Lisboa,

domingo, março 19, 2006

dia do pai


Hoje é o meu dia!
Poderia explicar aqui como tudo começou naquele ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd, de Spokane, Washington, teve a ideia de escolher um dia especial para homenagear os pais, depois de ouvir um sermão no Dia da Mãe.
Depois, depois, que o 19 de Março – Dia de S. José - foi a data escolhida pelos filhos portugueses para homenagear os seus pais.


Mas, já que é o "meu dia" vou dedicá-lo a mim. Vou dizer que fui bom pai. Vou dizer que sou bom pai. Vou dizer que tenho orgulho de "ser pai". Vou dizer que dei anos e anos da minha vida. Que me privei de muita coisa. Que dei carinho. Que amei. Que sofri!
Neste dia pequenino, vou repisar os momentos e, sendo pai, vou ser o pai outra vez... e reafirmar o quanto estou contente, o quanto o meu peito bate por duas pessoas especiais que, estando longe, estão tão perto dAquilo que ninguém vê e que só Eu posso sentir.


"O amor de pai
não espera recompensa.
É fiel até à morte."


Quem escreveu? - Não me lembro.
Este é o teu dia...
Embora já não te lembrasses, existe um dia (que deviam ser todos) destinado a ti... A altura certa para te agradecer tudo o que tens feito por mim.
Embora não devesse ser recompensado (como diz a frase), aqui está este postal para que saibas que este dia jamais será esquecido.
Que continues a cuidar de mim tão bem como tens feito até hoje.
O desejo de quem te adora.
(Marco 19/03/97)

Aquele...
que tem sempre uma palavra precisa
e um momento disponível
ESSE É O MEU PAI
Um grande beijinho da Carla

(19/01/1991)


"No "dia do pai" basta um beijo, um gesto de ternura, uma troca de olhar, um aprofundar de sentimentos, uma crença de que o Filho é o Futuro do Pai e o Pai uma referência (boa ou má, conforme as circunstâncias) desse futuro."(Rogério Rodrigues)
Que esse futuro, de que o autor fala, possa ser aquele que todos nós esperamos...
... um futuro com tranquilidade, vivo, com base em todas as boas referênicas do passado.
É o desejo do filho que não te esquece.
(Marco 19/03/98)



Na vida, há sempre bons momentos: momentos esses que se podem recordar, que se podem prever e momentos que, como o de Hoje, se devem comemorar.
O facto é que, além de ser o "dia do pai", é um dia de mudança, o dia em que entraste nesta nova "janela" que Deus te abriu.
É bom celebrarmos este dia todos reunidos e que encontremos a paz e a alegria para vivermos a vida da melhor maneira possível.
Do filho que te adora

(Marco 19/03/99)


Porque nem sempre conseguimos demonstrar aquilo que verdadeiramente sentimos, há momentos que parecem ser mais difíceis, mas que com a ajuda d'Ele serão ultrapassados da melhor maneira.
Do filho Marco
(19/03/2000)

Ensinaste-me tudo o que sei hoje, e com certeza, terás ainda mais a me ensinar.
E, estarei sempre pronto a aprender.
Muitos beijinhos do filho que te adora. Marco

(19/03/2001)



Muito mais do que um simples cartão, o importante é sabermos transmitir o que Alguém significa para nós. E quanto a isso, penso que não temos dúvidas ao tamanho do meu amor e admiração por ti.
Neste mais um dia em que se recorda o "ser pai", tenho a certeza de que, se "vivermos na proporção em que amamos", então gozaremos da tua companhia até, pelos menos, aos 100!!!
Com um grande beijinho da Carla
(19/03/96)


Mais que o pai, quero ter sempre o amigo que está presente em todos os momentos que possa precisar.
Do filho que nunca se esquece, um beijinho neste teu dia.
(Marco 19/03/2002)


Que o "ser pai" seja uma função sempre continuada através da nossa constante aprendizagem e desenvolvimento.
Tudo de bom para ti, com um beijo do filho.

(Marco 19/03/2003)



"Neste dia, como em todos os outros, desejo-te toda a Saúde, Paz e Harmonia, para que consigas alcançar tudo o que de melhor procuras. E que, quando tal acontecer, eu possa estar o mais perto possível para testemunhar."
(Marco 19/03/2004)





Estejas onde estiveres,
faças o que fizeres,
serás sempre para mim
um grande exemplo,
em tudo,
e sei que será sempre pouco
o que fizer por ti.
Desde que me conheço e que penso como gente
que a tua opinião me orienta,
me acalenta,
e me carrega às vezes.
Por sempre achar que era parecida contigo
no plano emocional,
na maneira de encarar as oportunidades,
no interesse pelo valor da vida,
na curiosidade pela relação com o divino,
etc., etc,,
é frequente sentir
que tenho necessidade
que te orgulhes de mim.

Porque fazes parte de mim,
Porque sentes o que eu sinto,
Porque te alegras e choras comigo,
Porque me trazes dentro de ti,
Porque me conheces e eu te conheço,
Porque EU SEMPRE irei precisar muito de ti.

Tudo passa, Pai, só o Amor fica!
(Carla 1998)

Eu sei que isto já vai longo, muito longo... Eu sei, mas não importa! O dia é meu, preencho-o como bem entender! Hoje, estaria aqui o dia inteiro, recriando momentos, saltando e explodindo no som dos foguetes em festa. Hoje, podem os céus trovejar, pode a terra parar, partir-se em mil bocados, podem vir anjos armados, prontos pra me calar! Hoje, vou ler palavras de mim!

Se as aves partirem
e os amigos sumirem;
Se o céu trovejar
e o amor se apagar;
Se o mundo morrer
e a dôr vos doer;
Se a solidão vos surgir
e de medo ferir;
Se a terra gretar
e ninguém escutar;
Se a roda da vida
vos deixar sem saída...
Ainda assim,
ter-me-ão a mim!

44 Comentários:

At março 18, 2006 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ser pai, é ser formador, ser farol, mas acima de tudo, ser amor!
Tens todo o direito e também motivos para festejar este dia, e postar do tamanho que tu quiseres. Eu gostei muito de ler toda a ternura que aqui connosco partilhas.
Criei um blog no Blogger, assim espero que seja mais fácil lá chegares.
Beijinhos

 
At março 18, 2006 11:49 da tarde, Blogger greentea diz...

é bom ser pai assim
é bom ver os filhos crescer e permanecer essa forma de estar esse relacionamento.
assim
um bom dia do pai para ti, amanhã.
Cá em casa tb será assim.

e se quizeres continuar a ler Eça, sob outro rótulo mas com fotografia lindissima vai a

http://por-um-fio-invisivel.blogspot.com

Bjs

 
At março 19, 2006 12:11 da manhã, Blogger Ana diz...

Parabéns, Amaral, pelo teu dia, por teres sido bom pai, por continuares a ser bom pai, por teres orgulho em ser pai.
Obrigada por partilhares os tesouros que recebeste dos filhotes. As palavras que eles escreveram são a confirmação do que disseste ser. As palavras que escreveste,no final do post, também.
Um beijo.

 
At março 19, 2006 12:15 da manhã, Blogger Kalinka diz...

Papá Amaral
É sempre uma delícia ler um post seu...tenha o tamanho que tiver, estejas os minutos que calhar, nunca me canso e este está especialmente bem elaborado, com apanhados do que os filhos fizeram para o Papá Amaral.
MUITOS PARABÉNS.
Gostei desta parte:
Mas, já que é o "meu dia" vou dedicá-lo a mim. Vou dizer que fui bom pai. Vou dizer que sou bom pai. Vou dizer que tenho orgulho de "ser pai". Vou dizer que dei anos e anos da minha vida. Que me privei de muita coisa. Que dei carinho. Que amei. Que sofri!
Neste dia pequenino, vou repisar os momentos e, sendo pai, vou ser o pai outra vez... e reafirmar o quanto estou contente, o quanto o meu peito bate por duas pessoas especiais que, estando longe, estão tão perto daquilo que ninguém vê e que só Eu posso sentir...!!!
LINDO. NÃO HÁ PALAVRAS.
Obrigado pela tua visita ao meu kalinka e pelas simpáticas e tão queridas palavras que lá deixaste, sinto-as sempre como um elogio, mas que ternura a tua. Beijos
FELIZ DIA DO PAI.

 
At março 19, 2006 2:17 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Muito gostoso ler o amor nos cartões de teus filhos. Muito legal o post assim elaborado. Deliciosas tuas palavras no poema ao final. Parabéns querido amigo.
Beijo,
Jo

 
At março 19, 2006 3:31 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Enternece-me o teu amor pelos teus filhos!...partilhaste aqui um post que é um hino de amor e ternura,
Parabéns a ti,um abraço apertado,és um PAI,amanhã também!
margarida

 
At março 19, 2006 10:08 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira diz...

______________________
______________________
______________________
que posso dizer? a não ser que "amei" o post........

toda a ternura do mundo ao alcance de um sorriso.


abraço. (sentido)

 
At março 19, 2006 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá, kerido amigo. K bela homenagem a vc mesmo e tds os pais portugueses. Aki no Brasil se comemora em Agosto. Ser pai é ser o guia material e espiritual do filho. Ser pai é ser amigo. é ser um tesouro maravilhoso na vida do filho. Parabéns. Amigo gostaria muito de poder contar com sua ajuda. Meu blog meus rabiscos esta na fila da gazeta dos blogueiros pra ser indicado a ficar selecionado entre os 20 que irão disputar o grande premio GB. Para iso vc so precisa mandar um email para: gazeta@blogueiros.com indicando meu blog.
Fivcaria muito feliz se vc pudese me ajudar. Tenha um lindo domingo de Pai com bastante alegria. E consagre este dia também ao pai de tds os pais: Noso Deus. abraço

 
At março 19, 2006 12:25 da tarde, Blogger Luna diz...

Pai é para todo o sempre, que as estrelas da noite e o sol da manhã, sempre iluminem o teu caminho para que continues um bom pai.
Um feliz dia para ti
Bjs

 
At março 19, 2006 2:13 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Parabéns Amaral...pelo teu Post...pela ideia que tiveste. genial.

desejo-te um feliz Dia do Pai.

Beijos
Isabel

 
At março 19, 2006 2:42 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

CB
Feliz dias dos pais meu querido.
Estranho como no Brasil é comemorado o dia dos pais em agosto, segundo domingo do mes e na Europa comemora-se o dia dos pais 19 de março, logicamente acho mais correto por ser dia de Sao José, ja que somos ocidentais por que nao comemorar a mesma data no mesmo dia?
Visto que hoje é seu dia, aproveite e abuse, viva seu dia e o dia de todos otimos pais.
Big Kiss

 
At março 19, 2006 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral, durante 7 anos vagando por aí neste mundo virtual e lendo vários artigos, vários blogs, talvez este seu post de hoje, seja a coisa mais linda que eu já li durante todo este tempo. Sem demagogia, digo que chorei ao ler cada cartãozinho de seus filhos. Talvez por me lembrar de meus filhos, hoje distantes, de quem também guardo cada cartãozinho e cada papelzinho de bala, ou talvez, quem sabe, por ser mesmo uma manteiga derretida que chora até com comerciais de TV. De qualquer forma, te agradeço e te parabenizo por essa sensibilidade grandiosa que me proporcionou momentos felizes e de uma saudade gostosa. Um beijo grande, um bom domingo e que vc continue sendo esse pai amigo pra seus filhotes. Que Deus o abençõe.

 
At março 19, 2006 5:27 da tarde, Blogger Memória transparente diz...

Parabéns ao pai, Amaral.

Beijinhos.

 
At março 19, 2006 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá!
Estou aqui pela primeira vez e já pude ver que grande homem você é, que grande pai, o pai que todos gostariam de ter, ou melhor gostariam que seu pai se parecesse com você, porque dificilmente alguem gostaria de ter outro pai, mas,sim. transformar o seu nos padrões que lhe parece ideal.
Desculpe a invasão. Se quiser me conhecer, estes são os meus endereços:
http:/www.cuidadoestaoteespiando.blogger. com.br
http://www.bisavo.blogger.com.br
http://vivenciaplena.blogger.com.br ttp:/www.ciranda.blogger. com.br
Uma boa tarde e um dia do pai muito feliz.
Bisa Maith

 
At março 19, 2006 7:41 da tarde, Blogger Su diz...

adorei teu post...lindo
um belo dia para ti

jocas maradas, sempre

 
At março 19, 2006 8:27 da tarde, Blogger Living Place diz...

Belo dia este.
Os meus filhos "atiraram-se" literalmente para cima do Pai e gritaram FELIZ DIA.
O importante é estres sempre presente.
Um beijinho ao papá presente.

 
At março 19, 2006 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É sempre bom recordarmos momentos passados, momentos presentes e inventar momentos futuros e sentirmos um dia como nosso...feliz dia , e que os teus filhos te ofereçam sempre cartas bonitas cheias de carinho e amor...
pensadora

 
At março 19, 2006 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral, parabéns pelo teu dia!
Aqui no Brasil comemoramos no segundo domingo de acosto.
Olha qto a imagem de Jesus ensanguentado é que aquele espaço eu o denominei de AMOR MAIOR, então Jesus com seu maior amor deu a vida por nós. Mas alí mesmo tem outras imagens dele com as crianças, refletindo no monte das Oliveiras, tem o amor maiopr de uma mãe...repare direitinho e com certeza irá entender minha intenção. Mesmo assim agradeço ter me chamado a atenção sobre algo que o incomodava. Legal a sinceridade.
Um enorme abraço.

 
At março 19, 2006 10:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral,
Hoje é o teu dia.
Feliz "Dia do Pai"!
Os teus filhos, sim certamente, ter-te-ão, sempre, a ti e ao teu bonito coração cheio de amor para lhes dar, tal como o demonstras e deixas transbordar neste lindo post que aqui colocaste hoje.
Transforma os poucos minutos que já restam deste dia, em momentos de muito amor junto de teus filhos.
Um beijo.

 
At março 19, 2006 10:35 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Acreditar que a vida é um constante florescer,
que necessário é esquecer os momentos de dor,
Saber que a fonte da esperança está em cada amanhecer,
feliz dia dos pais , que Deus abençoe vc muito neste dia
corrente de blogs

 
At março 19, 2006 10:57 da tarde, Blogger Carla diz...

Que lindo post :)
Bjx e boa semana

 
At março 20, 2006 12:18 da manhã, Blogger Esther diz...

Aquí deste lado ainda é dia 19..portanto....Parabéns pelo dia e pela fofura que és..Bj

 
At março 20, 2006 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Que lindo Amaral,como é bom lembrar coisas boas em nossa vida, sem tirar as tristes, com isso temos a oportunidade até de consertar coisas que ficarão para traz um grande beijo
corrente

 
At março 20, 2006 12:23 da manhã, Blogger Aragana diz...

Tão lINDO... fiquei com a lagrimita quase a cair do olho...

É tão bom o amor dos filhos!

 
At março 20, 2006 10:02 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Para o pai que ...

ensinou princípios essenciais a serem seguidos na minha vida;
apostou na minha formação tanto pessoal como profissional;
dividiu comigo gostos e talento;
cultivou em mim a paixões e ambições;
foi cumplice comigo quando a situação não era para contar;

Para o pai que...

partilhou, acompanhou, sofreu ... enfim ... esteve e vai estar sempre lá!

 
At março 20, 2006 11:14 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

e preencheste-lo tão, mas tão bem k se setia o pulsqr dos 3 corações.
Ainda ontem, falando com uma amiga, comentava k uma coisa k me é difícil e dolorosa ouvir é os pais (ou qq um deles) dizer aos filhos dos "enormes sacrifícios" k por ele/eles, fizeram/fez.
Pais não fazem sacrifícios! fazem o k têm k fazer e da melhor maneira k sabem.
Bjs pai e filhos. Orgulhosos e felizes.

 
At março 20, 2006 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Para os grandes autores é preciso correr riscos, pois só entendemos direito do milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. E é por isso que a vida é bela. Uma grande semana a você. Abraços.

 
At março 20, 2006 11:28 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Adorei o post de hoje..
Falar sobre Pai, ou ler mensagens sobre eles é muito bom...
Ainda mais pra mim q tive o melhor pai do mundo..

Mas não faz mal... Sorria!
Afinal, segunda-feira também tem seus encantos(tô tentando te animar)
E além do mais, começamos a semana sempre com aquele entusiasmo de que ela passe rapidinho para que possamos curtir o fim de semana novamente.Porque o fim de semana não seria tão bom, se não fosse esperado com muito entusiasmo!
Portanto
Tenha uma ótima semana!

bjkas

 
At março 20, 2006 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Que lindo Amaral, são essas pequenas coisas que nos dar forças para seguirmos adiante, filho é a coisa mais bela que podemos ter na vida, não há bem maoir do que este. Bjus no coração, fique com Deus.

 
At março 20, 2006 12:09 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabens amigo
Bem hajas !!!!
mima-te, ser pai , babado, orgulhoso, carinhoso, e uma bençao,
kisssssssssssssssss

 
At março 20, 2006 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia migo! Tenha uma semana linda!! Migo gostaria muito que vc pudese me ajudar! Meu blog esta concorrendo aomselo ouro.No blogstar: http://blogstars.ig.com.br/default.asp?x=5659

Se o amigo puder der seu voto nele. E tds os dias no periodo de 7 dias. Ficaria muito feliz, se os amigos me ajudasem a ganhar este selo. Parabéns hj pelo o dia do blogueiro. Bjos

 
At março 20, 2006 3:43 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

CB
Como nao tem post novo para ser comentado, aproveito para desejar um feliz dia dos blogueiros, e deixar uma indagaçao: Por que dia 20 é dia dos blogueiros? As pessoas comentam, falam desse dia mas ainda nao achei nem no google o motivo dessa data!
Big Kiss

 
At março 20, 2006 7:18 da tarde, Blogger Fábula diz...

o dia foi ontem mas... parabéns, pai! =)

 
At março 20, 2006 10:01 da tarde, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

Supra-Super Espectacularrrrrrrrr
este post magnifico...

Eita papai babadinho... é assim mesmo...lol
Tens uns filhos espectaculares porque também és um espectáculo, lembra-te disso...

Abraço caro amigo

 
At março 20, 2006 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi, Amaral, pois é ontem foi o seu dia de pai, hoje é nosso de blogueiros, parabéns, tem um presentinho pra vc no meu blog.
corrente

 
At março 20, 2006 10:54 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
CB
Parabéns pelo dia dos pais; parabéns pelo dia dos blogueiros. Muito bonito os desenhos cartões, textos...e o poema.
Atualizei o meu blog e postei fotos.
Tenha uma boa semana.
Eunice

 
At março 20, 2006 11:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

:)

Deves estar muito orgulhoso nao??

Só posso dar-te os parabens...e..continua assim..orgulhoso..de teus fllhos ;)

Um abraço

 
At março 20, 2006 11:05 da tarde, Blogger Vica diz...

Meus parabéns, que vida maravilhosa!! Tens filhos maravilhosos, deve ser um ótimo pai!! Beijos.

 
At março 21, 2006 11:42 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Não me queres adoptar? Tão bom ter um pai assim...

 
At março 22, 2006 12:04 da manhã, Blogger LUA DE LOBOS diz...

alguém muito especial se atreve a mostrar o que lhe vai na Alma porque não é politicamente correcto um homem demonstrar o que sente
Que A LUZ te ilumine sempre
bem hajas
maria de são pedro

 
At março 22, 2006 12:41 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Pai. Perdi-me e acho que te enviei a mensagem para o mail. E ainda por cima obrigaram-me a escrever apenas 300 caracteres. Ficou mto espremidinha, mas o amor e o reconhecimento não precisam de mto espaço.
Adorei ler e reler. O sentimento mantem-se. E se sou boa mãe é pq tive bons pais.
Um gr abraço,

Carla

 
At março 22, 2006 12:44 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

É uma delícia reler, tocar e recordar.
Deixo-te então mais uma que:
"É cumprir a missão pela terra exigida,
É dar-lhe mais alguém que a aperfeiçoe e a amanhe.
É ter quem nos estime e quem nos acompanhe,
É morrer e deixar no mundo a sua vida."

Um enorme bjo,
Carla

 
At março 22, 2006 5:00 da tarde, Blogger poca diz...

parabéns por partilhares todas essas demonstrações de amor que os teus filhos te dedicaram... mas parabéns especialmente por as teres merecido...
porque infelizmente, nem todos os pais... o são.

 
At março 22, 2006 7:05 da tarde, Blogger Eli diz...

Já passaram alguns dias, mas quando volto, sabes que vejo tudo, nem que seja de forma diagonal.

Não poderia deixar de reparar neste post. Quando as crianças levam os seus postais e/ou prenda para casa, fico a pensar muitas vezes quais serão os pais que darão tanto valor, como dá o seu filho... enfim.

Gostei de sentir-te a ternura.

:)

 

<< Home