Lisboa,

terça-feira, fevereiro 14, 2006

dia dos namorados

O Dia dos Namorados é uma data (12 de Junho, no Brasil; 14 de Fevereiro em Portugal) criada pelo comércio para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente de países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os "apaixonados".

O Dia de São Valentim cai em 14 de Fevereiro, e tem por característica a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, como caixas de bombons em formato de coração.

A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum da Igreja Católica, tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente um bilião de cartões com mensagens românticas são mandados em cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera de 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo com tradição de casamenteiro.

(Wikipedia)

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis – umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270.

Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.

Com os tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

Dia dos Namorados! Hoje! E amanhã e depois e depois? Bate-se nas mulheres, insultam-se, traem-se, ofendem-se, não se respeitam? Não há presentes, esquece-se o dia de aniversário, não há surpresas, não há amor?
Tal como o Natal. O Amor deveria ser celebrado todos os dias. Não quando o consumo quer!

(Espigueiro)

20 Comentários:

At fevereiro 14, 2006 9:15 da manhã, Blogger Living Place diz...

Eu acho que o dia de S. Valentim, assim como todos os dias tipo Dia da Mãe, são dias comerciais, só isso.
Esses dias comemorativos, só servem para aquelas pessoas que precisam de ser lembradas para agradecer algo.

 
At fevereiro 14, 2006 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

É isto aí ! Amor é para celebrar diariamente entre namorados e por enamorados pela própria vida. Beijo,
Jo

 
At fevereiro 14, 2006 10:01 da manhã, Blogger mdm diz...

Pois eu, deixando de lado o consumismo, acho que qualquer pretexto para corações é bom!!!

 
At fevereiro 14, 2006 10:08 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

dia por dia, para nós faria + sentido o mm k para o Brasil dada a importância dada a santo António...
finalemnte actualizer«i 2 dos meus blogue: o estanhos dias e o balão.
bjs de luz e paz amigo

 
At fevereiro 14, 2006 11:46 da manhã, Blogger LUA DE LOBOS diz...

um bom toque quanto à violencia doméstica...
vou voltar a esse assunto no meu blog embora sinta que émais uma batalha das tais.
xi
maria de são pedro

 
At fevereiro 14, 2006 12:07 da tarde, Blogger sofia. diz...

Lembro-me de um certo jantar romântico a 13 de Fev - restaurante vazio e o sr muito espantado "que amanhã é que é dia" e nós apenas dissemos "que gostamos assim"
Prefiro as datas especiais ao dias impostos

 
At fevereiro 14, 2006 12:47 da tarde, Blogger Memória transparente diz...

Exactamente assim:
"...O Amor deveria ser celebrado todos os dias. Não quando o consumo quer!

Beijinhos.

 
At fevereiro 14, 2006 1:10 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Nunca gostei de datas marcadas para festejar seja o que for. Até os aniversários muitas vezes me incomodam quando alguém que nunca mais falamos nos telefona e durante os restantes dias do ano se esquecem de nós. Ou então quando alguém por quem não sentimos a mesma afinidade nos oferece algo que até nem gostamos e depois temos de sorrir e dizer obrigada.
Destesto falsidades...adoro a abertura de espirito. Amar sim...todos os dias.
O dia dos Namorados deveria ser SEMPRE. Um casal nunca deveria deixar de namorar...ou esquecer-se de mimar a sua "metade" só porque já está conquistada! Amar é uma eterna conquista e muitos casais esquecem-se desse segredo.

Beijinhos*

Fanny

 
At fevereiro 14, 2006 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

FELIZ DIAAAAAAAAA NOS NAMORADOS :o)

kissssssssssssssssssssssssssssessss

 
At fevereiro 14, 2006 2:46 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Querido Amaral

Como seria bom que as pessoas pensassem - acreditassem - e se entregassem nos braços dos/as seus/uas amados/as - numa entrega como se assim fosse - S. Valentim - todos os dias.

O teu post está excepcional! Parabéns

Beijinhos

 
At fevereiro 14, 2006 5:11 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

É isso mesmo. Dia dos Namorados deveria ser todos os dias dos anos do Amor!! Beijos para ti.

 
At fevereiro 14, 2006 6:02 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

Todos os dias são dias de mimos. E muito Amor.

 
At fevereiro 14, 2006 6:32 da tarde, Blogger Unknown diz...

Olá amigo, eu tenho quase a certeza que os dias são invetados pelo comercio disso eu n/ tenho a menor duvida, eu n/ sou consumista nem vivo de e para a prenda, a melhor prenda que gosto de receber são as palavras, e essas as palavras custam tanto a dizer ai se custam, o dinheiro não custa nada a gastar. Beijinhos amigo

 
At fevereiro 14, 2006 9:19 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Concordo inteiramente contigo. Isso dos presentes não é nada. O que vale é o que sentimos e os actos que temos para com os outros...
beijinho

 
At fevereiro 14, 2006 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu concordo, o amor é pra ser celebrado todos os dias! Vica

 
At fevereiro 14, 2006 9:59 da tarde, Blogger Esther diz...

Oi, amigo querido! não quero comemorar o dia dos namorados ...quero tão sòmente um namorado...Lol..Bj!

 
At fevereiro 14, 2006 10:24 da tarde, Blogger Carla diz...

É o dia dos namorados, mas sobretudo é um dia em que se comemora o Amor!, e a verdadeira beleza do Amor está em saber a importância que cada um tem em nossas vidas...

Bjx

 
At fevereiro 14, 2006 11:10 da tarde, Blogger lena diz...

o dia dos namorados não tem dia marcado, é para festejar e celebrar todos os dias

é bom namorar todos os dias do ano


beijinhos para ti, Amaral

 
At fevereiro 15, 2006 6:58 da tarde, Blogger Poesia Portuguesa diz...

"...Dia dos Namorados! Hoje! E amanhã e depois e depois? Bate-se nas mulheres, insultam-se, traem-se, ofendem-se, não se respeitam? Não há presentes, esquece-se o dia de aniversário, não há surpresas, não há amor?
Tal como o Natal. O Amor deveria ser celebrado todos os dias. Não quando o consumo quer!"

... como concordo contigo!!

Um abraço carinhoso ;)

 
At fevereiro 16, 2006 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

gostei mt dos dois textos apresentados, de facto ñ conhecia as origens desta data, embora spr tenha pensado q se tratava de uma coisa recente. creio q é o comércio o mais interessado em q a data se celebre e, realmente, tenho visto desde miúda, a publicidade a aumentar. cm ñ sou uma ovelha, ñ vou c o resto do rebanho e ñ festejo a data. ainda assim, reconheço q há p aí histórias mt engraçadas q envolvem o dia 14 de fev... =)

 

<< Home