Lisboa,

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

sentimentos e emoções

Há muito pouca coisa na vida que experimentemos pela primeira vez. O medo não é para ninguém uma experiência inédita. Nem a cólera. Nem o amor. Todos nós já os experimentámos antes.

Muitas vezes, "exprimimos as nossas emoções". Isto é, o corpo faz coisas (saltamos de alegria!) que avisam o mundo daquilo que estamos a sentir. Há aqui uma diferença muito subtil, eu sei. Para mim, parece-me que uma "emoção" é aquilo que a nossa mente ordena ao nosso corpo que faça relativamente ao que sentimos. "Sentimos" uma coisa, e então ficamos "todos emotivos". Isto é, cheios de Energia em Movimento.
Os sentimentos são sempre verdades. As emoções, por seu lado, podem por vezes ser enganadoras. Uma pessoa que está do outro lado da rua, a ver outra pessoa a chorar, não faz ideia do que se passa. Não tem a noção daquilo que a segunda pessoa está a sentir, mas apenas de que esta está a reagir de forma muito emotiva. O sentimento pode ser a tristeza - mas também pode ser uma grande alegria.
Os sentimentos são assim a nossa verdade mais profunda. As emoções são as manifestações mentais e físicas de sentimentos, após a mente terminar a sua análise infindável (e rápida) dessas emoções.
A mente não sabe absolutamente nada de sentimentos. Só o coração. A mente "pensa" que sabe, é claro, pelo que se sai com todo o tipo de respostas. Algumas delas, de facto, estão em harmonia com os nossos sentimentos verdadeiros. Outras, não.
Em momentos de grandes decisões e opções nas nossas vidas, ganharíamos muito, por isso, em entrar bem no nosso interior e olhar para os nossos Verdadeiros Sentimentos. Aí está a nossa verdade - e não nas nossas Emoções.

(Neale Walsch in "O Que Deus Quer")

22 Comentários:

At fevereiro 01, 2006 12:42 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

É realmente a jornada para dentro, a visita ao vazio - daquele outro texto que colocaste - que nos orienta de forma verdadeira e saudável. ótima esta leitura. Beijo,
Jo
em tempo: imagem esplêndida !

 
At fevereiro 01, 2006 9:11 da manhã, Blogger Living Place diz...

Emoções são visiveis, sentimentos podem ser ocultos.

Era tudo muito mais fácil se todos conseguissem agir conforme os nossos sentimentos e emoções, que não reprimissemos muito, que expandissemos a alegria e também a tristeza... haveria de certeza muito mais pessoas felizes, pois se te vissem infeliz, quem sabe se não te davam a mão?

 
At fevereiro 01, 2006 10:32 da manhã, Blogger mdm diz...

Às vezes o lamento de a mente nada saber de sentimentos depois a certeza de que é tão melhor assim.

 
At fevereiro 01, 2006 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

em certa parte dou-te toda razao,, mas acho que a conjunção das funcionalidades deve ser sempre usada, o sentir com o raciocinar!!!
bjito

 
At fevereiro 01, 2006 12:06 da tarde, Blogger Vica diz...

É muito difícil agir com razão quando somos tomados pela emotividade. E para muitos, é difícil deixar a emotividade fluir sem interferência da razão.

 
At fevereiro 01, 2006 3:45 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral.. acho que vou comprar o livro... Obrigado pelo trecho!

B.B.

 
At fevereiro 01, 2006 3:55 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

É a batalha entre a mente e o coração... que nos deixa tão confusos.. que ilude, que tenta mascarar os sentimentos...
belo post!
bejinho

 
At fevereiro 01, 2006 5:58 da tarde, Blogger Carlos Estroia diz...

"Sentir é criar.
Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias.
-Mas o que é sentir?
Ter opiniões é não sentir.
Todas as nossas opiniões são dos outros.
Pensar é querer transmitir aos outros aquilo que se julga que se sente.
Só o que se pensa é que se pode comunicar aos outros. O que se sente não se pode comunicar. Só se pode cominicar o valor do que se sente. Só se pode fazer sentir o que se sente. Não que o leitor sinta a pena comum[?]. Basta que sinta da mesma maneira.
O sentimento abre as portas da prisão com que o pensamento fecha a alma.
...
Sentir é compreender. Pensar é errar. Compreender o que outra pessoa pensa é discordar dela. Compreender o que outra pessoa sente é ser ela. Ser outra pessoa é de uma grande utilidade metafísica. Deus é toda a gente.
..." Fernando Pessoa

Abraços

 
At fevereiro 01, 2006 7:40 da tarde, Blogger Esther diz...

Sou uma complicação, Amaral...sentimentos e emoções misturados e perfeitamente perceptíveis pela maioria...

 
At fevereiro 01, 2006 7:58 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

É mesmo disso que preciso: deixar de pensar com a mente e passar para coração. Deixá-lo falar e compreendê-lo. :)

 
At fevereiro 01, 2006 9:25 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

qd li o livro tmb anotei esta parte. peso k o descreve se deve ao facto de k as emoções vêm inquinadas pleo ego com tood ocortejo de vaidades, resunções, pre´-conceitos.., enfim, tudo o k a socialização nos aporta p/ vivermos em sociedade, mas k deturpa o sentido + verdadeiro do ser.
bjs de luz e paz, amigo

 
At fevereiro 01, 2006 10:00 da tarde, Blogger Su diz...

sentimentos e emoções...ainda não consegui desligá-los um do outro
jocas maradas

 
At fevereiro 01, 2006 10:47 da tarde, Blogger sofia. diz...

Dá que pensar...

 
At fevereiro 01, 2006 11:37 da tarde, Blogger Kalinka diz...

AMARAL:
Ao fim de um dia, já com a cabeça cansada, vir ler-te é bom, acalma, mas não é fácil pensar em como comentar os teus artigos.
Muitas vezes, "exprimimos as nossas emoções". Uma "emoção" é aquilo que a nossa mente ordena ao nosso corpo que faça relativamente ao que sentimos. "Sentimos" uma coisa, e então ficamos "todos emotivos". Os sentimentos são sempre verdades. As emoções, por seu lado, podem por vezes ser enganadoras.
Vou pensar nisso a sério...
Os sentimentos são assim a nossa verdade mais profunda.
A mente não sabe absolutamente nada de sentimentos. Só o coração.
O que tu me ensinas, Amaral.
Beijokas.

 
At fevereiro 02, 2006 12:16 da manhã, Blogger Ricardo Simaes diz...

Caro amaral,

em primeiro lugar, quero felicitá-lo pela qualidade do seu blog.

Em relação a este post específico, não sei se em grande parte concordo, ou não, consigo, uma vez que, provavelmente pela minha interpretação, não consigo discernir bem o que cabe no conceito de Emoção e o que cabe no conceito de Sentimento. De todas as formas, parece-me uma abordagem interessante a um tema fundamental, que é a verdadeira natureza do ser humano, as suas respostas aos estímulos, o que o engrandece, o que o torna mais pequeno talvez, se bem que não goste de utilizr esta expressão relativamente ao humano.
Parece-me, porém, que nas grandes decisões, o que devemos ouvir, não serão os sentimentos ou as emoções (e até podem ser, depende da abrangência do conceito no seu texto), mas sim a Consciência, essa voz límpida que agrega o querer, a memória, a razão, e a amplitude do nosso entendimento da natureza própria alheia.

Um abraço,
Tiago.

 
At fevereiro 02, 2006 8:44 da manhã, Blogger Unknown diz...

Olá meu querido amigo Amaral, mais um post teu muito verdadeiro, como sempre aqui encontramos verdades escondidas dentro de nós próprios. Beijinhos e adoro o que escreves

 
At fevereiro 02, 2006 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Não concordo, quer as emoções quer os sentimentos são comandados pela nossa mente o coração como outra parte do corpo apenas as(os) somatiza.

 
At fevereiro 02, 2006 9:53 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

estou a ver q és mais q um fã de Neale Walsch... és um seguidor! =)

 
At fevereiro 03, 2006 6:38 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Nunca li absolutamente nada deste autor. Li agora. Gostaria que as emoções reflectissem o que sentimos. Na maior parte das vezes reflectem. Beijos.

 
At fevereiro 05, 2006 1:28 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral fazes-me pensar muito a sério neste assunto, emoções e sentimentos, isto é a emoção comove, deixa transparecer, não se consegues esconder quando a sentimos
sentimento será mais uma intuição, não precisamos de usar o raciocínio, mas não sei Amaral, acabei confundida

gosto de te ler porque me fazes pensar nos assuntos e descobrir o que vai dentro de mim muitas vezes

beijinhos muitos meu amigo

lena

 
At julho 06, 2007 1:43 da manhã, Blogger Ser diferente é normal ! diz...

Me desculpe... Fucei teu blog, mas espero verdadeiramente que tu possas me ajudar. estou precisando urgentemente falar e escrever Swahili. É uma língua falada na Tanzânia e estou passando maus bocados por um relacionamento. Preciso entender de verdade. Se vc souber algum site que faça traduções ou até mesmo alguém que possa me auxiliar. Desde já obrigada! Ahhh, amei teu blog, super interessante.

 
At julho 06, 2007 1:46 da manhã, Blogger Ser diferente é normal ! diz...

Esqueci de me identificar. Meu site para qualquer comentário é sikirisa@yahoo.com.br. Por favor, se puder, faça alguma coisa.

 

<< Home