Lisboa,

quinta-feira, janeiro 19, 2006

happy birthday to me


Ainda tentei encontrar a origem do meu nome, mas não encontrei nada de nada!
As qualidades e os defeitos dos capricórnios já não são novidade para ninguém e, como tinha que conceber um post, escolhi quatro "manjericos" que tivessem nascido neste 19 do mês primeiro, num ano em que o Sporting foi campeão nacional (o Benfica ficou em segundo, sim senhor!).
Ilustres e grandes Homens e Mulheres terão escolhido esta data para experimentarem estas coisas da vida, mas eu escolhi quatro apenas: um inventor, um escritor, um poeta e uma cantora.


James Watt nasceu a 19 de Janeiro de 1736 em Greenock, na Escócia e inventou a máquina a vapor.
Edgar Allan Poe nasceu a 19 de Janeiro de 1809, nos EUA, e é considerado o pai da literatura policial.
Eugénio de Andrade nasceu a 19 de Janeiro de 1923, na Póvoa de Atalaia (Beira-Baixa), com o nome de José Fontinhas, e foi o poeta português mais divulgado no mundo, a par de Fernando Pessoa.
Dolly Parton nasceu a 19 de Janeiro de 1946 no Tennessee, USA, e é uma cantora de música "country", cujo perfil curvilíneo estava no imaginário do cientista "pai" da ovelhinha, Iam Wilmut.

E, como sempre acontece (ou devia acontecer), para finalizar, vou declamar um poema intitulado "sorriso" (hoje, que nem sequer me apetece sorrir...), justamente de Eugénio de Andrade:


Creio que foi o sorriso,
sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa, ficar
nu dentro daquele sorriso.
Correr, navegar, morrer naquele sorriso.



37 Comentários:

At janeiro 19, 2006 8:13 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

meu amigo de luz, parabéns pelo teu nascimento. Só fiquei triste por dizeres k hoje te não APETECIA SORRIR....Mas há dias assim, e se calhar até já passou :)
Desejo k o ano k ora começa seja umano cheio de coisas boas, k a vida te dê e traga tudo o k necessitas, k cada obstáculo se transforme num degrau do teu caminhar.
E estás bem acompanhado, diga-se...
Obrigada tmb pelo poema k partilhaste neste dia.
beijos de luz e paz e parabéns de novo.

 
At janeiro 19, 2006 9:16 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral! Muitos parabéns que se repitam por longos anos!
Tem um bom dia!
~*~

 
At janeiro 19, 2006 10:15 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

;) voltei para te deixar uma lembrancinha.
Origem do nome:
AMARAL: (Português)- onde há amaros, espécie de salva, planta amarga.
Podes ir ao site: http://www.significadonomes.com/

Bjocas doces de luz e paz

 
At janeiro 19, 2006 11:27 da manhã, Blogger Carlos Estroia diz...

Antes de mais PARABÉNS! É a primeira vez que venho aqui, gostei muito. Dá prazer encontrar algém que gosta da vida como ela é.
Continuação!

 
At janeiro 19, 2006 12:39 da tarde, Blogger Cristina diz...

Parabéns :)
e muitas felicidades
beijinhu

 
At janeiro 19, 2006 3:34 da tarde, Blogger Living Place diz...

Parabéns e que ao contrario do que dizes, que sorrias muito e muito e muito.
Jocas muito grandes

 
At janeiro 19, 2006 4:05 da tarde, Blogger A .Carlos diz...

Olá Amaral,
Parabéns, e que se repitam muitos anos, com muitas Felicidades
Abraços
:)

 
At janeiro 19, 2006 4:59 da tarde, Blogger elisa diz...

Ah, ainda bem que cá vim ter hoje: Muitos parabéns! desejo-te tudo de bom, do fundo do meu coração.
Fica com um abraço e o um sorriso...dá sempre jeito um sorriso;)
Beijinhos

 
At janeiro 19, 2006 5:08 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Parabéns querido Amaral! É engraçado como nos conhecemos há tão pouco tempo e o carinho que sinto por ti é como se fosse tão antigo!

Desejo-te muita saúde, muito amor, muita paz e muitos sorrisos crescentes na tua alma!

Os aromas que vêm de ti são brisas de ternura em nossos corações.

Um abraço e muitos beijinhos com sabor a festa*

Fanny

 
At janeiro 19, 2006 5:39 da tarde, Blogger Ana diz...

Parabéns!!
Se não for muito indiscreto da minha parte, posso perguntar quantos?

 
At janeiro 19, 2006 5:58 da tarde, Blogger Unknown diz...

Parabéns meu bom amigo, que repitas esta data tantas vezes quantas tu as desejares. Beijinhos e felicidades

 
At janeiro 19, 2006 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Já que esta tecnologia existe, aproveito para partilhar aqui umas palavrinhas...

Vou reiterar todos estes "Parabéns" que, com agrado, aqui vejo e desejar ver sempre em ti paz, saúde, força para seguires o caminho e tirares dele o máximo para poderes sempre ensinar e mostrar como é e como devemos fazer para lá chegar.

Que este ano traga muitos momentos para juntos sorrirmos.

Beijo grande do filho.

 
At janeiro 19, 2006 6:33 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

P A R A B É N S!!! Com todas as letras, um dia muito especial, junto dos amigos e com quem amas.
Um ano "encantado" e cheio de sorrisos. Aqui vai o meu :)
beijinhos

 
At janeiro 19, 2006 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Querido amigo Amaral, muitas e muitas felicidades pelo dia que se comemora teu nascimento abençoado.
Desejo que a vida siga te trazendo amor, paz, saúde, alegrias e a sabedoria que tão generosamente partilhas conosco. É ótimo conhecer-te aqui do outro lado do Atlântico. Beijos,
Jo

 
At janeiro 19, 2006 7:35 da tarde, Blogger Vica diz...

Querido Amaral, desejo-te todas as felicidades do mundo, não só hoje, como em todos os dias da tua vida! Salve o 19 de janeiro!! Beijos!

 
At janeiro 19, 2006 9:53 da tarde, Blogger Nina diz...

Deixo-te um Beijinho Mto Grande c desejos de mtas Felicidadesssssssssssssss....Parabéns amiguito :)

Beijinhos

 
At janeiro 19, 2006 10:57 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eugénio de Andrade é sempre uma excelente escolha. Parabéns

 
At janeiro 19, 2006 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olha gostei do blog e parabens amigo capricorniano...eu tb sou ...so que ainda faço em Dezembro...andei a ler os signos...e vamos ter uam nao espetacular rss e sabes tenhoa aqui um livro com as caracteriasticas dos nomes..se quiseres dp mando-te
beijo pensadora

 
At janeiro 19, 2006 11:35 da tarde, Blogger Esther diz...

meu lindoooo!!!mesmo você estando a 2horas ( para mais ) de mim, ainda deu tempo para te mandar um beijo de felicidades e parabéns pelo teu dia! Amanhã certamente você terá razões para sorrir..como diz Guimarães Rosa :
"A vida é assim..esquenta e esfria , aquieta e depois desassossega..o que ela quer da gente é coragem!" Beijo, querido!

 
At janeiro 20, 2006 12:30 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMARAL
Começo por pedir desculpa de ter chegado uns minutos atrasada, para te dar os Parabéns.
Mas, como não sabia de nada, e só me foi possível ver agora, vou penitenciar-me, enviando-te uma poesia de Álvaro de Campos (espero que gostes):

Álvaro de Campos

Aniversário

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu era feliz e ninguém estava morto.
Na casa antiga, até eu fazer anos era uma tradição de há séculos,
E a alegria de todos, e a minha, estava certa com uma religião qualquer.
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
Sim, o que fui de suposto a mim-mesmo,
O que fui de coração e parentesco.
O que fui de serões de meia-província,
O que fui de amarem-me e eu ser menino,
O que fui — ai, meu Deus!, o que só hoje sei que fui...
A que distância!...
(Nem o acho... )
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!
O que eu sou hoje é como a umidade no corredor do fim da casa,
Pondo grelado nas paredes...
O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),
O que eu sou hoje é terem vendido a casa, É terem morrido todos,
É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos ...
Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!
Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,
Por uma viagem metafísica e carnal,
Com uma dualidade de eu para mim...
Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!
Vejo tudo outra vez com uma nitidez que me cega para o que há aqui...
A mesa posta com mais lugares, com melhores desenhos na loiça, com mais copos,
O aparador com muitas coisas — doces, frutas, o resto na sombra debaixo do alçado,
As tias velhas, os primos diferentes, e tudo era por minha causa,
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos. . .

Pára, meu coração!
Não penses! Deixa o pensar na cabeça!
Ó meu Deus, meu Deus, meu Deus!
Hoje já não faço anos.
Duro.
Somam-se-me dias.
Serei velho quando o for.
Mais nada.
Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira! ...
O tempo em que festejavam o dia dos meus anos!...
BEIJOKAS DA KALINKA.

 
At janeiro 20, 2006 12:36 da manhã, Blogger Kalinka diz...

Pois, também fiz uma pesquisa e caso tivesses nascido em 1950...ñ sei em que ano foi...apenas o dia e mês...no entanto em 1950 seria desta forma anunciado o teu nascimento:

Dia da semana,
19 de Janeiro de 1950
O Presidente da República Portuguesa, Óscar Carmona, proclamou, num breve discurso ao país, que hoje será dia de celebração nacional pelo nascimento de Amaral Nascimento. Era evidente o seu contentamento pelo tão aguardado nascimento. Hoje, na sua curta visita ao bébé, Óscar Carmona, reencontrou várias personalidades da sociedade portuguesa, mostrando-se bastante animado. O dia 19 de Janeiro de 1950 será, a partir de agora, uma data importante no calendário nacional.
Vês...??? não é qq pessoa!!!

 
At janeiro 20, 2006 11:03 da manhã, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

Parabéns Amaral...

Sei que são atrasados...
mas mais vale tarde e sentidos... do que nunca!

Abraço

 
At janeiro 20, 2006 4:25 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Muitos parabéns, e que a gente vá vendo.
Saudações leoninas.
VIVA O SPORTING!
Ricardo

 
At janeiro 20, 2006 4:27 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

PARABÉNS, PADRINHO!!
Espero que este dia se repita por muitos e longos anos, sempre da melhor maneira, cheio de coisas boas. São os votos da tua afilhada
Tânia.

 
At janeiro 20, 2006 10:57 da tarde, Blogger Su diz...

parabens e mtas felicidades, sempre
jocas maradas

 
At janeiro 20, 2006 11:07 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Queriducho.,..venho a correr dar-te os parabéns...mas beijos não posso dar-te porque estou com gripe e depois pego-te o vírus....hehhehehhe

Meu querido, muitos, muitos parabéns. BShell

 
At janeiro 21, 2006 8:45 da manhã, Blogger Jorge Castro (OrCa) diz...

Cheguei cá por sugestão da TMara... Não chego cedo, na verdade, mas chego a tempo de deixar um cibernético abraço pela passagem desse aniversário, mas com reais votos de que ele se repita por muitos e faustosos anos.

E, quem sabe?, talvez por um destes dias nos encontremos por aí, nalguma esquina da vida, e possamos pôr o abraço em dia.

 
At janeiro 22, 2006 12:20 da manhã, Blogger Folha de Chá diz...

Parabéns, Amaral!!! Desculpa só hoje passar por aqui e saber. Vão atrasados, mas são sinceros, os meus desejos de muitas e muitas felicidades. Tudo de bom, muita Luz. :) Parabéns!

 
At janeiro 22, 2006 3:28 da manhã, Blogger Eli diz...

Parabéns (atrasados)!

:)

 
At janeiro 22, 2006 9:51 da tarde, Blogger Elsa diz...

Amaral,
Eu sabia que só podias ser capricorniano!!! :-))) ...como eu...
Um beijo enorme, ainda que atrasado, mas sempre verdadeiro!!
Que o teu dia tenha sido tão feliz quanto o meu.
Um abraço apertado...
beijos!!

 
At janeiro 23, 2006 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

No dia do seu aniversário sugerimos-lhe que peça à memória que lhe traga apenas a lembrança dos dias felizes da sua vida passada. Enquanto isso lembre-se que os seus amigos do Optocentro lhe desejam para hoje e para todos os dias futuros as maiores venturas.

 
At janeiro 23, 2006 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabéns atrasados, Luís querido! Que contes muitos, se possível sem te perdermos de vista :) Um beijo enorme.

 
At janeiro 24, 2006 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

olha, olha, ainda ñ tinha reparado nisto =) PARABÉNS... atrasados!
***

 
At janeiro 25, 2006 7:17 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

É certo que não te visito há uns dias, por isso não me apercebi do teu aniversário, nem li muitas das coisas que estou a ler agora. Os parabéns vão atrasados...Beijinhos

 
At janeiro 25, 2006 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ocupada que ando com trabalho, sem tempo para leituras, nem me apercebi de que fazias anos.
Não podia deixar de te dar os parabéns, mesmo que atrasados.

Beijinho de Parabéns, com os votos de tudo de bom para ti e os teus.

sofia p (otecto)

 
At janeiro 27, 2006 6:47 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral
Passei por aqui e, para além de te desejar muitos parabéns, embora atrasados, quero dizer-te que há outra pessoa importante que nasceu a 19 de Janeiro: O meu filho - e também tem Amaral no apelido.
Felicidades e um abraço

 
At março 02, 2007 3:06 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

That's a great story. Waiting for more. »

 

<< Home