Lisboa,

sábado, março 04, 2006

fumar?


Osho tem uma história num dos seus livros que é um exemplo de como se pode utilizar uma certa técnica para ajudar quem deseja deixar de fumar.
Deixar de fumar pode ser um desejo, pode ser uma ideia vaga ou pode ser uma obsessão. O homem, a mulher, tem procurado, através de medicamentação, através de terapias e demais processos, deixar o tabaco, convicto que está da sua acção prejudicial sobre o organismo.

O fumador inveterado de Osho queria, insistentemente, deixar o cigarro. Afirmava que no dia seguinte iria largar o tabaco, mas a manhã chegava e o desejo de fumar continuava. O vício era infinitamente mais poderoso do que a sua luta diária.
Então, Osho propôs-lhe que durante sete dias fumasse à vontade. Não pensasse nessa ideia de abandonar o tabaco. "Fume, simplesmente, despreocupado, delicie-se, prazentei-se, goze o seu sabor, sacie-se!"

A ideia era a seguinte: durante aquele espaço de tempo, ele não iria pensar no mal que o tabaco lhe fazia, não iria estar contra o fumo, não iria olhar o tabaco como um inimigo.. Apenas, aceitá-lo, sem o julgar, apenas fumando sem a ideia de o querer abandonar. Sem nenhuma luta interna.
Ao fim dos sete dias, ele verificou que aquela situação lhe dava um certo conforto. Sentia-se bem, sem conflitos na sua mente, apenas sentindo prazer, como se o tabaco fosse o seu melhor amigo.
Então, Osho disse-lhe:
"Agora, logo que sentir o impulso para fumar, simplesmente abandone-o! Pegue o cigarro na mão, pare um momento, olhe para ele e abandone-o. Deixe-o cair e enquanto o cigarro cai, deixe o impulso interno cair também."

A técnica consistia no simples processo de deixar de lutar contra um desejo. Em tudo o que fazemos, a nossa mente está presente. Psicologicamente, filtramos todos os nossos pensamentos antes de os executarmos. A simples decisão de deixar de fumar levava-o a entrar em confronto com a sua mente e ele acabava sempre vencido, tomado pela fraqueza, pela culpa, pelo fracasso.
O pensamento é energia. Energia em movimento.
Antes de deitar fora o cigarro, naquele momento, ele considerou-o como um facto. Não houve julgamento. A mente não o reprimiu.
Quando o impulso para fumar lhe surgiu, ele parou o impulso. Toda a energia que estava em movimento naquele impulso mudou de direcção e deu um salto para dentro.

A energia é implesmente energia. Não há energia boa ou energia má.
O pensamento é que lhe dá essa definição, de acordo com o resultado.

Mas esta técnica não é uma técnica fácil. Olhar um desejo, sem o julgar primeiro, deve ser das coisas mais difíceis de executar.
A mente do ser humano está profusamente tomada por valores adquiridos, ao longo dos anos, através de culturas e ensinamentos que as gerações vão perpetuando.
Por isso, não é fácil a mente abstrair-se do seu primeiríssimo julgamento.

28 Comentários:

At março 04, 2006 5:50 da tarde, Blogger Lis57 diz...

Olá

Deixei-te um desafio no meu blogue. Espero que participes.

Um beijo

 
At março 04, 2006 8:30 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

e eu que me mato a fumar....e eu que vivo no meio de uma família de médicos que me matam para que não fume....e eu que todos os dias digo que não fumo mais e todos os dias fumo mais e eu e eu e eu....vou embora....(desculpe este comemtário está cheio de fumo...:)

um beijo. e bom fim de semana. o post é "cirurgico"... beijo.

(isabel/Piano)

 
At março 04, 2006 8:41 da tarde, Blogger Su diz...

e eu que fumo....fumo...fumoooo
jocas maradas

 
At março 04, 2006 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sábado, fim da tarde, passei-a toda aqui no computador a preparar as aulas da semana. CDs mil a tocar para escolher as canções, letras mil a editar e trabalhar para levar aos alunos. É muito gostoso fazer isto, mas é também cansativo passar horas a fio aqui com o computador, então para descansar, resolvo acender um cigarrinho e visitar o blogue de meu amigo Amaral. Tcharam !! Que post !!!!! Valeu muitíssimo. Escolhi sorver muito bem cada uma das palavras encontradas. Faz-me imenso bem neste momento. Agora escolho aproveitar o prazer desta leitura e aproveitar o prazer dos cigarros que haverei de fumar de outra forma. Acabo de percorrer a metade do caminho para seguir e fazer a escolha mais saudável em breve de dizer adeus aos meus queridos cigarros. Fico grata !
Beijo,
Jo

 
At março 04, 2006 9:27 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Talvez eu não consiga compreender o vício de quem fuma, mas sei que esta técnica aplica-se em várias situações da nossa vida. Como tudo, temos que aprender... sempre...
beijinho

 
At março 04, 2006 10:01 da tarde, Blogger Memória transparente diz...

Não fumo.
Nem compreendo esse vício.

Mas penso que o exercicio que relata o artigo posso ajudar a gente que fuma.

Beijinhos.

 
At março 04, 2006 11:40 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Vamos esquecer esse meu comentário anterior ta? Façamos de conta que agora começa nossa quem sabe, amizade.
Olha fui fumante inveterada por longo tempo da minha vida...só conseguiu me libertar após uma depressão, qdo o médico me intimou a tomar uma atitude visando meu ebm estar. Como sempre gostei de viver, mesmos com as lutas e percalços, decidi parar e aos poucos parei totalmente. Há mais de de 15 anos que não fumo nem sinto a menor vontade.
Um ótimo fds para vc.

 
At março 04, 2006 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Pois é, infelismente eu fumo também, já parei por 8 anos e voltei ainda vou parar novamente, e vou conseguir maravilhoso o que esta escrito.
beijos

 
At março 05, 2006 12:12 da manhã, Blogger Eli diz...

Oi!

O meu vício mais forte é o do blog (resume-se à escrita, aos comments, ao sentir tudo aquilo... tudo o que está à sua volta... à minha vida...)

Enfim...

:)

 
At março 05, 2006 12:37 da manhã, Blogger Águas da Vida News diz...

Realmente é facil ler mas dificil executar, sem falar que o organismo de um fumante é repleto de nicotina, o corpo sente a necessidade por ser contaminado pelo tabaco, é uma droga e quem fuma deve ser desintoxicado com a ajuda de um medico, existem testemunhanças de pessoas que ficaram em abstinencia por qualquer hora, relataram que tiveram emicrania, tensao nervosa, ficaram mais violentos, etc. O vicio do cigarro é uma dependencia tal qual a droga. Os governos drogaram legalmente a populaçao por anos, pense nisso!
Um excelente final de sabado.
Big Kiss

 
At março 05, 2006 1:36 da manhã, Blogger Esther diz...

Parabéns, amigo...teu post certamente ajudará muita gente !

 
At março 05, 2006 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

olá boa noite, não estou ausente, estou sempre presente, vim te desejar um otimo domingo, fica com Deus

 
At março 05, 2006 12:00 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Corrente de blog: Ola, bom dia e um bom domingo. E uma otima semana. Qt ao fumo acho uma forma de droga só que legalizada, o que a torna fácil seu consumo. O hábito de fumar já matou milhoes de pessoas através de um processo a longo prazo. Não fume! se encontra nos maços de cigarros que são dispomibilizados ao consumidor! Abraço

 
At março 05, 2006 1:38 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Corrente do blog: Muito bem escrito seu texto, muito bacana o layout do seu blog, com palavras, textos e mensagems originais e bem criativa.
Parabéns, adorei passar por aqui.

 
At março 05, 2006 3:17 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
Muito bom este seu texto sobre fumo. Não fumo e não suporto o cheiro de cigarro. Me dá até dor de cabeça. Não entendo porque pessoas fumam; fazem mal a si mesmo, aos outros, poluem o ambiente, adquirem um cheiro mau e ainda queimam dinheiro de maneira desnecessária. Sou contra fumo.
Muitíssimo obrigado por votar no meu blog. Acabei de ver que estou entre os vencedores.
Tenha um ótimo domingo.
Beijos,
Eunice
CORRENTE DOS BLOGS.|

 
At março 05, 2006 3:35 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

Corrente blogs
Visita para desejar um feliz domingo cheio de felicidades.
Big Kiss

 
At março 05, 2006 5:48 da tarde, Blogger joaninha diz...

...mas ao cabo de quase um mês estou a morrer com vontade de fumar um cigarrinho...porque tudo o resto está na negativa e "ele" ajudaria (?) um pouco. Beijito...

 
At março 05, 2006 5:50 da tarde, Blogger greentea diz...

detesto o fumo , o tabaco e tudo o que lhe diz respeito. O meu pai morreu por causa do tabaco, sempre a fumar.
A técnica é aplicável em quaisquer outras situações, podemos chamar-lhe visualização criativa, como quizeres.
O problema está em que as pessoas vêm mal ao longe...
Bom fim de semana

 
At março 05, 2006 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ola vi seu cantinho e vim te conhecer e convidar para sermos amigos....parabnes o mindo blogueiro é enorme e infinito....te convido a conhece ro meu e ver se aprova...entre a vontade....

 
At março 05, 2006 6:43 da tarde, Blogger Kalinka diz...

AMARAL:
Estou a atravessar uma fase péssima da minha depressão e sabes que nestes momentos tudo o k nos dizem...não acreditamos, pois sempre dizemos e é verdade, só quem passa por elas é que sabe, quem nunca passou, não venha cá com ideologias e palpites que nos magoam imenso...é a realidade.
Quem está a sofrer é a pessoa em questão, eu neste caso, e quem está de fora, quer sempre ajudar com palavras positivas, mas como é possível isso, se eu só vejo tudo negativo à minha volta, devido à fase em que estou...?

Este teu texto serviu para apanhar algumas frases importantes:
Em tudo o que fazemos, a nossa mente está presente. Psicologicamente, filtramos todos os nossos pensamentos antes de os executarmos.
Sinto-me tomada pela fraqueza, pela culpa, pelo fracasso.
O pensamento é energia. Energia em movimento.
ESTA FRASE É DIFÍCIL DE ACREDITAR, neste momento:
Toda a energia que estava em movimento naquele impulso mudou de direcção e deu um salto para dentro.
A energia é simplesmente energia. Não há energia boa ou energia má.
Mas esta técnica não é uma técnica fácil. CONCORDO PLENAMENTE...
Por isso, não é fácil a mente abstrair-se do seu primeiríssimo julgamento.
CORRECTO.
Ai, as palavras são tão fáceis de escrever e de dizer, mas depois a prática, a acção é outra coisa completamente diferente...Beijos.

 
At março 05, 2006 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Também gosto de ler Osho.
Para deixar de fumar é necessário ter a consciência do que é para nós fumar. Quando se tem, deixa-se. É o método mais fácil. Falo por experiência própria. Só quando adquiri essa consciência é que deixei assim: "a partir de hoje nunca mais fumo"! E pronto, foi assim.
Gosto de ficar por aqui um bocadinho lendo ou revendo...
obrigada pela visita

 
At março 05, 2006 6:52 da tarde, Blogger Ni diz...

«O pensamento é energia. Energia em movimento.»
...
E com a força de criar, meu amigo!
Pensar é 'construir'o que se quer... é Criar.

Talvez, por isso, se deva repensar o modo como pensamos e verbalizamos certas vontades... seja a libertação de um vício, seja o encontro da harmonia perdida... porque demos a alguém o poder de nos desarmonizar (esta palavra existe?).

...

Li, há algum tempo, uma frase que me ficou tatuada na mente:

«Nunca temos tempo para os amigos, mas temos todo o tempo do mundo para os nossos inimigos.»

Ao pensar em alguém que nos magoou, na dor, nas palavras e gestos negativos que repensamos vezes sem conta... estamos a dar poder a essa emoção negativa. Tempo, pensamento, que poderia ser ocupado com o desenho que uma criança nos ofereceu, um sorriso que cruzámos na rua, um email de alguém que gosta de nós, um abraço... que dura segundos, mas se eterniza no afecto.

A mente... a nossa querida mente... não mente. Nós é que a dirigimos de forma muito limitada (mea culpa! assumo que tb o faço!)...

Nunca fumei, mas há 'vícios/medos' que gostaria de ultrapassar... e sei... que está em mim, sempre esteve, o poder de o fazer.

Excelente post, como sempre!

Beijo

Ni*

 
At março 05, 2006 7:51 da tarde, Blogger Ana diz...

Apenas tenho um verdadeiro vicio o café, mas confesso que de vez em quando fumo um cigarro! :(

 
At março 05, 2006 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

olá obrigada pelo seu comento no meu blog, muito bom o tema do cigarro parabens,isso é muito importante, fica com Deus.
corrente de blog

 
At março 05, 2006 10:16 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

O texto foi de uma valia muito grande para mim.
Estou precisando parr de fumar.
rsrs
abraços e boa noite.
sou da corrente dos blogueiros.

 
At março 05, 2006 10:57 da tarde, Blogger Dulce Gabriel diz...

Fumar é um vício absolutamente estúpido...é como tomar café.Mas todos deveriam conseguir ser como eu.Fumo só quando me dá prazer:a seguir à bica do almoço ou do jantar,depois de um bom whisky ou licor beirão,numa agradável conversa de peito aberto.Beijos Amaral e desculpe não apartecer mais vezes...Ando super stressada com a vida profissional.

 
At março 06, 2006 12:04 da manhã, Blogger Ana diz...

Muito interessante o teu texto. A importância da mente para a libertação de uma dependência, neste caso o tabaco. Mas penso que o que torna tudo mais difícil é a dependência física. Ou será que também ela pode ser controlada pela mente?
Um beijo.

 
At março 06, 2006 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

já fumei. hoje sou alérgica ao fumo, ainda bem!
o texto está bom e é de aproveitar as ideias quando elas nos ajudam!
Ana Mª Costa

 

<< Home