Lisboa,

segunda-feira, janeiro 23, 2006

sinfonia do corpo humano


Dois britânicos, um músico e um artista, pretendem criar um "mapa sonoro" do corpo humano. Scanners e estetoscópios são dois dos instrumentos usados para gravar os barulhos de veias, órgãos e músculos.
Os sons serão gravados graças à utilização de equipamentos médicos de alta tecnologia, como scanners e estetoscópios, e serão incluídos numa instalação de arte interactiva.

Na prática, os visitantes poderão entrar numa réplica do corpo humano e descobrir os sons que o seu corpo esconde. "Nós vamos captar amostras de sons utilizando instrumentos acessíveis, como estetoscópios e ultra-sons. Vamos tentar usá-los para gravar ruídos como o da corrente sanguínea e levá-los para um espaço público", explicou Marcus Woxneryd, um dos mentores do projecto "The Sonic Body", à BBC. "As pessoas terão que passear à volta da instalação para ouvir os sons. À medida que interagem, o movimento vai mudar, assim como os ruídos, o que criará uma sinfonia orquestral com sons do corpo", completa. Como todas as pessoas reagem de forma diferente, a música também nunca será a mesma, garante. "Podem existir sons muito rítmicos que desconhecemos dentro de nós. Nós vamos pegar neles e criar "samplers", explicou ainda Rowan Dury, conservadora do museu, acrescentando que pretendem oferecer textos explicativos para permitir uma maior compreensão dos órgãos e das partes do corpo envolvidas na instalação.

Marcus Woxneryd acredita que a descoberta de sons pouco comuns, até aqui apenas escutados por médicos durante alguns exames, "dará às pessoas uma experiência diferente do corpo" e que estas vão passar a relacionar-se com ele de outra forma.

(Dica-19/01/06)

2 Comentários:

At janeiro 23, 2006 9:36 da tarde, Blogger Kalinka diz...

Olá Amaral
Se esta notícia for mesmo a sério e se já estão a fazer estudos nesse sentido, eu estou curiosa para ver/ouvir o efeito dos sons do meu corpo...
Adoro musica e gostaria de poder apreciar a sinfonia orquestral com sons do meu próprio corpo
Acho interessante o que li:"Podem existir sons muito rítmicos que desconhecemos dentro de nós.

Também concordo com o que Marcus Woxneryd escreveu: Ele acredita que a descoberta de sons pouco comuns, até aqui apenas escutados por médicos durante alguns exames, "dará às pessoas uma experiência diferente do corpo" e que estas vão passar a relacionar-se com ele de outra forma.

Obrigado, mais alguma aprendizagem na minha vida. Beijo.

 
At janeiro 24, 2006 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

é natural q toda a gente fique curiosa: cm é q soa o meu coração? cm é q soam os meus pulmões? cm é q soam os meus intestinos? e surgem perguntas pouco comuns... =)

 

<< Home