Lisboa,

terça-feira, março 21, 2006

dia mundial da poesia


Simbolicamente, vou associar-me a este dia! A poesia prolifera por esta blogosfera, uma mais bem construída que outra, mas toda ela saída da imaginação e do coração.
Mas, o que é ser poeta? Como eu não sei, recorri a uma poetisa:


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs, de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

(Florbela Espanca)


Mas, há também gentes desconhecidas, muitas em muitos blogs que visito, gentes que nada pedem em troca, apenas dão parte de si.
Neste dia, não vou escolher ninguém em particular, porque isso seria ir fazer uma apreciação e um julgamento para os quais não tenho qualquer competência...
Assim, vou buscar a poesia de uma professora de Aveiro, que não sei se é magra ou gorda e que descobri aqui na Net, por um acaso, e cujos versos captaram a minha atenção. Por isso, sem pedir licença (e não saberia como...), aqui transcrevo "Sempre", porque ... gostei!


Como se os nossos corpos
rebolassem
num colchão de palavras,
nadei nos conceitos
que me sussurraste
ao ouvido,
nas frases soltas
que tomaram forma
afirmativa
do meu e do teu ser!
Gemi as exclamativas
frases que me arrancaste
do fundo do peito...
Amei-te num futuro
mais-que-perfeito!
Bani dos meus horizontes !
o modo condicional
do verbo sentir
e usei o gerundio
do gosto de sorrir...
Num complemento circunstâncial
de modo...
Amei-te!
No circunstâncial de lugar
fiquei à espera
que o circunstâncial de tempo
fosse um segundo...
do tamanho do mundo!
Antes do amo coloquei
um pronome pessoal
e a seguir um reflexo
e vi que tinha nexo
o que acabei
de te dizer!·
Munist! e-te então
do campo lexical
de tempo...
Sob a forma
determinante
da interrogativa
e surgiu o quando?
logo seguido da verbalização
angustiada
do amanhã?
Apenas te respondi
no modo docemente
circunstancial
com a única temporal
que eu senti:
Sempre!

(Cristina Fidalgo)

27 Comentários:

At março 21, 2006 12:41 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Realmente há belas poesias nessa blogosfera e algumas dignas de louvor e que falam fundo ao nosso coração. Ambas que vc postou são lindíssimas mas essa da professora de Aveiro é simplesmente maravilhosa. Um beijão pra vc.

 
At março 21, 2006 1:05 da manhã, Blogger anapaula diz...

Os dois poemas são lindos. O primeiro já conhecia. É lindíssimo. O segundo não conhecia, mas é igualmente belo. gostei da tua homenagem à poesia.

beijos

 
At março 21, 2006 1:28 da manhã, Blogger Ana diz...

Duas poetisas, uma bem conhecida, outra nem tanto. As duas com sede de infinito.
Um beijo, Amaral.

 
At março 21, 2006 6:01 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

muito bom seu post...adoro posia...adorei a poesia...muito bom mesmo...mudei de endereço e de blog passa lá e me faça uma isita...

 
At março 21, 2006 8:20 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Gosto muito de ler o que escreves, pois passas sinceridade.
Um abração e um ótimo dia para vc.

 
At março 21, 2006 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

pareece que o dia 21 de Março é um dia pleno de comerações, por isso o sol embora timido tb queira estar presente na grande festa...
beijos
pensadora

 
At março 21, 2006 9:50 da manhã, Blogger sofia. diz...

nao sabia que era dia da poesia - gostei das escolhas
beijinho

 
At março 21, 2006 10:14 da manhã, Blogger Carla diz...

Bonitos poemas, uma boa escolha :)
Bjx

 
At março 21, 2006 10:38 da manhã, Blogger Sol diz...

Bom dia da Poesia!
Aproveito para deixar um poema do meu poeta preferido :-)

AS PALAVRAS

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

EUGÉNIO DE ANDRADE

 
At março 21, 2006 11:31 da manhã, Blogger Living Place diz...

Não sou muito apreciadora de poesis, mas gosto de algumas. As que colocaste aqui são uma boa escolha.

 
At março 21, 2006 11:50 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

Florbela ...é sempre um prazer reler a nossa sofrida Florbela...e estes é um dos poemas dela que prefiro...

a escolha do poema que retiraste da net..foi optima...valeu a pena lê-lo

Bjs

 
At março 21, 2006 12:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia Amaral!
Aqui, abaixo do Equador, estamos iniciando o Outono, portanto quero desejar um bom início de Primavera pra vocês e com um significado particular pra você que, na minha opinião, é um disseminador de flores através deste teu blog. E que bonitas estão estas flores-poesia de hoje!!! Beijo, querido
Jo

 
At março 21, 2006 12:33 da tarde, Blogger Aragana diz...

Eu já andei à procura mas nao encontro.. não conheces nenhum página que tenha todos os dias mundiais e nacionais de cada país?
acho estranho nao existir... mas a verdade é que nao encontro nada com a devida qualidade...
:( ...

 
At março 21, 2006 1:15 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Desculpa a minha ignorancia, mas ainda não aprendi a entender e gostar de poesia. Mas um dia eu "chego lá"!

 
At março 21, 2006 1:47 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ser poeta, é olhar para a vida com os olhos do espirito...
Lindo como sempre, o teu post, deixando transparecer o teu verdadeiro eu!
Deixo um beijo

 
At março 21, 2006 2:51 da tarde, Blogger Seamoon diz...

Gostei mesmo...
bjs

 
At março 21, 2006 3:02 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Puxa migo. K homenagem linda k vc colocou no post por ser dia da poesia. Eu tenhom esta poesia canatda na bela voz de Trovante que me foi enviada por um portugues amado. Eu digo que pra ser ´poeta ´es o deixar o coração bater forte dentro do peito e deixar que ele conduza nosas emoçoes e dedos ao escrever. Só quem ama e é emotivo sabe ser poeta. Hj atualizei os filhso da lua com o post: " Negar a doença ñ me ajudou".um grande abraço

 
At março 21, 2006 3:41 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

Excelente poesia, acho que cada poesia magicamente cria vida, viajamos naquilo que lemos e imaginamos cada detalhe de uma poesia e sonhamos olhando um ponto imaginario no fundo de uma sala, explendidas sao todas aquelas que tratam do amor.
Big Kiss

 
At março 21, 2006 4:39 da tarde, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Os poemas da Florbela são uma referência, envolvidos por uma beleza imensa!
O "Sempre" de Cristina Fidalgo é fantástico. Adorei a forma como ela utiliza os termos gramaticais num poema...simplesmente artístico.

E neste dia mundial da poesia, deixo-te uns rabiscos meus sobre O POETA, um poema que em tempos publiquei no meu blog.

"O POETA
*Fanny*

O poeta tem alma de pássaro...
voa solitário pelas sendas do arco-íris
pinta com flores de sonhos as amarguras do coração
desenha Primaveras nas tempestades da Razão.

O poeta tem olhos doirados de saudade...
penetra no horizonte das lembranças
acarinhando ausências...florescendo esperanças
nos jardins perfumados do pensamento.

O poeta tem a voz dos anjos, suaves melodias
plumas de amor esvoaçantes de magia
afagando tristezas, acolhendo ternuras ao vento

O poeta semeia beijos e abraços
multiplica desejos... alivia cansaços
escreve versos...poemas...estrelas rimadas
luzindo nos passeios secretos das madrugadas."


Um abraço florido de Primavera*

Fanny

 
At março 21, 2006 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

duas propostas interessantes, num dia dedicado aos mundialismos: árvore, floresta, poesia! tão diferentes e tão iguais! ;)

p.s.: gosto mt de florbela espanca!

 
At março 21, 2006 9:30 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

Um poema, é uma jóia que se partilha com emoção.

 
At março 21, 2006 9:41 da tarde, Blogger Ana diz...

Hoje preferia destacar o Dia Mundial do Sono...

 
At março 21, 2006 10:21 da tarde, Blogger lique diz...

Gostei de encontrar aqui Florbela, claro. E também Cristina Fidalgo cujos poemas circulam muito na net e revelam muita qualidade. Boa forma de assinalar este dia!
Beijos

 
At março 21, 2006 10:58 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Amaral
Muito obrigada pelas palavrs que lá deixou, no meu cantinho.
Depois de um periodo mais conturbado.
já fiz um post mais calmo com familia e tudo.
A poesia ajuda muito, mesmo só publicando e relendo
Bom fim de semana

 
At março 21, 2006 11:46 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Desconhecia que o dia hoje era de poesia, apenas conheço como sendo o dia da árvore. Adoro ler poesia, e acho lindos os poemas que escolheste. Parabéns à professora e um beijinho para ti.

 
At março 22, 2006 8:49 da tarde, Blogger Su diz...

adorei ler
espanca...sem palavras
a da prof está belissima

jocas maradas

 
At março 25, 2006 2:20 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

AMARAL:
POESIAS LINDAS, LOUVOR AO DIA DA POESIA, SEU BLOG É PERFEITO E MUITO BELOS SEUS POSTS!
DESEJO DE CORAÇÃO EXCELENTE FINAL DE SEMANA PARA VOCÊ!

BEIJÃO
da
SELMA

ESTRELA VIVER E AMAR!

http://spaces.msn.com/members/selma12ESTRELA10

 

<< Home