Lisboa,

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

o sexo


Um post sobre o sexo arrisca-se a tocar a "banalidade". Por várias razões. Depois, a palavra "sexo" atrai, primeiro a curiosidade, depois a imaginação. E quando se começa a escrever, temos que ter uma ideia em mente, para que se vislumbre um mínimo de coerência.
Mas, há por aí tantos livros a falar de sexo, para quê abordá-lo aqui?
Talvez para dizer que este blog não é "contra" o sexo! Talvez para dizer que o sexo é, também, uma coisa divina, como qualquer uma outra...
Estes pequenos excertos das "Conversas com Deus", resumem o que Neale Walsch diz sobre sexo:


"O sexo - e a beleza do sexo, e a paixão do sexo, e a excitação do sexo, e o encanto do sexo, e a alegria desenfreada do sexo, e a pura diversão do sexo - foi-te dado por Mim. Renunciar ao sexo é renunciar a mim.
Por isso, não renuncies ao sexo, nem a nenhuma das coisas boas e maravilhosas e divertidas que eu te dei na vida."

"Alguns grupos ou religiões chegaram mesmo a pregar a abstenção total de sexo como via única para a santidade ou para a iluminação.
Ter relações sexuais por pura paixão e simples prazer físico, para não falar de verdadeiro amor ardente e do desejo urgente de união com a pessoa amada, foi considerado uma violação da "natureza sagrada" do sexo."

"Em suma, muitas pessoas têm vergonha de si mesmas. Os seres humanos ficaram com vergonha dos seus próprios corpos."

"A vida é o vosso maior presente. Existe como oportunidade para se criarem e recriarem de novo, a cada momento especial do Agora...
O sexo é outro presente. Se for expresso e vivido de forma responsável, é um dos aspectos mais alegres e excitantes da vida."
"Foi por isso que Eu disse, brinquem, brinquem, brinquem com o sexo - e com toda a vida!"

"És lésbica, Jenny, pela mesma razão por que és destra ou canhota, tens olhos castanhos, ou qualquer outra característica pessoal que faz com que tu sejas "tu".

A genética humana define todas as tuas características físicas individuais, muito antes de nasceres. Isto é muito natural, tu és muito natural, e essa forma de ser é perfeita para ti.
Eu amo-te tal e qual como és, porque essa forma de ser é perfeita para ti. E isso significa que é perfeita para mim."

Estas frases, retiradas da trilogia de Neale Walsch, fazem-nos reflectir muito. Porque é que a homossexualidade foi (é) marginalizada, porque é que as imagens eróticas ainda são olhadas às escondidas, porque é que as "cenas de amor" têm que ser uma coisa proibida para a juventude e a violência é permitida à criança, logo a partir dos poucos meses de idade...

Na Net não faltam sites, com textos, imagens, estudos, sobre tudo o que se relaciona com o sexo.
Dizia Thomas Moore que "O sexo é obviamente físico e, talvez, de uma forma menos óbvia, espiritual".
"O tantra - diz Osho - é, se me permitem, "sexo cósmico"! É um apaixonar-se por todo o cosmos, é uma entrega em direcção ao todo."

O site "Dias felizes" diz: "Já pensou como seria bom ser tratada como uma deusa, fazer amor durante horas a fio e prolongar o prazer até ao inimaginável? Está tudo ao seu alcance e é mais fácil do que parece. Descubra os segredos do tantra e perca-se nas suas proezas.
Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o Tantra não é terapia sexual, massagens eróticas ou colecção de posições sexuais esquisitas. O Tantra é uma filosofia comportamental que surgiu na Índia antiga e abrange várias dimensões sociais: cultura, moral... sexo. Digamos que o sexo tântrico é um legado da cultura hindu.
Nesta prática, a satisfação do desejo feminino é uma necessidade vital para as relações sexuais harmoniosas. A mulher é considerada uma divindade e, como tal, tudo está centrado nela. Curiosamente, os praticantes do tantra defendem que numa relação sexual a mulher deverá permanecer por cima do homem. A explicação filosófica para isso é a de que ela representa a deusa Shaktí e o homem, como adorador da deusa, deve ficar por baixo."

E, de facto, o sexo tântrico confere especial importância a dimensões do relacionamento erótico que muitos homens tendem a menosprezar: os chamados preliminares - olhar, tocar, beijar, cheirar...
Mas quais são os objectivos do tantra?
Os apologistas da prática defendem que a finalidade é conduzir o ser humano ao mais alto conhecimento da sua evolução através do PRAZER.
O tantra é uma "derivação" do ioga. Nos textos clássicos indianos, o tantra refere-se, essencialmente, à saúde, à alimentação, à higiene, à espiritualidade e depois à sexualidade. É uma filosofia que se baseia num conjunto de normas de vida que culminam numa relação sexual, onde é possível alcançar-se o máximo prazer.
O equilíbrio entre as energias espiritual e sexual é um dos princípios do sexo tântrico. A entrega total ao outro é uma condição básica, pois só assim é possível uma verdadeira união."


No "Livro dos segredos", Osho explica: "O seu corpo é um tesouro de forças escondidas, de possibilidades misteriosas. O tantra diz que no seu corpo está todo o cosmos em miniatura, que ele é exactamente uma miniatura de todo o cosmos. Não lute contra ele. O que é o seu sexo se o corpo é uma miniatura? Se, na verdade, isso é assim, se o seu corpo é o cosmos inteiro em miniatura, o que é o sexo? Aquilo que é criação no cosmos é sexo em você. Por todo o cosmos, a criação está acontecendo a cada momento - isso é sexo em você. E se há tanta força nele, é porque você precisa ser um criador.
Não há nenhuma necessidade de usar o sexo somente na reprodução. Em toda a criação o sexo é usado. Eis por que um grande poeta, um grande pintor, pode não sentir tanta necessidade de sexo. Mas a razão não é que ele seja um santo. A razão é simplesmente que ele está criando alguma coisa maior e a necessidade é preenchida."

32 Comentários:

At fevereiro 02, 2006 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sim, sexo é vida e energia em toda sua plenitude, a procriação incluindo-se como apenas um de seus aspectos. Tu conheces a obra "Bringers of the Dawn" de Barbara Marciniak ? É um livro excelente sobre criação e Criador(es) e o capítulo sobre sexo é muito interessante.
A reunião de excertos que fizeste, assim como tuas duas pontuações estão muito boas, Amaral.
Beijo,
Jo

 
At fevereiro 02, 2006 3:42 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

um post "sèriamente" escrito sobre um tema que mexe com e nas pessoas...pena que tantos confundam o que deveria ser inconfundível....!


boa tarde.

abraço.

 
At fevereiro 02, 2006 3:50 da tarde, Blogger Living Place diz...

Bem, isto para ler o teu post teve que demorar um pouco lolololol.
O Sexo hoje em dia é visto como algo banal.
Também acho que sexo é na intimidade de cada um e com cada um, não deve de ser banalizado.
Tal como já disse no blog da "Eva" é muito mais fácil falar de amor que de sexo.
Para mim, ainda mais importante do que falar de sexo, é ensinar aos jovens o sexo seguro.
Ou já nos esquecemos que somos um pais onde há mais mães adolescentes e casos de sida a surgir?
Porquê?

 
At fevereiro 02, 2006 5:55 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

De todos os comentários, prefiro o de Osho, no "Livro dos segredos". :) Caso especial. :)

 
At fevereiro 02, 2006 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

sabes gostei imenso da tua pesquiza sobre o sexo...em todas elas há muito de verdade e quantas vezes na nossa educçao nos ensinaram que o sexo era algo poibido...que o desejo q era algo que nao se devia sentir principalmente as mulheres...e entao a homossexualidade sempre foi vista como uma negaçao da natureza...como se pudesse escolher quem se ama!

pensadora

 
At fevereiro 02, 2006 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sexo com amor leva a um êxtase místico... se todos soubessem disto, todos amavam.
Savana

 
At fevereiro 02, 2006 9:39 da tarde, Blogger sofia. diz...

Gostei!
Parabéns Amaral. mesmo.

 
At fevereiro 02, 2006 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

... e um divulgador! =)

P.S.: e este post ñ roçou sequer a banalidade. e ainda bem.

 
At fevereiro 03, 2006 1:55 da manhã, Blogger Carlos Estroia diz...

Quanto ao sexo parece-me obvio que a escolha de um parceiro deve representar mais de que um simples desejo sexual. Só assim se pode desfrutar de toda a energia de uma relação. quanto à homosexualidade no que diz respeito à herditariedade:
Geralmente os filófos(filósofos modernos) têm um conhecimento muito superficial das coisas para tirarem genaralizações tão contudentes. No entanto em primeiro lugar as pessoas devem é buscar o seu Bem e serem felizes.

 
At fevereiro 03, 2006 11:55 da manhã, Blogger greentea diz...

o sexo é essencialmente divino, já escrevi sobre isto. A recolha que fizeste está lindissima, acho que cada vez mais é importante desmistificar pois até um copo de água se deve beber por puro prazer, por divino prazer como um regalo dos deuses.
Este fim de semana vou passear, para outros ares mais puros mais divinais, próximos da pureza das mentes, longe do bulicio do stress da poluição a todos os niveis, no aconchego da lareira e de um caldo de couves que nem os de Eça, a saber a legumes e tuberculos verdadeiros

 
At fevereiro 03, 2006 11:57 da manhã, Blogger Vica diz...

Eu nunca escrevo sobre sexo com medo que as pessoas me levem à mal. Infelizmente, quase tudo é tabu, proibido, visto com desconfiança e pré-julgamentos. Assim caminha a humanidade...

 
At fevereiro 03, 2006 11:57 da manhã, Blogger Vica diz...

Gostei muito do teu post, aliás. Beijos.

 
At fevereiro 03, 2006 12:38 da tarde, Blogger SL diz...

Para mim o sexo tem sobrenome amor. Há quem o chame de outras formas, mas cada um é como cada qual...tenho pena da banalidade da partilha que se faz por aí...
É como já foi dito aqui, se soubessem o sublime do sexo feito com amor...
Jinhos, não foi nada banal Amaral, nada mesmo.

PS- Fizeste-me corar...eu que sou uma mocinha nada destas coisas. ;)

 
At fevereiro 03, 2006 12:51 da tarde, Blogger Sol diz...

Raramente se vê esta questão tocada de forma tão própria e nada banal. Parabéns!

Infelizmente os tabus e a "vergonha" em abordar este tema com naturalidade ainda vão perdurar mais algum tempo. Mudança de mentalidades leva o seu tempo.

 
At fevereiro 03, 2006 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tu tens um coração gigante, Amaral!

 
At fevereiro 03, 2006 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Muito interessante o teu post! Bom fim-de-semana!!!
~*~

 
At fevereiro 03, 2006 6:41 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Interessante o teu post. Sexo banalizado é o que existe. Por nossa culpa. Todos o banalizamos. Bom fim de semana. Beijos.

 
At fevereiro 03, 2006 8:23 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Queres-me matar???
Eu...tenho estado "de molho"...por causa do meu esterno; chego aqui e Zás...fico a tremer, a transpirar...com a visão turva, com batimentos cardíacos elevadíssimos...
Dás cabo de mim, rapaz!
BShell

 
At fevereiro 03, 2006 8:56 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Excelente o post, o tema está mt bem abordado.Acho sexo, algo mt belo, que infelizmente, parece-me , com tendencia a ser banalizado, o que acho mt mal.
Um abraço

 
At fevereiro 04, 2006 1:19 da manhã, Blogger Ana diz...

De banal é que não há aqui nada.No teu texto, nas citações que fazes, nas fotos que escolheste, só há beleza. O sexo é uma coisa divina, como qualquer outra, e falar dele como tu o fizeste é torná-lo ainda mais belo.
Obrigada, Amaral.

 
At fevereiro 04, 2006 1:38 da manhã, Blogger Squeezy diz...

gostei deste teu post, não só por falar de sexo, mas sim por fazer uma outra abordagem ao sexo em si, e ao k ele é ou deve ser....

 
At fevereiro 04, 2006 3:14 da manhã, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Querido Amaral

Os meus Parabéns muito sinceros pelo teu post. Falar sobre sexo - a entrega total entre dois seres - o acto mais sagrado. Lamentavelmente banalizan-no de tal forma que é "violado" constantemente.

Adorei a forma como escreveste este texto, de um tema tão sensivel e complexo.

Beijinhos

Bfs

 
At fevereiro 04, 2006 1:28 da tarde, Blogger Su diz...

gostei de ler.te
cheio de interesse este teu post
valeu
jocas maradas

 
At fevereiro 04, 2006 1:53 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Amaral!
É mesmo isso! Eu nunca conseguí ver o sexo como só sexo. É entrega, união, é lindo... e sem dúvida, uma dádiva. Infelizmente para uns é uma arma, para outros uma fuga... Mas o verdadeiro sentido é o "encontro" de duas pessoas com o universo. É tornar-se um ao mesmo tempo em que somos parte integrante deste todo...
Adoro o texto! beijinho

 
At fevereiro 04, 2006 7:01 da tarde, Blogger lique diz...

Nada banal. Bem pesquisado e chamando a atenção para aspectos que normalmente não são muito considerados nesta nossa bendita civilização ocidental. Gostei muito.
Beijos

 
At fevereiro 04, 2006 8:17 da tarde, Blogger Kalinka diz...

AMARAL
A pesquisa que fizeste para este post foi de uma forma bastante aprofundada. No entanto, acabamos por ficar sem saber qual a tua opinião sobre o mesmo...o sexo!
Li, pois que...«Talvez para dizer que este blog não é "contra" o sexo! Talvez para dizer que o sexo é, também, uma coisa divina, como qualquer uma outra...»
Depois vem excertos que resumem o que Neale Walsch diz sobre sexo...mas, a tua opinião...nada!

Li, aqui algures, um comentário em que escreveram e passo a citar:
...«Para mim, ainda mais importante do que falar de sexo, é ensinar aos jovens o sexo seguro.
Ou já nos esquecemos que somos um pais onde há mais mães adolescentes e casos de sida a surgir?Porquê?...»
Acontece que trabalhei num serviço de doenças Infecto-contagiosas e, ainda hoje estou por dentro do assunto porque continuo ligada, por voluntariado, e as estatísticas e a realidade são de que cada dia que passa - a sida - aparece muito mais na faixa etária dos 35/40 anos, pois as pessoas são demasiado comodistas para usarem o preservativo, e continuam a pensar que: «isso só acontece aos outros...comigo não, eu até sou cuidadoso e já fiz análises e não tenho nenhum problema...» é o que se ouve dizer em 90% dos homens adultos.
Concordo contigo quando escreveste que a palavra "sexo" atrai, primeiro a curiosidade, depois a imaginação.
Parabéns pela ideia que tiveste.
Beijokas e bom fim de semana.

 
At fevereiro 04, 2006 10:18 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

k bom k aqui trouxeste este assunto tão sério na sua qualidade/dimensão divina. Bom domingo. Bjs e ;)

 
At fevereiro 05, 2006 12:30 da tarde, Blogger Carla diz...

Olá,
Hà uns dias que não consigo entrar nos blogues :(
Hj consegui e deixo votos de um bom domingo

 
At fevereiro 05, 2006 1:33 da tarde, Blogger lena diz...

um excelente post, bem elaborado, vou ter que o reler de novo

um tema deveras interessante e que muito diz

voltarei para te comentar melhor


beijinhos meus
lena

 
At fevereiro 05, 2006 11:06 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Ora aqui está um tema polémico...que não deveria ser!
Sexo por sexo...sem amor, não é nada! Agora quem já experimentou sexo temperado com muito amor...isso é pura magia, é algo sagrado. Um prazer físico, mas também um prazer de alma intenso que ultrapassa qualquer orgasmo corporal!

Fanny

 
At fevereiro 06, 2006 1:21 da tarde, Blogger lena diz...

li e reli várias vezes este teu post

o teu texto está de uma beleza fascinante

ligo-o ao amor, é assim que o sinto,que me encanta, que me entrego e como me envolvo, num prazer a dois com amor

adorei o tema


beijinhos meu amigo
lena

 
At agosto 23, 2006 3:02 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

parabens mas axo k nao fiko muito interessante puxem mais pela cabeça, mas nao ta mau, se alguem tiver conhecimento disto adicioneme para: jvm-cas@hotmail.com
xau

 

<< Home