Lisboa,

segunda-feira, janeiro 09, 2006

o sono


"A alma deixa o corpo o todo o momento. Continuamente. Ao longo de toda a vida. Foi por isso que Nós inventámos o sono.

O sono é isso.

Ao longo da vida, a alma busca periodicamente o rejuvenescimento, o reabastecimento, se quiseres, para poder continuar a arrastar-se nesse transporte que é o corpo.
Pensas que é fácil para a tua alma habitar o teu corpo? Não é! Pode ser simples, mas não é fácil! É uma alegria, mas não é fácil. É a coisa mais difícil que a tua alma já fez!

A alma busca um verdadeiro estado de ser. A alma é leveza e liberdade. É também ausência de limites e de dor; sabedoria perfeita e amor perfeito.
É todas estas coisas e muito mais. Mas experiencia muito poucas coisas destas enquanto se encontra no corpo.

O "sono" é a experiência da alma a deixar o corpo.
Fá-lo diariamente, através da experiência a que chamas sono.

Pensavas que adormecêssemos porque o corpo precisa de descansar?
Estás enganado. É ao contrário. A alma procura descansar e, por isso, faz com que o corpo "adormeça".

A alma deixa literalmente cair o corpo (por vezes no sítio onde está de pé) quando se cansa dos limites, do peso e da falta de liberdade de estar no corpo. Deixa o corpo quando precisa de se "reabastecer"; quando se cansa da não verdade, da falsa realidade e dos perigos imaginados e quando busca, mais uma vez, restabelecer, tranquilidade, repouso e um re-despertar da mente. Quando a alma se liga a um corpo pela primeira vez, acha a experiência extremamente difícil. É muito cansativa, especialmente para uma alma recém-chegada. É por isso que os bebés dormem muito.

Quando a alma recupera do choque inicial de estar novamente ligada a um corpo, começa a aumentar a sua tolerância. Fica mais tempo nele.

Ao mesmo tempo, a parte a que chamas mente entra no esquecimento - tal como foi concebida para fazer. Mesmo as fugas da alma do corpo, agora menos frequentes, embora diárias, nem sempre levam a mente de volta à relembrança.
De facto, nesses períodos a alma pode estar livre, mas a mente pode estar confusa. Assim, o ser pode perguntar: "Onde estou? O que estou a criar?" Essas buscas podem conduzir a jornadas vacilantes; até mesmo assustadoras. A essas viagens chamam "pesadelos".

Por vezes, acontece exactamente o contrário. A alma chega a um lugar de grande recordação. A mente será então despertada, o que a encherá de paz e alegria - que experienciarás no teu corpo quando regressares a ele.

A pessoa de grande sabedoria precisa de dormir pouco."

(Neale Walsch in "Conversas com Deus")

22 Comentários:

At janeiro 09, 2006 8:57 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

ai irmão...,sei k o k dizes e a mais pura verdade. E + uma vez o dizes tão bem, de forma tão acessível à compreensão de todos...
só k, eu durmo ppouco (média 4H), mas sei k a última frase se não me aplica. Continuarei a trabalhar para lá chegar um dia.
Boa semana. bjs de luz e paz e;)

 
At janeiro 09, 2006 8:58 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

Em tempo: n/ resiti ... "fanei-te" a imagem.Bjoca

 
At janeiro 09, 2006 10:05 da manhã, Blogger mdm diz...

Tão boa a imagem e a sensação da alma sair do corpo! Um cantinho de paz!

 
At janeiro 09, 2006 10:18 da manhã, Blogger Living Place diz...

O que aqui escreveste, está tudo dito de forma diferente nos livros de Richard Bash, por isso é que muitas das pessoas que conheço não gostam deste autor, acham-no muito sonhador, muito pouco realista... eu acredito em tudo o que le diz, assim como aquilo que aqui descreves.
Mas a nossa sociedade ainda vive muito no material.... pena...

 
At janeiro 09, 2006 12:51 da tarde, Blogger anapaula diz...

Gostei bastante deste post e da imagem que escolheste para o ilustrar. É uma visão interessante sobre o sono, dando um papel de relevo à alma. Francamente nunca tinha pensado nisto desta forma.

E dá que pensar.

Beijinhos e boa semana

 
At janeiro 09, 2006 4:59 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

Ainda me falta IMENSA sabedoria, então. Porque gosto de dormir. :)

 
At janeiro 09, 2006 5:43 da tarde, Blogger Vica diz...

Pois é, devo ter ficado mais sábia, antigamento dormia tanto, e hoje durmo tão pouco (para os meus padrões antigos). Mas gostaria de dormir mais...
Um beijão pra ti!

 
At janeiro 09, 2006 5:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Delicioso a alma em liberdade. Eu não consigo dormir pouco, preciso mesmo é de 8 horas ideais, mas tenho que me contentar com 6 no dia a dia. Sabe, li uma vez que a hora do crepúsculo abre uma janela cósmica que permite à alma vislumbrar sua vida em liberdade de matéria.
Também gosto e creio nas verdades encerradas na literatura de Richard Bach. o livro de título UM, por exemplo, é muito interessante. Beijinho,
Jo

 
At janeiro 09, 2006 7:00 da tarde, Blogger Vica diz...

Fiquei preocupada com uma parte do teu comentário: vamos nos apercebendo de que a tua escrita não nos diz nada... é tão ruim assim? Eu sou como sou no blog, quando copio algo, sempre cito a fonte. De resto, estou lá, nas fotos, nas linhas e entrelinhas.

 
At janeiro 09, 2006 7:26 da tarde, Blogger Amaral diz...

Vica, já te respondi no teu blog.
Eu seria incapaz de fazer uma afirmação dessas. A tua escrita é maravilhosa e espero que continue.
Está dissipado o mal-entendido!

 
At janeiro 09, 2006 8:19 da tarde, Blogger Ni diz...

O momento do sono- sonho, ao contrário do que é comum pensar-se, não é uma fase de inconsciência, mas de total consciência. Somos um espírito, uma essência, uma centelha Divina, uma parte única e imprescindível do TODO... quer dentro de um corpo quer fora dele.
o TODO é como o mar. Todos nós somos água- fluidez-parte Dele e todos regressaremos a Ele (e, por conseguinte, a Nós mesmos)...

Sono... Sonho... o plano onde por vezes procuramos a sabedoria, a força, a resposta, a memória... que no estado de vigília, dispersos por tantos ruídos, não conseguimos descortinar.

O plano onde nos encontramos com quem amamos (a começar por nós mesmos, ou alguém... distante no espaço ou no tempo... se bem que tempo e espaço eu sinto-os como um TODO, particionado e rotulado pelos homens... porque têm necessidade de rotular tudo e todos).

Amaral... desculpa se estou a expressar demasiado a minha opinião, mas... não é mera teoria, são vivências mesmo.

Gostei imenso do tema do teu 'post'... É um assunto sobre o qual falaria... falaria...

Abraço.

Nina

 
At janeiro 09, 2006 8:54 da tarde, Blogger Desconhecida diz...

Adorei este Post!

Obrigada pelos teus belissimos e sábios comentários!

 
At janeiro 09, 2006 10:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

seja qual for o motivo... ADORO dormir! =)

 
At janeiro 09, 2006 10:06 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Sim, a alma passeia e muitas vezes visita outras moradas, outras pessoas queridas e quando volta, cheia de energia desperta em nós esperança, porque ela sabe que há muito mais...
beijinho

 
At janeiro 09, 2006 11:39 da tarde, Blogger Carla diz...

Adorei ler-te como sempre belas as palavras...
Bjx e boa semana

 
At janeiro 10, 2006 8:40 da manhã, Blogger Unknown diz...

Pois meu amigo Amaral venho cá e fico a par de conhecimentos que nunca ouvi nem pensei, mas se tu o dizes lá sabes em que te baseias para tal. Tenho a dizer-te que sou uma pessoa que necessito de dormir muito...Beijos amigo

 
At janeiro 10, 2006 6:02 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral, já li e reli "Conversas com Deus"
e hoje voltei a ler um pouquinho aqui e como me alimentou, acho que era isso que precisava de sentir neste momento, sentir que a alma pode mais que o corpo, até a imagem me deu uma paz interior

obrigada

beijinhos meus

lena

 
At janeiro 10, 2006 6:09 da tarde, Blogger Esther diz...

Gostei muito da reflexão , querido Amaral e concordo com ela...Agora a relação entre sabedoria e pouco dormir não estou certa, mas tomara que seja verdadeira: durmo pouquíssimo desde criança..3 a 4 horas bastam...beijo!

 
At janeiro 10, 2006 11:47 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Lindo este tema Amaral.
Nunca ouvi nada sobre o assunto e estava a pensar o contrário, precisamente...
Pensavas que adormecêssemos porque o corpo precisa de descansar?
Estás enganado. É ao contrário. A alma procura descansar e, por isso, faz com que o corpo "adormeça".
BOA IDEIA. Foi bom ter passado por aqui, mais uma coisa que aprendi.
Beijokas.

 
At janeiro 11, 2006 8:56 da tarde, Blogger DaJe diz...

O domínio do corpo sobre a alma ou o contrário? Mas o que é na sua essência a alma?? Não é palpável, logo difícil de conceber. Existe, sim! Todos sabemos, mas o que é ao certo, de onde vem e para onde vai? Deambula de corpo em corpo, de vida em vida? Com que propósito? A mando de quem? É fascinante e inquietante por falta de resposta exacta e definitiva. A alma é magia... transparente...
Bons sonos, Bons sonhos (ou segundo o autor, bons lugares de grandes recordaçãos que encha o teu corpo de paz e alegria!
beijinhos*

 
At janeiro 11, 2006 9:28 da tarde, Blogger Kalinka diz...

AMARAL:
Cada dia escreves temas tão surpreendentes e verdadeiros, que se nos escapa, no caminho diário desta vida de corre-corre...mas, que me faz bem, quando aqui chego e os leio. Adoro.
Gostei desta parte:
Se eu quiser adormecer e o ruído (o pingo ou as vozes exteriores) estiverem a incomodar-me, tenho que concluir que não são elas que me estão a incomodar; eu é que estou a incomodar-me por causa delas.PURA REALIDADE...
Mas, isso acontece c/muita frequência comigo, pois não suporto ruídos, sejam eles quais forem.
Venho informar-te que já coloquei hoje o 1º artigo de conhecimento geral, e gostaria que lá fosses ver e dar uma opinião, pois como é uma experiência nova, logo vejo se vale a pena continuar ou, não, depende do feedback que receber.
Beijokas.

 
At março 03, 2007 4:11 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

This is very interesting site... Levitra information online ppc bids 4 webmasters Mcse contractors Bmw gs pd http://www.cheap-bontril.info/Depression-venlafaxine.html Venlafaxine stories Car+alarm+companies Subaru wiring schematics engine evista pills T h e swimwear venlafaxine xl Surveillance atm camera Mini-split air conditioners Define merchant account Venlafaxine+side+effects Who was responsible for the melissa computer virus

 

<< Home