes penso que as pessoas só não são boas porque isso requer trabalho e esforço. Todas querem viver no Futuro, mas ao mesmo tempo querem regressar ao Passado, com aquela dita expressão: Ai se eu tivesse agora "X" anos, faria isto e aquilo. Eu não concordo, eu digo sempre, eu não gostava de voltar ao passado, faria de certeza as mesmas coisas.
Do passado tiro a experiência que tenho, do presente vivo para ter um futuro melhor, mas esse futuro melhor é relativo, pois o que interessa é o presente que vivo e gozo.

"Se conseguir "ser" sem pensar, estou a "poupar" tempo."

Gostei desta frase, pois se "formos" sem pensar, "somos" nós mesmos.
Jinhos

 
At dezembro 16, 2005 9:56 da manhã, Blogger sofia. diz...

Envolvida na razão deste texto...
(quantas vezes fico sem palavras ao te ler - as palavras dão lugar aos pensamentos, que esses despertam logo)
beijinhos

 
At dezembro 16, 2005 9:58 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

k bom teres aqui trazido o pensamento de Osho e com a clareza k smp dás aos teus posts.Não podia estar + de acordo. É uma parendizagem necessária e não fácil pq por vezes o passado tem sombras mº longas k nos puxam. Mas se insistrimos descobrimos a amravilha do ser.
Obrigada pela tua participação na "conversa" sobre: escolas e símbolos religiosos e por tão bem teres entendido k de ambas as partes há tão somente uma intenção séria de defender ideias, respeitando as outras mesmo k diversas.Bjocas de luz e paz no aqui e agora.

 
At dezembro 16, 2005 12:54 da tarde, Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ diz...

Depois de uns dias afastado da net, por força de tarefas que exigiam a minha total atenção... hoje volto a ter um tempinho e vou navegar um pouco pelos blogs que gosto de visitar... e assim chego aqui e vejo este texto. Claro que reflecti na minha própria vivência pessoal ao lê-lo. Estar triste é realmente um estado de ser, na minha opinião inevitável... há dias em que certas recordações invadem a mente e obrigam a passar uns momentos a reflectir nelas, na nossa participação, nos nossos erros cometidos, na falta de fé muitas vezes resultantes desses factos... enfim, pensamos na vida passada, como isso vai afectar o nosso futuro... e torna-se um pouco inevitável o ar triste que então o nosso semblante forma. Eu acredito que com um esforço mental, podemos sentir-nos melhor... mas isso não está sempre ao alcance do nosso estado de espírito... mas o que importa, e o que nos eleva como seres humanos, é precisamente a nossa capacidade de nos adaptarmos às exigências e vissicitudes da vida.

Um grande abraço, João.

 
At dezembro 16, 2005 2:28 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

olá, na hora de almoço lembrei haver esquecido algo. As cruzes e,princialmente a figura de Jesus na cruz. Partilhamos sentimento semelhante. De toda a figura de Cristo e da sua msg a coisa + importante, para mim, é a msg de fraternidade e de k n/ há filhos de deuses menores. A msg de k sendo toods filhod e Deus podemos fazer um ercurso espiritual e desenvolver o nosso lado + próximo do divino. A msg de Cristo, para mim, é uma msg positiva,de luz e crescimento.
A melhor imagem é a de Jesus caminhando sobre as águas. Algo a k podemos aspirar se para tal trabalaharmos com a alma e pela alma. creio k é isso k nos é dito. Mas a imagem escolhida é a da dor, a do sofrimento e a da culpa sobre a cabeça dos humanso...Porquê se ele nos redimiu?
B
j
s de luz
e
p
a
z

 
At dezembro 16, 2005 5:54 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

se pideres passa lá por "casa". A maresia (parece k há 2 com o mesmo nome)questiona-se onde se passam as coisas k referes na catequese dado k ela é catequista....Bom de ver k só tu podes esclarecê-la. bjocas de luz e paz e bom f.s

 
At dezembro 16, 2005 6:58 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

li agora o teu, chamesmos-lhe "esclarecimento". Se era para mim não era necessário. Compreendo muito bem do k falas, conheço realidades parecidas e temos um olhar parecido sobre o real.Mas foi bom para quem se interroga pensar um pouco + na abrangência ou latitude das coisas. Obrigada. Bj deluz e paz e um óptimo f.s

 
At dezembro 16, 2005 8:25 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

O "aqui e o agora" é o único tempo que controlamos, é o destino preso à nossa vontade ;)
Lindo texto. É disso que todos precisamos, de ser melhores a todo momento, no nosso momento...para contagiar os outros...
:*

 
At dezembro 16, 2005 8:56 da tarde, Blogger Fátima Santos diz...

partilho este modo de nos esforçarmos por estar na vida e saliento esta frase que me pareceu linda e me fez sorrir:"Então, se eu posso ser amoroso neste momento do agora, eu posso também sê-lo no momento seguinte." e me fez "pensar"na noção de infinitamente pequeno. Boas Festas, Amaral!

 
At dezembro 16, 2005 10:29 da tarde, Blogger lena diz...

sempre excelente o que escreves e o pensamento de Osho
costumo dizer que vivo um momento de cada vez e no presente

envolves-me sempre que aqui passo e deixas-me mais leve

beijinhos

lena

 
At dezembro 16, 2005 10:49 da tarde, Blogger Squeezy diz...

estive na tua webpage...curti as cenAS das imagens :)

 
At dezembro 16, 2005 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

As nossas cognições determinam o que somos e como vemos a vida. Na educação para o optimismo está o segredo para a felicidade, desde que com responsabilidade.

 
At dezembro 17, 2005 8:39 da manhã, Blogger Dulce Gabriel diz...

Inspirada pela paisagem que essa imagem mostra vou então pensar positivo,lembrar situações maravilhosas,carinho e ...Antes disso,dizer,que gostei do que aqui encontrei.

 
At dezembro 17, 2005 8:14 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

Amaral, qnd puderes passa lá por casa. O post de hoje tmb é para ti. Bom f.s. bjs de luz e paz

 
At dezembro 17, 2005 11:10 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Saboreei cada pedacinho deste texto...ele vem ao encontro do que eu também penso. Quantas vezes nos detemos a pensar no passado, a recordar momentos tristes e continuamos a magoar o coração? E quantas vezes sonhamos de mais...projectamos um futuro e nos esquecemos de criar as raízes desse futuro? O PRESENTE...deve vivido com intensidade, como se fosse o ultimo momento da nossa vida. CARPE DIEM...

"Viver é a coisa mais rara do mundo.A maioria das pessoas apenas existe."
(Oscar Wilde)

Um abraço cheio de vida*
Fanny

 
At dezembro 18, 2005 10:49 da manhã, Blogger lique diz...

Acho que com essa teoria até concordo! :)
Vou fazer uma pausa durante as Festas. Do coração desejo-te um Feliz Natal e um óptimo ano de 2006. Beijos

 
At dezembro 18, 2005 1:48 da tarde, Blogger vero diz...

Olá... gostei muito de ler... mas por vezes quando nos estamos a levantar, a vida volta a pregar-nos partidas... se puder, dê uma espreitada ao tema que abordei hoje no meu blog...

Beijinhos e Bom Domingo***

 
At dezembro 18, 2005 5:45 da tarde, Blogger Esther diz...

Temos livre arbítrio para utilizar nosso tempo e cumprir nosso destino...beijo, querido!

 
At dezembro 18, 2005 8:20 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Magnifico este texto!
É sempre bom visitar o teu blog!
Agradeço as tuas palavras no meu blog!
Tem uma excelente semana!
*^*^*^

 
At dezembro 18, 2005 11:07 da tarde, Blogger Jorge Moreira diz...

Bela Reflexão.
Parabéns!
Um Abraço.

 
At dezembro 19, 2005 8:33 da manhã, Blogger Unknown diz...

Olá amigo Amaral gosto muito de te ler, tens sempre coisas de uma sensibilidade deliciosa, quero desejar-te uma óptima semana. e deixar-te um beijinho

 
At dezembro 19, 2005 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu aqui sempre Me Encontro...obrigado

 
At dezembro 19, 2005 9:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

No 'momento' somos. No Agora. Respiramos, sentimos o pulsar dos afectos que o são também só porque nós «somos». 'O mundo é um momento', canta Pedro Abrunhosa... uma pessoa plena de questões sobre o tempo, mas sabe... que só o momento voa connosco, ao ritmo dos barcos que abraçamos... como porto que acolhe a vida, em cada instante de eternidade. 'Momentum'... UM... único, irrepetível... vamos perdê-lo?... Eu não. Vou soltar papagaios de papel coloridos no meu AGORA... e rir, e nada adiar.
Felicidade adiada, projectada para um tempo/espaço não existente é medo de ser feliz já. E ao medo, o nosso pior inimigo, paralizante das realizações eu digo não!

Alguém quer vir comigo soltar papagaios de papel? Vamos colorir o nosso agora'
Eu estendo a mão...

Carinho da Nina Castro
Lisboa

 
At janeiro 02, 2006 7:54 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

dito assim parece estranhamente simples.
no entanto.. não o é.

 

Enviar um comentário

<< Home