Lisboa,

sexta-feira, março 24, 2006

o universo de hoje


O satélite WMAP foi lançado pela NASA em 2001, foi colocado num ponto estratégico, a um milhão e seiscentos mil quilómetros do nosso planeta, permitindo fazer uma observação completa do céu em cada seis meses, acima das perturbações atmosféricas da Terra.
Dotado dos mais modernos instrumentos concebidos até então, o WMAP já estava, no ano seguinte, a enviar os primeiros dados e começava a deixar os cientistas estupefactos, revelando-lhes dados muito diferentes daqueles que eram os conhecidos.
A idade de ouro da cosmologia começara.

Vou referir aqui apenas duas ou três descobertas, que poderão servir para um momento de reflexão.
A matéria visível que vemos à nossa volta (incluindo as montanhas, os planetas, as estrelas e as galáxias) constituem cerca de 4% do total da matéria e energia do universo. Destes 4%, somente 0,03% tem a forma de elementos pesados; o restante encontra-se na forma de hidrogénio e hélio.

Para que consigamos compreender melhor, o WMAP revela que os elementos que constituem o nosso mundo visível ocupam apenas 0.03% do universo. O resto é constituído por uma matéria invisível e misteriosa, totalmente desconhecida.
De acordo com o satélite, 22% do universo será constituída por uma substância estranha e que foi chamada de matéria negra, invisível, com peso e que circunda as galáxias; e os outros 74% (a maior parte do universo) será constituída por uma forma de energia também desconhecida, a que chamam energia negra, a força que está a mover todo o universo.
Os restantes 4% é a tal parte visível que falei atrás...

As opiniões dos físicos sobre Quem está por detrás de tamanha grandeza continuam a dividir-se. Muitos vêem a mão de Deus e um desígnio para o universo.

Uma cientista da Universidade da Califórnia, Sandra Faber, do Lick Observatory, dizia: "Não acredito que a Terra tenha sido criada para as pessoas. Foi um planeta criado por processos naturais e, na sequência desses processos naturais, a vida e a vida inteligentes apareceram. Da mesma maneira, penso que o universo foi criado a partir de um processo natural e que o nosso aparecimento nele foi um resultado perfeitamente natural das leis físicas, na porção do universo que ocupamos."

Don Page, da Universidade de Alberta, disse:" Sim, eu diria que há definitivamente um desígnio. Não sei quais são todos os desígnios, mas penso que um deles foi o facto de Deus criar o homem para que o homem tivesse a companhia de Deus. Uma finalidade maior talvez fosse o facto de a Criação glorificar Deus... Em certo sentido, as leis físicas parecem ser análogas à gramática e à linguagem que Deus quis usar."

No texto "O Narrador", referindo-se à crise da experiência, diz Walter Benjamin: "Com a guerra mundial começou a manifestar-se um processo que, desde então, nunca mais parou. (...) Uma geração que ainda fora à escola em ónibus puxado a cavalos, viu-se indefesa, numa paisagem em que tudo se alterara excepto as nuvens. Sob elas, perdido num cenário dominado por forças destruidoras e explosões, o minúsculo e frágil corpo humano." (Benjamin, 1992: 28)

Na entrevista à Der Spiegel, publicada depois da sua morte, em 1976, nem esta possibilidade já é entrevista por Heidegger, que responde com o famoso "E agora, já só um Deus nos poderá salvar"...


E eu que faço Senhor?
Que te dou eu cada dia?
O Teu louvor? A Tua glória?
A Tua honra? O Teu amor?
Que Te dou eu que não seja já Teu?

(Textos recolhidos na Net e poesiaonline.no.sapo.pt)

11 Comentários:

At março 24, 2006 2:20 da tarde, Blogger Joaquim Amândio Santos diz...

A fé move mesmo montanhas, não pelo fanatismo mas pela plenitude da consciência.

Um excelente post, meu caro.

 
At março 24, 2006 2:59 da tarde, Blogger tb diz...

A diferença dos espíritos livres, é saberem pensar...espero que com a evolução das descobertas o homem chegue à conclusão de que nada é, mas é um todo juntamente com todas as outras criaturas, que deveriam ter o seu respeito!
Um excelente trabalho!

 
At março 24, 2006 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Na escola de vida és aluno diligente e que sorte a nossa, teus colegas, que podemos ter acesso a teus trabalhos enriquecedores.
Ciência e saber ancestral estiveram uma vez tão distantes e agora sua aproximação se acelera cada vez mais. Dia virá em que nosso saber fará todo o sentido porque o amor, que é verdadeiramente sua origem, se revelará como objetivo de toda criação.
Beijo,
Jo

 
At março 24, 2006 6:43 da tarde, Blogger Eli diz...

Olá!

:)

Gosto muito do "aspecto" do Universo, dos planetas, de todos os mistérios envolventes e acredito na energia...

:)

 
At março 24, 2006 7:06 da tarde, Blogger Luzinha diz...

Quem criou? são muitas as teorías e as hipóteses levantdas para responder a essa questão. E seguramente que muitas mais ainda surgirão... No entanto e até agora todas são isso mesmo, teorías y hipóteses. A mim contenta-me a consciencia de que somos fruto do grande e gratuito amor de Deus que otrora criou...
Quanto ao querer ir mais além... saber mais... está bem... afinal necessitamos de usar as nossas capacidades...

E por fim... Por fim queria agradecer as palavras escritas para mim!

Um sorriso...

 
At março 24, 2006 9:32 da tarde, Blogger Carla diz...

Bjx e bom fim de semana

 
At março 25, 2006 12:26 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Deus está em todas as coisas pois Ele é o Criador, e no dia em que todas as ciencias unirem a sua sabedoria,o Universo estará em segurança e a humanidade viverá em paz.

 
At março 25, 2006 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

O futuro a Deus pertence...

 
At março 25, 2006 1:31 da manhã, Blogger MS diz...

Ñ há dúvida q estamos numa das grandes encruzilhadas da Humanidade... o Homem está a descontrolar-se irreversivelmente!

Gostei de ler os dados científicos q "postaste", e senti profundamente a tua reflexão final!

saudações_azuis

 
At março 25, 2006 2:20 da manhã, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

Olá caro amigo Amaral!

Tema quente e escorreito, este que aqui apresentas...
Gostei dos detalhes da energia e do peso desta no universo, não sabia... quanto ao outro tema... escolha cada um a possível resposta... divina, ou não, pois esse é e continuará a ser um segredo por desvendar....

Bom fim de semana
Abraço

 
At março 25, 2006 1:37 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Blogando e aprendendo, eu que sabia muito pouco sobre o assunto apartir do seu blog tenho um pouco mais de conhecimento. Interessante o seu post. Um excelente final de semana para vc com amor e alegrias. Beijos

 

<< Home