Lisboa,

sexta-feira, janeiro 20, 2006

a prenda inesperada

O POST QUE EU HESITEI EM COLOCAR:

Deve ter sido entre as 8 e as 9 da manhã do dia 19 de Janeiro de 2006.
Estava deitado sobre o meu lado esquerdo, tapado até ao pescoço, no quentinho do edredon.
Comecei por sentir passos no quarto, a aproximarem-se da cama. Senti um arrepeio, e todo o corpo foi percorrido por uma espécie de formigueiro, dos pés à cabeça.
Um pouquinho de medo surgiu, mas rapidamente o controlei. Deixei-me ficar, na mesma posição, sem me mexer, e aguardei, esperando, simplesmente.
Então, senti que, por detrás de mim, o colchão baixou como se alguém se tivesse sentado na cama. Uma mão pousou sobre o meu ombro direito, enquanto que um corpo se debruçava sobre mim. Senti-o perfeitamente, sem qualquer espécie de medo. Não conseguia ver-lhe a cara.
Procurei mover-me, mas nenhum músculo obedecia.
Então, senti quem era. Não lhe ouvi qualquer palavra. Nenhum som. Só eu, possuído duma alegria interior, pronunciava coisas como "gosto de ti, gosto de ti"...
Depois, procurei falar, gritar para que alguém me ouvisse dizer que "ela" estava ali comigo... Procurei mover as pernas, mas nem um pequeno movimento consegui. As palavras pareciam sair da minha boca, mas... sem som. Ninguém me ouvia.
Então, deixei-me ficar. Numa paz, num bem-estar, numa tranquilidade total. Completamente imóvel, com aquele corpo debruçado sobre mim, sentia-me plenamente bem. Sem pronunciar uma palavra, sem emitir qualquer som, aquela presença transmitia-me uma sensação de bem-estar indescritível.
Fiquei ali com ela não sei quanto tempo.
Depois, a sua mão deixou-me o ombro, senti que se levantava da cama, e senti-lhe os passos a afastarem-se.
... E a minha mãe foi-se, calmamente, na mesma paz, no mesmo silêncio. E eu pude mover o corpo, outra vez, e voltar-me na cama.

Escrevo isto, poucas horas depois de ter acontecido. Passou-se exactamente assim! No instante em que aquela presença se debruçou sobre mim, eu senti imediatamente que era a minha mãe.
Que me lembre, nunca sonhei com ela, e ela já faleceu há muitos anos...

Foi simplesmente um sonho, aquilo que se passou?...
O que posso afirmar é que tudo pareceu tão natural, tão real, que me apressei a vir transcrevê-lo, antes que esquecesse algum detalhe!...

36 Comentários:

At janeiro 20, 2006 12:39 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral !
Que bonita a descrição da prenda que recebeste. Seria um sonho, com características assim tão naturais e reais como disseste ? Talvez nós não tenhamos outra palavra em nossa limitação material e por isso a que mais se aproxima é esta mesma - sonho. Mas na minha opinião tu vivenciaste realmente esta presença. Me aconteceu algo semelhante há muitos anos, quando no dia do meu aniversário uma presença, que eu sei que era minha avó falecida meses antes, me conduziu a encontrar numa caixa dentro de um armário pouco visitado da casa uma fotografia que me é muito significativa. A alegria que experimentei naqueles momentos ainda deixa rastros em minh'alma, tamanha a realidade do momento. Uma vez mais te agradeço a partilha. Beijos,
Jo

 
At janeiro 20, 2006 9:37 da manhã, Blogger Living Place diz...

Olha amigo, estou a chorar, o que não é bom, pois estou no emprego e toda arrepiadinha.
Choro porque ainda ontem, quando mexia nas minha recordações, me lembrei de algo que tive medo de colocar em post, medo que pensassem que sou maluquinha, agora deste-me força para colocar, parece que foi um sinal que devo de partilhar isto.
Depois, estou arrepiada porque tiveste uma benção divina, a tua mãe deve de gostar muito de ti para descer dos céus, ela protege-te.
Força amigo, vês como tinhas muito motivos para sorrir.

 
At janeiro 20, 2006 11:10 da manhã, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

Perante tamanha descrição...
Sim meu amigo, é a pessoa que desejava o teu coração
Veio ver-te, estar ter contigo
Pois sentiu que por ela ansiavas
Era ela que sonhavas... e foi lindo esse momento, apesar de preso de movimento.

Gostei deste cantinho
Se voltarei ou não, não o sei
Apenas gostei...

Abraço

 
At janeiro 20, 2006 11:31 da manhã, Blogger Fátima Santos diz...

Viva, Amaral. Soube na TMara do´teu anrsário. Parei a ler este encontro com a tua mãe - bela oferta de aniversário! Deixo-te com votos de Paz, Serenidade...Parabéns por tudo!

 
At janeiro 20, 2006 12:41 da tarde, Blogger Ana diz...

A Tmara tinha razão... valia a pena cá vir ! Fiquei impressionada com o que li! Um texto que me comoveu, porque expressa uma ternura infinda por quem já partiu! Deixo-te um beijo... e parabéns pelo dia de ontem.

 
At janeiro 20, 2006 12:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Há muita coisa na vida e na morte para a qual não temos explicação...se foi sonho ou algo mais não sei...mas se te deu paz sentir essa presença essa força...ainda bem que aconteceu...um dia gostava de me encontrar com todos que já partiram...
beijos pensadora

 
At janeiro 20, 2006 1:37 da tarde, Blogger Silêncios diz...

É uma das coisas , para a qual não encontramos uma explicação racional...mas tb não interessa; o que importa é a paz que te trouxe, por momentos, que fosse...
Já agora, feliz aniversário, um pouco atrasado

 
At janeiro 20, 2006 2:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

no q respeita à parte em q tiveste um encontro c um ente querido já falecido, foi um sonho!

no q respeita à parte q, de certo modo, diz q viveste uma situação mt esotérica, misteriosa, é realidade!

agr estás a perguntar-te: "qual é a diferença?!" =)

 
At janeiro 20, 2006 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral, tomei a liberdade de te enviar um email para o teu email pessoal... espero que não te importes, mas o que li aqui, não me é estranho. Obrigado e desculpe.
beijo
Elsa

 
At janeiro 20, 2006 3:25 da tarde, Blogger Luis Carlos diz...

Amaral,

Esta é a primeira vez que comento no Blog.

Quanto à tua experiência que tiveste, é mesmo verdadeira, a tua mãe continua a existir, não na mesma forma que tu e eu existimos neste momento.

Ela esteve ao pé de ti, por que tua alma puxou-a para ti, a tua mente não foi capaz de racionalizar e enquadrar o que estava a acontecer nesta realidade e, perdeu-se; o corpo congelou perante a experiência e por fim; a tua alma rejubilou com o acontecimento.

Sei do que falas, já me aconteceu o mesmo, não com a minha mãe (pois ela está viva), mas com outras pessoas queridas que faleceram.

Muitos parabéns pela idade e pelo teu blog,
Luis Carlos

 
At janeiro 20, 2006 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Há muito que não te comentava, mas hoje, depois de me terem dito para vir aqui não posso deixar de fazer. Acredita que fiquei feliz por ti ao ler o teu relato. E mais, eu acredito que não foi um sonho. Somos seres espirituais que temporariamente habitamos um corpo, por isso podemos ser eternos. Os que amamos nunca nos deixam verdadeiramente. Apenas passam para outra dimensão de onde é possível comunicar connosco. Só não sei é interpretar os sinais que recebeste. Mas tu saberás. Procura no teu coração, fora da mente racional. Um abraço. P.S. Parabéns embora com um dia de atraso. És do meu signo e do meu mês. António (http://momentosdevida.blogs.sapo.pt)

 
At janeiro 20, 2006 5:50 da tarde, Blogger Vica diz...

Ah, que lindíssimo! Sonho ou não, a verdade é que tua mãe esteve contigo! Bom fim-de-semana! Beijos!

 
At janeiro 20, 2006 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amigo Amaral
Comoveu-me este relato...ele reflete talvez a tua necessidade de colo, protecção, que continuas a sentir...as coisas vão melhorar, vais ver.

 
At janeiro 20, 2006 8:30 da tarde, Blogger Unknown diz...

O comentário anterior é meu...percebes agora a relação.

 
At janeiro 20, 2006 9:15 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Coisas acontecem sem que haja explicação. Estamos ligados a quem amamos por laços invisíveis... eles estão connosco e sabem a falta que sentimos... Quando o meu pai faleceu eu não aceitava... até que em sonho falou-me. No fim disse que eu precisava adormecer e eu não queria e perguntei-lhe: Quando acordar, ainda vais estar aqui?. Acabei por adormecer e acordar tranquila com a certeza de que eu não estou sozinha...
um beijinho.

 
At janeiro 20, 2006 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Nem vale a pena as vezes na vida perdermos tempo a questionar o que foi ,,como se chama o que nos aconteceu.
Foi bom??
Trouxe-te felicidade??
Disfruta!!!!!
Um beijo ,,Parabens

 
At janeiro 20, 2006 10:11 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

e sentiste todos os teus sentidos bem despertos, não foi?
Só o movimento te estava tolhido?
Podias ver o quarto, ok estivesse no teu cmp de visão mas moveres-te não...
K maravilhosa prenda o universo te deu amigo. Bjs de luz e paz

 
At janeiro 20, 2006 10:59 da tarde, Blogger Su diz...

se foi bom, valeu a pena
deixo-te jocas muitas e maradas

 
At janeiro 21, 2006 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Então o senhor Amaral quer que eu relate as experiências pelas quais passei (e passo) e hesitou para contar algo tão natural? ;)
A verdade, Amaral, é que a maioria das pessoas é como São Tomé - querem ver para crer.
Nós cremos e por isto vemos. As outras dimensões estão aí, aqui, entrecruzando-se com o que chamamos de realidade (a Matrix).
Vê quem pode. Melhor, vê e sente quem QUER.
Obs.: No Brasil estas coisas não espantam muito. Este é um país muito espiritualizado. Em Portugal sei que as pessoas têm os pés mais no chão, na vida terrena. No entanto, são chegados os tempos em que o planeta não vai conseguir passar ao largo das verdades espirituais.
Beijão, Amaral
Savana

 
At janeiro 21, 2006 10:51 da manhã, Blogger unknown diz...

muito bonito realmente..gostav de um dia poder dizer o mesmo...dizer k ela estava ali comigo..não a mãe que tenho mas a que gostaria de ter..aquela que está cá dentro e nunca nos deixa em sós quando temos medo..quando choramos ou quando a queremos abraçar..bj muito bonito mais uma vez

 
At janeiro 21, 2006 6:31 da tarde, Blogger lena diz...

linda prenda que tiveste Amaral, gostava muito de ter vindo aqui no dia 19, dar-te os parabéns e um abraço apertado, não foi possível, mesmo atrasados vão os meus parabéns para ti querido amigo, que seja sempre um dia lindo e especial, pois muitos momentos bons tenho recebido de ti
não sei se foi sonho, o que te aconteceu, o importante foi que sentiste a presença da tua mãe, esses momentos são para mim reais,
lindo este momento, as lágrimas correm no meu rosto, porque me emocionaste e sinto saudades de alguém que também partiu mas que existe em mim,


beijos para ti e um forte abraço. acredita não fou um sonho

 
At janeiro 21, 2006 7:18 da tarde, Blogger Ana diz...

O teu texto está lindo...transmite muito bem aquilo que sentiste! Fez-me pensar na minha avó, de quem tenho muitas saudades!!!
Deve ter sido uma prenda fantástica! :)

 
At janeiro 21, 2006 8:24 da tarde, Blogger Esther diz...

Oi, Amaral querido! Parabéns pelo presente, que certamente fizeste por merecer.Penso que ela veio te dar um "abraço" de amor incondicional - aquele que é realmente eterno - justamente por vc estar num dia em que não te apetecia nem sorrir ( como disseste na posta)...Grande beijo!

 
At janeiro 21, 2006 9:50 da tarde, Blogger Zeca diz...

As nossas Mães são assim, aparecem sempre quando não são esperadas.
Dedo em riste e com beijos de carinho.
Estejam onde estiverem estão e estarão sempre presentes.
Fos-te bafejado pelo calor do Amor de quem és muito querido.
Desculpa, mas não podia deixar de te plagiar.
Fica bem

 
At janeiro 21, 2006 10:49 da tarde, Blogger Carla diz...

Não sei se seria um sonho, mas mãe está sempre presente, para além da vida, para além do tempo...

 
At janeiro 21, 2006 11:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

A descrição que fizeste está perfeita!
Na minha opinião foi mais que um sonho!
~*~
Tem um óptimo domingo!

 
At janeiro 22, 2006 12:18 da manhã, Blogger Folha de Chá diz...

:) Gosto muito deste teu post e da visita que tiveste.

 
At janeiro 22, 2006 3:22 da manhã, Blogger Eli diz...

Espetáculo.

Acredito que as nossas crenças movem mesmo as tais montanhas e, acredito também, que tenhas sido visitado, tal foi o teu momento intenso de acreditar!

Não precisamos de provas para isso... mas tu tiveste várias. A tua paz foi uma delas!

:)

 
At janeiro 22, 2006 3:51 da tarde, Blogger greentea diz...

achei linda a tua descrição. Nunca estamos sós.!
Algum tem depois de a minha filha ter nascido, eu estava sozinha em casa, era noite e tudo estava tranquilo, a bebé estava ao meu colo, acabada de tratar. Senti mas senti claramente que a minha mãe ali estava para a conhecer, para a ver para a proteger e voltou ainda mais duas ou três vezes...
Uns dois anos depois, a outra avó morreu numa terra distante, numa noite invernosa. Eu fiquei em casa com a menina. De manhã cedo, na cozinha enquanto fazia um café para me confortar, senti que ELA ali estava, para ver a casa que não conhecia, para se despedir de mim e da neta que ainda dormia.
Foi lindo , nunca tive medo e em alturas dificeis peço orientação a uma e a outra, essas duas avós que sempre nos têm ajudado a ultrapassar a crueza, por vezes, dos dias.
Um beijo para ti por partilhares essa visita

 
At janeiro 22, 2006 9:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bem!...

 
At janeiro 22, 2006 11:35 da tarde, Blogger Mike diz...

Parabéns!

 
At janeiro 23, 2006 9:59 da manhã, Blogger Tilangtang diz...

nem foi sonho nem realidade. foi aquilo que vive no permeio e que eu não conheço o nome, apenas o sentir.

 
At janeiro 23, 2006 3:20 da tarde, Blogger sarapico diz...

antes de mais parabéns!!! atrasados mas contam! não o conheço e esta é a primeira vez que venho a este blog, via as musas, e perante o seu relato não podia ficar indiferente!! porque penso muito nos meus avôs e uma experiência como a sua, tão real e num dia especial deve ter sido um bálsamo para enfrentar os dias futuros!!
sonho muitas vezes com os meus avôs, que não estão doentes.....que estão aqui perto de mim.....!!!
bem sonhar é vivenciar!!!

 
At janeiro 23, 2006 8:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tão bonito... Fiquei arrepiada e comovida. Fico muito feliz com o presente que recebeste, foi uma dádiva a que nem todos têm acesso. Um beijo enorme.

 
At janeiro 24, 2006 5:00 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Sonho ou não...foi um lindo presente que recebeste!

Eu acredito que tenha sido a tua mãe...embora eu nunca tenha presenciado algo assim. Houve alguém que me contou que sentiu uma brisa perfumada...uma sensação de estar junto de alguém que lhe fazia muito bem...Ainda mais, uma prova de que esse alguém esteve com essa pessoa, deixou-lhe na mesinha de cabeceira um chocolate...(?)

Mistérios...sensações inexplicáveis que só quem passa por elas acredita sabe dar o verdadeiro valor!

Um dia...tenho de confessar que senti alguém sentado na minha cama...esse alguém está vivo, mas distante. Agora eu pergunto? Foi sonho? Creio que não...é muito estranho!

Abraço-te com carinho*

Fanny

 
At janeiro 27, 2006 6:51 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Que relato lindo. Agradeço teres querido paratilhá-lo conosco.
Um abraço

 

<< Home