Lisboa,

quinta-feira, abril 13, 2006

dia do beijo

Numa pesquisa pela Net, verifiquei as muitas dúvidas que existem quanto ao dia exacto, escolhido para a sua comemoração a nível mundial.
O "international kiss(ing) day" aparece referido, principalmente , no dia 6 de Julho, mas também o encontrei atribuído a 28 de Abril e, até, a 6 de Janeiro.
Mas, muitos bloguistas, em anos anteriores, já vêm considerando o dia 13 de Abril, como o Dia do Beijo.
Intependentemente de qual será, na verdade, esse dia, este post coloca a pergunta inevitável:
"Já beijaste alguém, hoje?"




"O beijo é uma prova de fogo.
Podemos beijar sem amor, mas nunca amar sem beijar.
Beijar é muito melhor que sexo. O beijo comprova uma fusão que nem a relação sexual, por si só, alcança. Ele é o verdadeiro teste à compatibilidade, ao entendimento entre duas pessoas. Se não funcionar, então nada mais resultará.
Pode sempre querer-se menos, prazeres menores, menos exigentes. Mas o beijo vem lá de dentro, sem rédeas, e ou atravessa o corpo, como quem diz “apanhei-te”, ou não ultrapassará nunca a primeira camada da pele.
Já se inventaram muitas formas de beijar. Cada cultura tem a sua, à imagem do seu próprio conceito de intimidade. O beijo romântico também mudou ao sabor dos costumes, hoje, menos regrados, menos censurados. O beijo é, agora, um abraço entre lábios, línguas e permite-se viajar livremente pelo corpo. Podemos, é verdade, beijar por inércia, sem amor, mas jamais poderemos amar sem um beijo. Ele é a peça, o motor, o princípio e o fim desse mistério. O sustento ou a falência da nossa capacidade de nos intersectarmos com um outro."
(Máxima)

O blog "Simplesmente eu!" faz uma descrição muito interessante sobre o beijo relacionado com cada um dos signos. Para quem quiser saber como o "seu signo" sabe beijar, é só dar uma leitura naquele post.
No entanto, para os capricornianos, como eu, a descrição é bastante clara e elucidativa:
"O capricorniano beija meticulosamente. Começa devagarzinho, como se quisesse tomar posse do "território desconhecido"? Depois, ele vai se aprofundando mais e mais, em busca de uma intensidade cada vez maior. É um beijo prolongado, desses que roubam o fôlego e deixam um gostinho de "quero mais"?"

Mas, como se beijava antigamente?...
Na pesquisa que fiz, encontrei um site com fotos antigas. É a
"Adelia's Homepage" donde, com o devido respeito, reproduzo algumas, só em tamanho pequeno, para termos uma ideia de como se beijava nos tempos dos nossos avós.



Poetas, pintores e artistas em geral sabem disso. Captam o beijo e confirmam esse poder. Beijar é criar e desvendar um código único, uma linguagem que dispensa palavras e, ainda que se escrevam tratados e se teste em laboratório a sua química, tal só é compreendido ali, nos lábios, na pele.
(Máxima)




Um bocadinho do poema "O Beijo de Rodin" de Ana Cristina Ferreira Tarouca

Numa penumbra sem rostos
Dois corpos, um só ensejo
Um homem, uma mulher
Um só gesto, um eterno beijo.


Sem qualquer esforço, encontramos na Net meia dúzia de exemplos, onde o beijo é o motivo principal para grandes artistas de todo o mundo:










O beijo está conotado com a ternura, amizade, desejo e amor. É um “olá”, um “estou aqui” ou um “adeus”. Assinala uma ligação e é, nas suas várias formas, o gesto que espelha a natureza de uma relação.
Mas, de vez em quando, aparecem os beijos polémicos, os beijos que a imprensa explora, como este protagonizado pela Madonna e Britney Spears.



Estes preceitos, li-os na "Rear Window" e não deixam de ser curiosos:

"Hoje em dia, o beijo é a forma normal de cumprimentar. Um ou dois beijos em países europeus, três beijos em alguns países orientais.
Cumprimentemos com um beijo quando tivermos a certeza de que o beijo será recebido como algo natural, que não o estranharão. Mas em caso de dúvida, o melhor é abstermos-nos.
Em Portugal e na maior parte da Europa - excepto nas Ilhas Britânicas e nos países nórdicos é usual beijar a mão às senhoras. Trata-se de um gesto bonito que agrada a todas as senhoras, especialmente às dos países americanos ou de Inglaterra onde não é costume beijar-se a mão.
Para beijar a mão devem manter-se os pés juntos e as pernas direitas, inclinar-se levemente e ao mesmo tempo erguer a mão da senhora;
A mão não se beija, roça-se suavemente com os lábios, ou às vezes nem sequer isso, pois o cavalheiro beija o seu próprio polegar.
A regra geral é que se beija a mão às senhoras casadas, mas não às solteiras.
A mão não se beija ao ar livre nem num lugar público, como um ministério, um aeroporto ou uma estação.
Quando se trata de uma recepção, beija-se a mão à anfitriã, mas quando esta está acompanhada de outras senhoras, basta apertar-lhes a mão para evitar que a repetição do gesto se torne ridícula.
Não é preciso lembrar que a mão que se aperta ou se beija deve estar nua, sem luvas.
Tanto homens como mulheres devem fazer o gesto de beijar o anel aos altos dignitários da Igreja, como cardeais, arcebispos e bispos. Não é, evidentemente, uma obrigação, mas é uma prova de correcção e do respeito que nos devem merecer as referidas personalidades."


E esta outra referência à arte de beijar, retirei-a do site "NoivosNet" , que nos deixa com um sorriso nos lábios:

"Esta manifestação de afecto tem muito que se lhe diga. Beijar alguém no nariz, por exemplo, é chamar a discórdia. Duas crianças que ainda não falem não devem beijar-se, pois isso poderá causar distúrbios nas suas vidas sentimentais e intelectuais. Há também quem acredite que assim ficarão surdas ou mudas para semrpe (felizmente, não há o menor registo científico que suporte tais superstições). Uma jovem solteira que se deixe beijar por um homem moreno será rapidamente pedida em casamento (em Portugal, acredita-se que ao cumprimentarmos alguém "de beijinho", a jovem tem de dar dois beijos para não ficar solteira).
Por outro lado, se uma jovem trocar um beijo apaixonado com um homem de bigode e algum pêlo ficar preso aos seus lábios, estará condenada a ficar solteira para sempre... Nunca nos devemos deixar beijar por alguém que está atrás de nós, o que implica traição ou ruptura (numa clara alusão com o beijo de Judas, que traiu Jesus."




Sei do teu sorriso
quando me aninho no teu colo
a cada manhã quando te beijo
E sei da tua vontade de correr
até aos cantos dos meus lábios
Prolongando no espaço o teu corpo,
enquanto, absorto, me desejas...


(Cristina Fidalgo)

34 Comentários:

At abril 13, 2006 9:38 da manhã, Blogger Fátima Santos diz...

Um post liiiiiiiindo que merece beijinhos e esta coisinha fofa (vaidosa eu?!!) que escrevi um dia: aqui
Páscoa Feliz (como agente necessita de Ressurreição!!!)

 
At abril 13, 2006 11:24 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Fui ver. Também não é má a descrição do beijo de Virgem...eheheh
Muito trabalho de pesquisa, muito bom.
O beijo, talvez a forma mais natural de nos unirmos à nossa essência. Daí, a sua magia!
Deixo beijos

 
At abril 13, 2006 11:59 da manhã, Blogger Memória transparente diz...

"O beijo é uma prova de fogo..."
Esta frase resume o post.
Com cada nascer do Sol um beijo, saíbamos receber esta dádiva.

Um dia feliz e cheio de sol.

 
At abril 13, 2006 2:40 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Desconhecia que havia o dia do beijo.
Para mim, o beijo é algo sagrado...todo o tipo de beijo, e não gosto nada qd pessoas que me desgradam, me vêm cumprimentar com um beijo...tento sempre desviar-me (pois, é antipático, já sei:( )
Mas tu és alguém que me agrada como pessoa, por isso, te deixo um beijo

 
At abril 13, 2006 3:23 da tarde, Blogger Squeezy diz...

por acaso hoje ainda não dei nenhuma bjoka :/... não sabia da existencia do dia do beijo, um post 100% informativo :)

 
At abril 13, 2006 3:56 da tarde, Blogger Carla diz...

Para mim, todos os dias é dia do Beijo, pois faço-o sempre que desejo :)
Não podia passar por aqui sem deixar votos de uma Santa e Feliz Páscoa.
Bjx e bom fim de semana

 
At abril 13, 2006 4:38 da tarde, Blogger maria inês diz...

Boa Páscoa... e que recebas tantos ou mais beijos do que eu!!!!

 
At abril 13, 2006 4:38 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

bela caminhada em k nos conduzes a respeito do beijo e acto de beijar. Já irei ver como dizem k beija o meu signo. Aprendi algo +. Saudades tinha de cá vir. Deixo-te um beijo, seja ou não dia, um beijo verdadeiramente fraterno. Luz e paz em teu caminho.

 
At abril 13, 2006 5:51 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Amaral,

Como é hábito neste espaço mais um belíssimo e completíssimo post!

Que mais poderá haver a dizer sobre o beijo!? Julgo que pouco mais ou nada... tu disseste tudo e muito bem!

Independentemente de ser hoje ou não o Dia do Beijo, deixo-te um em agradecimento às tuas palavras e aproveito, tambám, para te desejar uma Santa Páscoa.

Um beijo, o referido.

 
At abril 13, 2006 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tu tens aqui um post,meu Deus,de arrasar,obrigada,tu estraga-nos com mimos!
E fui espreitar o beijo do meu signo,bem...não te digo qual é...ah!ah!caramba será que é assim...safa!?ah!ah!mas outro que achei muito...interessante?!!!ah!o do sagitário,pois...ah!ah!será que conheço alguém desse signo,hum....deixa-me pensar...às tantas...isso é que era uma partida,Ah!ah!
Perdi-me a rir...dia do beijo?Desculpa lá que forretas...tipo camelos né?um dia e mai nada,lembram-se de cada uma!
Beijinhos para ti e obrigada,fiquei a saber coiss giríssimas!és um amor!
M

 
At abril 13, 2006 6:48 da tarde, Blogger SL diz...

E eu aproveito a deixa e deixo-te um beijo de Boa Páscoa!

 
At abril 13, 2006 6:56 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Ahhh o beijo!!! Que post delicioso...
O beijo tem mesmo infinitas possibilidades. Os de amor que podem ser entre duas pessoas que se amam, entrem pais e filhos, entre amigos. Há os secretos, dados em pensamento ou em cumplicidade e até os de traição... estando nós na Páscoa.
Eu fico com os de amor verdadeiro!!! dados com sentimento e com vontade, acompanhados de abraços e sorrisos.
E que tu os tenhas muitos, muitos, muitos. beijinho de boa Páscoa!!!

 
At abril 13, 2006 10:07 da tarde, Blogger Living Place diz...

Depois de uma descrição tão extensa só posso dizer:
ai ai ai o beijo....

 
At abril 13, 2006 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

...no primeiro a gente sabe se vai dar certo, o beijo não vem da boca.
Não consigo lembrar o nome do autor de "O Beijo Não Vem da Boca" mas não podia deixar de citar a frase acima neste post. Ótimo trabalho como sempre, Amaral. Me deliciei lendo-o. BEIJO!
Jo

 
At abril 14, 2006 1:08 da manhã, Blogger Su diz...

com este belo texto, só te posso deixar beijos...beijossss

jocas maradas de cholocate, feliz pascoa

 
At abril 14, 2006 1:11 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Que belo presente amaral, eu sou uma beijoqueira nata, pois não vivo sem o contacto fisico. O melhor beijo é o sentido, que começa nos lábios e percorre todo o corpo ficando para sempre gravado nos nossos coraçãoes.Não posso deixar de te enviar um beijo com desejos de uma páscoa muito feliz.

 
At abril 14, 2006 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Muito Obrigada por tanto Carinho...
FELIZ PÁSCOA RECHEADA DE AMOR,PAZ, SAÚDE E UNIÃO...
Hoje só vou entrar para desejar um Excelente Páscoa...
Beijos no Coração...
CIÇA

 
At abril 14, 2006 3:23 da manhã, Blogger TA diz...

Olá Amaral!
Obrigado pelo comentário...
Ao ler a tua postagem sobre o "beijo" fiquei curioso, e pensei complementar a minha postagem com aquilo que já tinhas escrito!
Quem sabe, se esta pesquisa do "beijo" não poderá vir a servir de "trampolim" para uma tese de mestrado ou doutoramento!?eheheh
Beijo :-)

 
At abril 14, 2006 9:11 da manhã, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Gostava sempre que aqui venho de escrever qualquer coisa de diferente.
Ainda não é hoje.
Os pensamentos são muitos, mas mal organizados. Tenho recebido da sua parte uma atenção (ou palavras especiais) preparo-me para retribuir...mas chego aqui. Fico bloqueada. Por isso apenas, Uma pascoa feliz na companhia de todos os que lhe são queridos.
bjs

 
At abril 14, 2006 10:50 da manhã, Blogger lena diz...

não sonhava que existia o dia do beijo

muito tenho aprendido para aqui e que excelente post, onde me perdi em doces imagens, onde relembrei muitos momentos e sentires

perfeito Amaral!

nesta época "festiva" no renascer, nesta festa da vida que bem me soube ler-te

beijinhos para ti muitos, para ti a para a tua família, com votos de uma Páscoa feliz

lena

 
At abril 14, 2006 12:44 da tarde, Blogger Fábula diz...

eu só vim aqui hj p/deixar beijos, beijinhos, beijocas*** ;) eh!

 
At abril 14, 2006 5:35 da tarde, Blogger Zeca diz...

Boa Páscoa com muitos beijos e que sejam sempre molhados.
Fica bem.

 
At abril 14, 2006 7:14 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

e de repente apetecia escrever imenso sobre ese belo post...mas em blog alheio vale a simplicidade....por isso B E I J O - O.


quaresmal....mente.


excelente Amaral.

 
At abril 14, 2006 7:40 da tarde, Blogger Ana diz...

E como é bom beijar...

 
At abril 14, 2006 8:56 da tarde, Blogger Nina diz...

Feliz Páscoa recheada de mta Paz com amêndoas e ovinhos :)

Beijinhos

 
At abril 14, 2006 9:04 da tarde, Blogger Folha de Chá diz...

Uma Páscoa muito feliz. :)

 
At abril 14, 2006 9:05 da tarde, Blogger Abelhinha diz...

Também vi deixar o meu beijo.

Feliz Páscoa
Carlota

 
At abril 14, 2006 10:07 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Vim aqui par desjar a vc e sua familia uma pascoa recheda de paz harmania saude e muito amor no coração ... acompanhanda com bastante chocolate rsrsrs
tenha um lindo FDS
BJKAS

 
At abril 14, 2006 10:12 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
Já beijei muito hoje (meu marido, meus filhos, minhas visitas...), mas ainda tenho um para voce, na face, é claro.
É tempo de relembrarmos com mais intensidade porque celebramos a páscoa e o que Jesus fez por nós. Vamos celebrar... a ressurreição do nosso Mestre e Salvador(mesmo que voce tenha outra idéias a respeito). Feliz Páscoa! Que a paz de Jesus esteja sempre presente em seu coração e em seu lar.
No amor de Cristo,
Eunice

 
At abril 14, 2006 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oie.. vim desejar uma otima pascoa mil bjuss. rsrs.. ate a proxima um otimo feriadoo..

 
At abril 15, 2006 1:20 da manhã, Blogger Filipe diz...

deixar este link parece-me imprescindível:
www.abeijo.blogspot.com
Abraços e beijos!

 
At abril 15, 2006 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia!!!!
Delicioso!... a sublimação de um beijo...
Bjico!

 
At abril 16, 2006 10:35 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Adorei!! Para mim todos os dias são dias de beijos!! Adoro beijar, quem me conhece já sabe isso mesmo!!! Beijar, beijar muito...Beijos para ti.

 
At março 21, 2007 4:47 da tarde, Blogger Ana diz...

Muito obrigada por publicar um excerto do meu poema sobre O Beijo de Rodin. E num post muito bonito.

Ana Tarouca

 

<< Home