Lisboa,

terça-feira, março 28, 2006

como se não deve atender um cliente

Às 20H06 de ontem, dia 27 de Março, recebi uma chamada no meu telemóvel que motiva hoje este post.
Uma vez feminina dizia-me que se chamava Ana Rita Costa, do Banco Totta, e perguntava-me se eu sabia que tinha uma conta em conjunto, aberta na Rua do Ouro, e que estava a descoberto em 50 Euros (acho que ela falou nessa quantia)...
Disse-lhe que não estava a ver de que conta se tratava, porque eu tinha mais do que uma conta naquele Banco, e não me lembrava de ter 50 euros a descoberto.
Então a senhora deu-me o número da conta, que eu reconheci como sendo uma conta que eu mandara cancelar pessoalmente no Balcão da Rua Augusta, em Lisboa, no dia 19 de Setembro de 2005.

Pois é! Agora tem início a "graça" desta história. A senhora Ana Rita Costa eleva a voz, principia um chorrilho de "eu estou a avisá-lo" de que tem a conta a descoberto, de que se a mandou cancelar "vá" ao seu Balcão tratar do assunto, porque "estou a dizer-lhe" que tem 80 dias(acho que foi isso que ela disse) para regularizar a conta, senão mandava aquilo pró Banco de Portugal, blá-blá-bla, blá-blá-blá...

Eu estava incrédulo, por duas razões, somente: primeira, porque SEMPRE atendi bem e SEMPRE fui bem atendido no Banco Totta; segunda, porque, dentro do Banco Totta, NUNCA levantei a voz a ninguém, e no Banco Totta NUNCA ninguém me levantou a voz!

Por isso, só me ocorreu perguntar: "A senhora está a ameaçar-me?..."

Se ela se tivesse calado, a conversa teria ficado por ali. Mas não! A senhora, talvez por ainda não ter jantado, ou porque estaria a trabalhar(...) há muitas horas seguidas (não parecia, pela "genica" que mostrava...), tornou a "martelar" da mesma maneira e eu tive que dizer-lhe que ela estava a ser inconveniente e que os clientes lhe deviam merecer um pouco de respeito...

Nada!... Ainda pensei que "aquilo" pudesse ser uma gravação, mas não, era mesmo uma chamada, com uma pessoa em cada lado da linha...


Da minha "avaliação", só posso dizer o seguinte: Não conheço esta senhora de lado nenhum, mas demonstrou que é uma funcionária incompetente, no atendimento ao público. A prestigiada instituição Banco Totta, que eu conheço por dentro e por fora, há 35 anos, não merecia ter uma funcionário como Ana Rita Costa (a quem paga o ordenado), muito menos numa função específica que é o contacto com o cliente, via telefone.
Posso dizer que esta senhora interrompeu o que eu estava a fazer, foi mal esducada, incompetente a tratar dum assunto profissional, "berrou" ao telefone como se estivesse no campo atrás dos animais (com todo o respeito pelos animais, criaturas de Deus), ameaçou que iria mandar o caso para o Banco de Portugal, não quis saber da explicação que eu pretendia dar-lhe, e despediu-se como se tivesse um "rei" dentro da barriga...
Enfim, a "madame" Ana Rita Costa incomodou-me, estando eu tranquilamente na minha casa, às 20H06 do dia 27 de Março, só porque possui o meu número de telefone...


FINAL DA HISTÓRIA: A minha má disposição passou depressa (só o tempo de desabafar aqui neste meu recanto), a ARC já está esquecida, e eu tenho a certeza que amanhã vai estar um dia fantástico, iluminado por coisas e pessoas que tornam esta vida mais plena de alegria e bem-estar, principalmente para aqueles que mais dificuldades têm no seu dia-a-dia...
Ainda que não seja fácil, devemos procurar ver a perfeição. Vê-la "em tudo", não apenas naquela coisas que nós achamos perfeitas... Mas os comportamentos, esses, devemos anunciar e denunciar, sejam eles "bons" ou "maus"!...

46 Comentários:

At março 28, 2006 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

A ARC é muito chata! Arch!!!pra ela.
Você viu o post da Agatha de ontem?
Há ali uma galeria que merece esta senhora do banco.
Adorei teu último parágrafo. Beijo,
Jo

 
At março 28, 2006 12:39 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMARAL SÓ TU PARA ME DEIXARES SURPRESA PELA FORMA COMO ENCARAS AS COISAS BOAS E MÁS DA VIDA...
COMO EU GOSTARIA DE SER COMO TU... bem que precisava, e, neste momento difícil da minha Vida seria tão bom saber reagir da forma que reages...
Não te invejo, mas peço a Deus que me ensine como te ensinou a ti...
pois, este FINAL DA HISTÓRIA: A minha má disposição passou depressa (só o tempo de desabafar aqui neste meu recanto), e eu tenho a certeza que amanhã vai estar um dia fantástico, iluminado por coisas e pessoas que tornam esta vida mais plena de alegria e bem-estar, principalmente para aqueles que mais dificuldades têm no seu dia-a-dia...
ESTÁ O MÁXIMO. PARABÉNS. BEIJO.

 
At março 28, 2006 1:19 da manhã, Blogger anapaula diz...

Muito sinceramente, independentemente de teres esquecido a situação, porque há coisas bem mais importantes do que isso, é daquelas situações que merecem ser denunciadas. Porque hoje tu falas na ARC, se vires à tua volta... há mais pessoas a queixarem-se de outras tantas ARC... onde é que isto vai parar?

 
At março 28, 2006 1:43 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

O título de seu post já diz tudo, "como se não deve atender um cliente". É lamentável, mas não pense que funcionárias assim, é privilégio apenas em Portugal, o Brasil não fica distante em situações assim. Ainda bem que há exceções, meu amigo, e graças a Deus por elas. beijo

 
At março 28, 2006 1:51 da manhã, Blogger Esther diz...

Claro que ela jamais poderia tirar tua boa disposição...Vibras mais alto, Amaral! bj!

 
At março 28, 2006 10:10 da manhã, Blogger sofia. diz...

Tens sempre tanto para nos ensinar :)
Beijinho

 
At março 28, 2006 12:21 da tarde, Blogger Maria Carvalho diz...

Acho muito bem este desabafo!! Já me aconteceu uma história semelhante, não tanto pela falta de educação, mas pela quebra do sigilo bancário!! É a incompetência a funcionar a 200%. Beijos, para ti.

 
At março 28, 2006 12:38 da tarde, Blogger Aragana diz...

Amaral, junta-te ao clube.
Eu também publiquei uma coisa do género.

 
At março 28, 2006 1:27 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Sr Amaral
Li com atenção o seu post, a sua indignação merecida, mas tambem a forma como logo remeteu o assunto para o esquecimento.
Primeiro que tudo quero dizer-lhe que ja vim aqui, não sei quantas vezes, não sei que dizer-lhe-
Deixou lá no meu cantinho palavras tão bonitas e cheias de sentido...e eu chego aqui não consigo escrever nada.
Por isso mesmo vou fazê-lo da maneira mais simples que sei.
Muito e muito obridada pela atenção, pelo gesto solidario, e um grande abraço.

 
At março 28, 2006 1:34 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Costumo dizer a brincar que quando Deus distribuiu algumas coisas, houve pessoas que nem o convite receberam, sempre que me acontecem coisas semelhantes a esta que aqui narras. A nossa sorte é que temos a natureza no seu esplendor e o sol para brilhar.
Gosto e partilho a tua forma de olhar a vida.
Obrigada por existires

 
At março 28, 2006 2:05 da tarde, Blogger Unknown diz...

Olá meu amigo Amaral. Tive a ler a tua odisseia. Lamento que não faças nada no sentido de meter essa senhora no lugar que ele tem de estar. Hoje foi a ti aman´~a será a outra pessoa se ela é má funcionária não merece o lugar que ocupa e exiistem muitas pessoas bem habilitadas desempregadas que conserteza seriam bem mais simpaticas. Lamento que não tomes atitude nenhuma, porque eu acho que todos temos o direito ao nosso trablho mas também temos o direito de o merecer.
Beijinhos amigo

 
At março 28, 2006 3:12 da tarde, Blogger Vica diz...

Ah, a moça devia estar estressada... mas tu nem te estresses por ela, sabes que não é problema teu. Beijos.

 
At março 28, 2006 4:43 da tarde, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

E a ida ao banco... ou pelo menos um mail de reclamação?! Ou um telefonema?!

Comigo não ficava assim... tinha de conhecer a menina e dizer-lhe olhos nos olhos o quanto é incompetente e mal educada, se possível, na companhia do gerente do banco... para ficar a saber como elas mordem...

Mas... ainda bem que não somos todos iguais...

Abraço-te amigo

 
At março 28, 2006 5:27 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

Devíamos pelo menos tentar não enviar a nossa má-disposição para os outros, que não têm culpa de nada. Essa senhora deveria ter pedido desculpas.

 
At março 28, 2006 5:56 da tarde, Blogger Luzinha diz...

Poix.... fazer o que?

Eu por mim deixo um beijo e um sorriso...

 
At março 28, 2006 6:14 da tarde, Blogger poca diz...

nem sempre é fácil aceitar os erros dos outros...
quem sabe o dia dela não teria sido péssimo.
é certo que não teria o direito de descarregar a raiva em outrém...
mas pronto... teve sorte! quem a recebeu foi uma alma iluminada!!
beijinhos

 
At março 28, 2006 7:09 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

oh doce alma....:)



a história é de estarrecer...

______________ ______________


e venho agradecer as leituras...:)

beijo.

 
At março 28, 2006 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Haja paciência Amaral e um bom feitio como o teu....não sei se eu teria tanta calma. Beijo eterno.

 
At março 28, 2006 8:01 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Amaral eu estou contigo. Cada vez que noto alguma anomalia num atendimento seja por telefone ou frente a frente, aponto tudo. Hora, nome, o que me disseram e depois faço um relato minucioso com cópia a quem é de direito! Não deixo passar, principalmente porque os clientes somos nós e porque pouca gente neste país sabe lidar com clientes. Pensam que nos estão a fazer um favor...
Fizeste muito bem em denunciar, eu não deixo escapar uma sequer!
beijinho

 
At março 28, 2006 8:24 da tarde, Blogger Eli diz...

Olá!

Só posso dizer que lamento... enfim. No entanto, deve-se retirar sempre algo do que acontece e, neste caso, é o que não se deve fazer. Procedeste bem.
Sabes, apesar de eu conseguir ser muito fria e dizer tudo o que penso, muitas vezes, acabo por "deixar passar" algumas situações...

Não toleres faltas de respeito!

:)

 
At março 28, 2006 9:58 da tarde, Blogger lique diz...

Realmente, o dia dela devia ter corrido mal! Lamenta-se é que um banco tão prestigiado tenha ao seu serviço gente tão incompetente e malcriada.
Beijos

 
At março 28, 2006 11:24 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Infelizmente, meu amigo, ainda existem pessoas assim, sem o mínimo de preparo profissional e psicológico para ocupar uma posição.
Abração e uma boa noite.

 
At março 28, 2006 11:29 da tarde, Blogger Ana Abreu diz...

A primeira coisa que me ocorre é, como eu gostava de conseguir ver as coisas da mesma maneira que tu e conseguir manter a calma perante tamanha falta de educação e incompetência.

bjs

 
At março 28, 2006 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

parece ser o prato do dia, a má educação das pessoas...

bem, Querido Amaral, há muito que não te comentava, só para deixar um abraço e dizer que continuo a ler-te

Lúcia do blog da yatashi;)**

 
At março 28, 2006 11:57 da tarde, Blogger Aprendiz de Viajante diz...

Teus olhos chamaram-me a atenção... e valeu a pena! Este blog é espectacular.

Voltarei

 
At março 29, 2006 12:22 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
Certamente essa pessoa devia estar movida por outras razões e voce foi quem recebeu o que ela devia estar sentindo naquele momento.
Ela não deve ser funcionaria tão ruim, deve ter passado por uma seleção e não está lá por acaso.
Como cristã, nesses casos oramos pela pessoa. Tentamos ver não o que a pessoa fez, mas o que a pode ter movido a nos tratar desse maneira. Assim, oramos e pedimos ao Deus altíssimo para abençoá-la e ter compaixão, piedade dela e ajudá-la no que possa estar precisando. Devemos sempre retribuir o mal com o bem.
Desejo:
um mundo feliz...
um mundo cheio de paz...
um mundo cheio de afeto...
um mundo cheio de serenidade...
um mundo cheio de esperança...
e para voce, um dia cheio de alegrias!
Tenha um ótimo dia!
Jesus te ama e eu tambem.
Eunice

 
At março 29, 2006 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bem, se uma coisa dessas acontece comigo... garanto-te que a pessoa do outro lado vai ter problemas num futuro muito proximo... Como se diz no mundo dos "peões do Brasil": "Dou um boi pra não entrar numa briga, mas dou uma boiada pra não sair dela"!

 
At março 29, 2006 12:55 da tarde, Blogger Memória transparente diz...

Vive na escuridão essa senhora. Que o Sol a ilumine...

Beijinho para si Amaral.

 
At março 29, 2006 12:56 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

anda por aí mtº gente irritad e depois dá coisas destas....Vergonhosas. Mas é como dizes. Foi ontem.
Bjocas. Luz e paz em teu caminhar.

 
At março 29, 2006 3:20 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Plenamenete de acordo contigo!
Há pessoas como essa senhora que são inconvenientes,mal educadas e pensam que são detentoras da "razão"...Mas deixa lá! Hoje o dia está um nadinha chuvoso...o que é bom para a agricultura e para a humaniddade em geral. Mas há, à tua volte, uma LUz que te alumia....e estamos nós (bloguers)aqui a ler-te e a mimar-te!
Um xi-coração
BShell*/*/*/*/

 
At março 29, 2006 3:45 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

Lamentavel Amaral que certas coisas aconteçam, mas aprendi que a melhor coisa quando alguem nos trata com mal educaçao é tratarmos essa pessoa com a maior das gentilezas, pois sabemos que a tal deve ser um ser infeliz com milhoes de problemas que nao sabe separar seus problemas do trabalho, ja aconteceu comigo a mesma coisa em situaçao diferente num supermercado passei a maior vergonha da minha vida, convicta que tinha carta de credito ou dinheiro em bolsa entrei no super mercado e comecei a comprar, ao chegar no caixa depois que a senhora registrou tudo disse o valor a ser pago e eu comecei a procurar cartao de credito , ou dinheiro, nao encontrei nada na bolsa, a senhora vendo minha demora começou a gritar: " A fila esta imensa veja se retirem seus dinheiro ou cartao antes de chegar no caixa que gente ignorante! Mas ela dizia essa frase gritando e cuspindo para todos os lados, eu humildemente olhei a senhora nos olhos e ja constrangida pelo fato disse: " Senhora mil perdoes, desculpe-me por favor esqueci o meu cartao de credito e dinheiro em casa por favor deixe minhas compras aqui ao lado vou em casa e mais tarde volto para apanhar tudo. Ela fulminou-me com seu olhar ameaçador e disse: " Sua dondoca deslumbrada nao estamos aqui a sua disposiçao, fora da fila vai que tem gente esperando.
Sai da fila e de cabeça baixa sai do mercado, horas mais tarde voltei para pagar e a senhora disse: "agora é tarde ja colocamos tudo no seu devido lugar.
Agradeci e nunca mais entrei naquele supermercado.
Big Kiss

 
At março 29, 2006 4:25 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Antes de mais, quero dizer-te que a musica que toca no teu blog, é de uma ternura que me derrete o coração, não consigo cansar-me de ouvi-la de tão linda que é. Quanto ao teu post, parabéns pela denuncia de casos cada vez mais frequentes hoje em dia. Como é facil tratarmos mal alguém do outro lado da linha, que cobardia imensa esse estado de direito que nos chega via telefone.Ainda que admire o teu discernimento e a facilidade com que transmutaste os sentimentos que tiveste na altura,penso que situações destas devem chegar aos ouvidos de quem paga ordenados a pessoas incompetentes para lidarem com o público em geral.Ainda que acredite na justiça divina, também defendo que devemos amarrar o camelo...

 
At março 29, 2006 5:39 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

A mim já me calharam na rifa diversas situações como esta que descreves...e normalmente fico sem palavras...pois não sei o que dizer...sem ser malcriada...
Parabéns pelo teu sangue frio...

Bjs

 
At março 29, 2006 6:53 da tarde, Blogger Sol diz...

Parece que as pessoas por vezes esquecem que os clientes são a razão da existência da empresa/instituição onde trabalham...

Parabéns pelo sangue frio. Eu, com a falta de paciência que tenho, o mais certo teria sido ter desligado o telefone.

 
At março 29, 2006 7:59 da tarde, Blogger Su diz...

..mas é pela tua benevolencia, que senhoras como estas continuam a ter atitudes erradas/mal educadas, sendo necessario denunciar tais atitudes por escrito, neste caso à administração...
tu... logo ficas bem....
mas imagina a quantas pessoas ela não fará o mesmo, mais, com aqueles que na verdade nada entendem e tem medo de tudo..
opsss nestes casos sou a favor da denúncia por escrito da situação, para que a mesma nunca mais se reptita..no minimo que a moça seja chamada à atenção para os seus modos.....

jocas maradas

 
At março 29, 2006 8:06 da tarde, Blogger Ana diz...

Infelizmente há muitas pessoas como a ARC. Infelizmente não há muitas pessoas como tu, Amaral.
Um beijo.

 
At março 29, 2006 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ohh rapaz...isso nem parece de português...

um bom "vai pro.."
ou "vai levar..."

ela ja dizia...desulpe..afinal tem saldo positivo..passar bem...

tem gente que nao pensa mesmo nada..as tantas ela tem a conta negativa e cheia de prestaçoes para pagar e arma-se em esperta...tem cada uma...

 
At março 29, 2006 10:29 da tarde, Blogger Dulce Gabriel diz...

Mas você teva muita paciencia...muita calma.Comigo a DRA AR qualquer coisa ía de carrinho.ao segundo berro estava a desligar-lhe o telefone na ....face.


Quando comecei a ler a história ainda me lembrei dessas chatas das tele-vendas ou tele-markting que passam a vida a ligar para o meu telefone e ...eu com uma vontade de as mandar pastar!!!
Não faço isso...é falta de nível...mas despacho a conversa enquanto o diabo esfrega um olho....São essas e os jeovás!!!
Perdo-me se estiver a ser menos simpatica.
Um abraço,companheiro.

 
At março 30, 2006 12:07 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Já comentei este seu post mas estou a abrir outro comentário. Ultimamente tenho entrado aqui para ouvir essa mid. Deixo seu blog aberto para ouvi-la enquanto visito outros sites. Daí atrevo-me a perguntar na maior cara de pau: - Será que você poderia me dizer o nome dela e onde encontrá-la? rsrs. beijão e uma boa noite.

 
At março 30, 2006 1:09 da manhã, Blogger shark diz...

Infelizmente há pessoas assim e essa senhora não foge à excepção! Temos que ter paciência...
Provavelmente ela ainda não tinha recebido o seu miserável ordenado, logo, não podia ir às compras e o meu amigo é que "pagou as favas"!
Dias melhores virão!

 
At março 30, 2006 1:12 da manhã, Blogger Kalinka diz...

Olá
Volto cá e encontro o mesmo blog...está concorrido, cada um a dizer de sua justiça.
Mas, a finalidade, é para te agradecer os teus comentários no meu blog, sempre muito simpáticos e com palavras que me deixam a flutuar...digo bem, flutuar!!!
Beijokas Amigo.

 
At março 30, 2006 1:50 da manhã, Blogger greentea diz...

aqui há tempos não foi o banco totta mas uma seguradora à procura dum tam joão miguel que por força havia de morar aqui em casa e porque tinha dado aquele numero de telefonee porque tinham de falar com ele e q daqui e dali e dacolá, à shoras de jantar. Insisti q era engano e q confirmasem a morada e o telefone. Nessa noite voltaram aligar masi tres vezes - o chefe, mais o chefe do chefe e depois o supra sumo dos chefes - atendi todos e confirmei sempre que o tal miguel ou joão não morava aqui... na semana seguinte aind tornaram a ligar. Depois disso mudámos de operador e de telefone e acabou-se o melodrama
Deia para lá , amaral . Devia ser do eclipse do sol q transtornou a funcionária.

 
At março 30, 2006 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

E tanta gente a precisar de emprego...pessoas educadas ke deixam os problemas em casa.

Eu enviava um email ao Horta Osório.

 
At março 31, 2006 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

se calhar era boa ideia confirmares que de facto a chamada foi feita por uma pessoa do Totta... andam a fazer chamadas para que as pessoas dêem dados pessoais e outras coisas do género ;)

 
At março 31, 2006 8:40 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ora!!
A senhora podia estar com uma amarga crise de TPM...:))
Há que dar um desconto...
Beijo para ti

 
At março 31, 2006 9:53 da tarde, Blogger Living Place diz...

Ai ai tantas e tantas pessoas assim, frustadas com a sua vida descarregam nos outros a sua tristeza e esquecem-se que do outro lado está um ser humano, actualmente tudo é superficial, tudo fica à distÂncia de um telefonema.... ainda bem que já a esqueceste e que seguiste em frente.
Agora aconselho-te a ir ao teu balcão esclarecer esse assunto, sei do que falo.
Jinhos

 

<< Home