Lisboa,

terça-feira, abril 18, 2006

a "chave de ouro"

Hoje, os cientistas dizem que a Terra vive numa zona de "chave de ouro" do Sol à distância suficiente para que a água líquida, o "solvente universal", possa existir para criar as substâncias químicas da vida. Se a Terra estivesse mais longe do Sol, poderia, como aconteceu a Marte, transformar-se num "deserto gelado", onde as temperaturas teriam produzido uma superfície deserta e estéril, onde a água e o dióxido de carbono se encontram muitas vezes no estado sólido, congelados...

Se a Terra estivesse mais perto do Sol, seria mais parecida com o planeta Vénus cujo tamanho é quase idêntico ao da Terra, mas que é conhecido como o "planeta do efeito de estufa". Como Vénus está tão perto do Sol e a sua atmosfera é constituída por dióxido de carbono, a energia da luz do Sol é capturada por Vénus e, por isso, as temperaturas chegam a atingir os 900 graus Fahrenheit.

...
As leis da natureza estão concebidas de maneira a possibilitarem a vida e a consciência. Se estas leis são produto de algum arquitecto ou se são puro acidente tem sido objecto de muitos debates, em particular nos últimos anos, devido ao número esmagador de "acidentes" ou coincidências que têm sido encontradas e que tornam possíveis a vida e a consciência. Para alguns, isto é prova da existência de uma divindade que, deliberadamente, dispôs as leis da natureza de modo a tornar possível a vida e a nossa existência. Mas para outros cientistas isto significa que nós somos um subproduto de uma série de acidentes felizes.

Para apreciar a complexidade destes argumentos, consideremos primeiro as coincidências que tornam possível a vida na Terra. Nós não só vivemos exactamente na zona "chave de ouro" do Sol, como também vivemos numa série de outras zonas de "chave de ouro". Por exemplo, a nossa Lua tem o tamanho certo para estabilizar a órbita da Terra. Se a Lua fosse muito mais pequena, as mais pequenas perturbações da rotação da Terra acumular-se-iam lentamente ao longo de centenas de milhões de anos, fazendo com que a Terra oscilasse desastrosamente e registasse alterações tão drásticas no clima que a vida seria impossível.
Felizmente, a nossa Lua tem "exactamente" o tamanho que permite estabilizar a órbita da Terra, pelo que esse desastre nunca acontecerá.


Devido às pequenas forças das marés, a Lua também se afasta da Terra à taxa de 4 centímetros por ano, aproximadamente; em cerca de dois biliões de anos, estará demasiado longe para estabilizar a rotação da Terra.

De modo análogo, os modelos de computador do nosso sistema solar mostram que a presença do planeta Júpiter no nosso sistema solar é favorável à vida na Terra, porque a sua enorme gravidade ajuda a arremessar os asteróides para o espaço exterior...
Se Júpiter fosse muito mais pequeno e a sua gravidade fosse muito mais baixa, o nosso sistema solar ainda estaria cheio de asteróides, o que tornaria impossível a vida na Terra; os asteróides mergulhariam nos nossos oceanos e destruiriam a vida. Por conseguinte, Júpiter também tem o tamanho certo.

Nós também vivemos na zona "chave de ouro" das massas planetárias. Se a Terra fosse um pouco mais pequena, a sua gravidade seria tão fraca que não poderia manter o oxigénio. Se fosse demasiado grande, conservaria muitos dos seus gases primordiais, venenosos, que tornariam a vida impossível. A Terra tem o peso "certo" para manter uma composição atmosférica benéfica à vida.



Também vivemos na zona "chave de ouro" das órbitas planetárias possíveis. Curiosamente, as órbitas dos outros planetas, excepto Plutão, são todas aproximadamente circulares, o que significa que os impactos planetários são muito raros no sistema solar.

De modo idêntico, a Terra também existe dentro da zona "chave de ouro" da galáxia da Via Láctea, a cerca de dois terços do seu centro. Se o sistema solar estivesse demasiado perto do centro galáctico, onde se esconde um buraco negro, o campo de radiação seria tão intenso que a vida seria impossível. E se o sistema solar estivesse demasiado afastado, não haveria elementos de maior número atómico suficientes para criar os ingredientes necessários à vida.


Os cientistas podem apresentar numerosos exemplos para mostrar que a Terra se situa dentro de miríades de zonas "chaves de ouro". Os astrónomos Ward e Brownlee argumentam que vivemos dentro de tantas bandas estreitas ou zonas "chaves de ouro" que talvez a vida inteligente na Terra SEJA única na Galáxia, e talvez mesmo no universo. Inventariam uma notável lista de razões para a Terra ter "apenas a quantidade exacta" de oceanos, de placas tectónicas, de conteúdo de oxigénio e de calor, de inclinação do seu eixo, e assim por diante, que permitem a criação de vida inteligente. Se a Terra estivesse fora de uma só destas bandas estreitas, não estaríamos aqui a discutir esta questão.

Foi a Terra colocada no meio de todas estas zonas, porque Deus a amava?

(Texto de Michio Kaku in "Mundos paralelos"- Fotos da Net)

14 Comentários:

At abril 18, 2006 9:45 da tarde, Blogger Fátima Santos diz...

obrigada por me dares este texto a ler (e vencer a minha preguiça de ler o livro...pode?!!!)Um abraço!

 
At abril 18, 2006 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Sinto-me privilegiada por poder fazer parte desta zona 'chave de ouro'. Obrigada por mais um momento de informação muito interessante. Beijo enorme :)

 
At abril 18, 2006 10:25 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu acredito que Deus só nos deu o melhor e tudo foi colocado exatamente no lugar onde Ele queria que estivesse. Tudo o que Deus faz é bom e contribui para nossa felicidade e para nosso aperfeiçoamento como ser humano. Assim pois, acredito que Ele nos deu o melhor lugar para habitarmos. Um lindo final de tarde pra vc!

 
At abril 19, 2006 12:34 da manhã, Blogger greentea diz...

insondáveis mistérios do Universo...

 
At abril 19, 2006 12:55 da manhã, Blogger poca diz...

iria Deus enganar-se e pô-la noutro sítio, que não o melhor?!

 
At abril 19, 2006 1:38 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Boa noite amigo!
Encontrar este texto numa revista teria sido muito bom. Tê-lo encontrado através de ti aqui é "chave de ouro". Puro prazer. Eu posso bem viver sem teu blog ... mas NÂO QUERO.
Em nosso país, costumamos dizer que Deus é brasileiro. Frase que demonstra como um brasileiro gosta de sua nacionalidade e o quão Divino considera seu país. Euzinha considero a frase un peu exagerée. Pois bem, depois desta leitura dá vontade de dizer que Deus é terráqueo. Condições tão perfeitas só podem ser Divinas.
Há porém algo no final do texto que não é do jeito que eu sinto as possibilidades de vida. Aquela parte de não haver vida inteligente senão neste ponto da Via Láctea. Acredito que a vida inteligente possa ter outros veículos que não o corpo humano e que eles existem por aí em formas que talvez nós não possamos conceber na limitação inerente a nosso veículo.
Puxa vida! Acho que está ficando longo demais meu comentário. Ah! Só mais uma coisa que também tem muito a ver com estes fatos. Os Pleiadianos, do livro Bringers of the Dawn, dizem que a Terra é um ponto muito estratégico no Universo em termos de evolução. Eles dizem que somos e vivemos uma "biblioteca viva" e que aqui pode ser a origem de um novo patamar de evolução, só que isto, é claro, depende totalmente de nós. Isto também é chave de ouro, não é?
Bom, desculpe se fui extensa demais.
Beijo,
Lucky Jo

 
At abril 19, 2006 2:23 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Não poderia ser de outra forma, pois Deus é pai e a Terra, a mãe.Como tal, isso faz de nós frutos desse amor imenso.Se exitem significados para a frase "honrarás pai e mãe", este texto é uma bela prova do quanto devemos todos estar gratos pelo facto do nosso Pai nos ter colocado dentro da chave de ouro do universo.Lindas as imagens...

 
At abril 19, 2006 7:58 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

isto é bonito mas é profundamente redutor.
estamos a conceber a vida apenas como a conhecemos, dependente de oxigénio e água...
não haverá por aí formas de vida inteligentes adaptadas ao seu próprio planeta ou espaço ou dimensão?
pensa nisso.

 
At abril 19, 2006 8:33 da manhã, Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) diz...

Interessante...

 
At abril 19, 2006 10:25 da manhã, Blogger Conceição Paulino diz...

tenho k voltar com tempo para ler bem este texto.Para já digo: foste desafiado. passa lá por casa, espero-te. Bjs. Luz e paz em teu caminho

 
At abril 19, 2006 11:49 da manhã, Blogger sofia. diz...

Talvez! :)

 
At abril 19, 2006 12:17 da tarde, Blogger Aragana diz...

É isso e a medida do Pi.
:D

 
At abril 19, 2006 12:39 da tarde, Blogger Mónica diz...

Olá,

realmente somos uns previligiados. O universo foi feito para nós podermos viver...

Agora só temos de aproveitar esta possibilidade de desfrutarmos desta "chave de ouro" e acima de tudo fazer de tudo para proteger este planeta tão belo.

:)

 
At março 03, 2007 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

That's a great story. Waiting for more. 1994 saab convertible Dryers sale used washer registrar panada breast augmentation in sydney Rodan fields proactiv solution instructions Culinary school of philippines digital video camcorder volvo vrc2 Nottingham picture roulette wheel Zithromax false positive on a drug test

 

<< Home