Lisboa,

domingo, janeiro 15, 2006

as duas faces da moeda


Há coisas que são difíceis de aceitar. Nós sabemos porquê, eu sei porquê. A nossa mente é complexa. Não é fácil de entender.
A dor é a nossa aflição. Desfaz-nos a vontade e a alegria de viver. Eu quero ter saúde, quero ter prazer, quero ter bem-estar. Não quero a dor nem sofrimento.
A vida existe nesta dualidade contínua. Com as duas faces a co-existirem em pleno. Quero prazer, não quero a dor.
Mas se elas fazem parte da nossa existência, como separá-las e escolher só uma delas?
Poderei eu viver unicamente na ventura, colocando de lado, definitivamente, a desventura?
Eu quero o amor, não quero o ódio! Eu quero o bem, não quero o mal! Eu quero a vida não quero a morte!
Poderei eu vincular-me a um dos polos, única e exclusivamente?
Eu sei que não!
Eu sei que, nesta dualidade, a minha mente quer a certeza da vida, do prazer, da abundância. A mente vive assim, aprisionando-me a ela, àquilo que a faz perdurar. E daqui advém o medo. Medo de perder, medo de morrer, medo de "não ter". As duas partes de mim entram em conflito, exactamente por tais motivos.
A vida é um fluxo. Não pára. Cria vida em cada momento. Certezas e incertezas. Dor e prazer, vida e morte. O certo e o incerto.
Se tentar compreender, poderei encontrar a harmonia. Compreender a dualidade, acolher as diferenças, aceitar as duas faces da moeda.
Viver "contra" qualquer coisa só irá despoletar divisão. Viver "negando" qualquer coisa só irá atrair o que não desejo.
A coisa melhor que podemos fazer será aceitar as duas faces da moeda. Aceitar o sim e o não. Aceitar o bom e o mau. Porque tudo na vida faz parte do mesmo Todo. Tudo o que existe está relacionado com o seu oposto. Tudo tem o seu contrário para se poder manifestar.
Se compreendermos esta dualidade e aceitarmos o Universo como uma parte de nós, se abrirmos a nossa consciência à sã experiência com tudo o que nos rodeia - vamos conseguir a harmonia desejada.
Vou aceitar a tristeza, porque ela faz parte da minha existência, mas vou escolher a Alegria, porque sei que ela também lá está e é isso que eu quero.
Vou aceitar a morte, porque ela faz parte da minha existência, mas vou escolher a Vida, porque é isso que eu quero experienciar neste momento.
Vou aceitar o ódio e o medo, porque eles fazem parte da minha existência, mas vou escolher o Amor, porque é isso que eu quero para este momento do agora.

14 Comentários:

At janeiro 15, 2006 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Compreendo a tua visão e até concordo com ela. Aceito perfeitamente essa dualidade da vida. Só que a escolha do positivo nem sempre é possível, por muito que se deseje. É só essa a minha discordância.
beijos

 
At janeiro 15, 2006 7:12 da tarde, Blogger Ni diz...

Luz e Sombra... aparente dualidade, porém... uma só realidade. Cada uma existe porque a outra É.
Não há contrários, há complementos em espelho.
(...)
A escolha... a acção no momento... aí se manifesta a nossa vontade. Por isso as escolhas são difíceis. Porque dependem de nós... porque nada do que nos é exterior poderá ser alegado para uma possível dor, ou erro. A escolha é pessoal, individual. Pode-se contrapor a isto as escolhas feitas a dois ou em família, ou em grupo. Mas, essa escolha deriva de uma primeira escolha: a de não escolher sozinha.
...

Disperso-me aqui nos comentários...porque os teus posts fazem afluir ao meu sentir tanta coisa...

Queria apenas deixar aqui algo sobre a dor. Fugimos dela. Queremos o lado solar da vida. Mas... ela impõe-se, sob as mais variadas formas. É como uma onda que passa sobre nós... nos lava e leva.... mas deixa algo: uma maneira diferente de sentir a vida e os outros.
Quem já necessitou de consolo... sabe consolar. O momento de dor é uma aprendizagem...e aprender, nem sempre é fácil...mas é necessário.

Carinho

Nina Castro

 
At janeiro 15, 2006 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

o reverso da moeda...
sempre houve e sempre havera ...
lado positivo versus lado negativo...
aceitamos!!!!
Mas escolhemos o nosso caminho!!!!
simmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
beijo e la se foi o fim de semana,,snif snif

 
At janeiro 15, 2006 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá! =)
Eu também reflecti e a minha escolha foi o amor!
Muito bonito o texto, continua assim!
Bom começo de semana!
~*~

 
At janeiro 15, 2006 9:38 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Olá Amigo Amaral,
os teus «posts» são geralmente sobre temas fortes e que dão muito que pensar...
falas em compreender a dualidade, pois é, quem me dera poder compreendê-la, pois dessa forma seria muito mais fácil também aceitá-la. E dessa forma conseguir a harmonia desejada.

Vou «tentar» aceitar a tristeza, porque ela faz parte da minha existência, mas vou escolher a Alegria, porque sei que ela também lá está e é isso que eu quero.
Vou «tentar» aceitar a morte, porque ela faz parte da minha existência, mas vou escolher a Vida, porque é isso que eu quero experienciar neste momento.
Vou «tentar» aceitar o ódio e o medo, porque eles fazem parte da minha existência, mas vou escolher a Saúde, porque é isso que eu quero para este momento do agora.
Bom tema, Parabéns.
Boa semana para ti. Beijokas.

 
At janeiro 15, 2006 10:07 da tarde, Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ diz...

Realmente esta dualidade existe, e sinceramente, eu creio que não podemos fugir disso. Não podemos esperar apenas o "bom". O "mau" também "exige" o seu espaço na nossa vida. Mas mesmo sabendo que temos de lidar com o lado mau... mesmo assim nós procuramos sempre o bom. E assim devemos fazer, assim devemos procurar a felicidade. Sem dúvida que aceitar tudo o que virá é o melhor, podemos evitar muita dor... dor que virá em muito maior intensidade se não aceitarmos as duas faces desta "moeda". Devo dizer que gostei deste teu post, gostei do tema, fez-me reflectir um pouco, e quando assim é, eu fico satisfeito com o que leio.

Aproveito para agradecer as tuas palavras deixadas no Diário.

Um abraço, João.

 
At janeiro 15, 2006 10:53 da tarde, Blogger Living Place diz...

"Existem momentos em que o infortúnio irrompe na nossa vida e não o podemos evitar. Mas ele existe por alguma Razão" - Profeta Elias.
Estive eu a escrevir sobre isto para o meu post do livro à quarta e heis que dou com o teu post, até parece que a frase foi escrita para ti.
Um beijo

 
At janeiro 15, 2006 11:29 da tarde, Blogger Crónicas de Ariana diz...

A escolha é sempre dificil, seja ela de que natureza for.
Toda a escolha implica dois caminhos...
Aceitar nem sempre é fácil, pelo menos quando não é aquilo que desejamos...
Se não fosse assim... como seria?
Não faço ideia...
Saberia eu escolher se não conhecesse o reverso da medalha?

 
At janeiro 16, 2006 11:27 da manhã, Blogger Folha de Chá diz...

Toda a vida é uma aprendizagem de desapego. De tentar dominar a mente e o ego. E de conseguir a libertação. Um dia, gostava de conseguir dar mais passos nesse caminho. :)

 
At janeiro 16, 2006 6:19 da tarde, Blogger lena diz...

Difícil de compreender a dualidade, é mais aceitar ou saber dominar
não sei bem, fazes com que fica a pensar e a reflectir sobre o tema, adoro ler-te por trazeres temas que me deixam assim, mergulhada nas minhas reflexões

beijinhos

lena

 
At janeiro 16, 2006 7:05 da tarde, Blogger Unknown diz...

Já Freud clarificava muito bem isso, Pulsões de Vida vs Pulsões de Morte.

 
At janeiro 16, 2006 9:10 da tarde, Blogger Su diz...

a vida está cheia de dualidades
mas nem sempre é facil escolher o melhor
jocas maradas

 
At janeiro 17, 2006 9:07 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Claro...e sem as duas faces, a moeda não seria moeda! Tudo perderia o encanto! Beijinhos.

 
At janeiro 18, 2006 12:33 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

como dizes valorizamosok nos dáprazer, bem estar, por aí...mas temos k aprender a aaceitar os outros lados, perceber o pq do seu surgimento, aprender algo e por essa oportunidade sermos gratos.
Não é tarefa fácil mas vai valer a pena tentar e tentar... até conseguir.
Tem 1 bom dia, k seja uma boa semana e k estejas bem e fiques feliz. bjocas e ;)

 

<< Home