Lisboa,

sábado, abril 29, 2006

dia mundial da dança


O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de Abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balet moderno.

Entre os objectivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para a dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através da sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, disse no seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

(Wikipédia)



Já reparou o que você faz quando ganha um presente que tanto queria, ou a sua equipa faz um golo, ou recebe uma notícia que deixa você muito feliz? Pula de alegria, não é? Você faz isso porque está obedecendo a um ritmo interno, e o seu corpo se movimenta para expressar esse sentimento.

Assim surgiu a dança: pela necessidade de o homem pôr para fora as suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.

E não é só isso! A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história - desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje, como o carnaval, por exemplo.

Vamos aprender muita coisa sobre essa arte que revela todo o tipo de emoção sem necessidade de uma única palavra...

(Texto de: canalkids.com.br/arte/danca/index.htm - Canal Kids)



Revista da Dança
Escola Superior de Dança
Círculo de Dança de Lisboa
Escola de Dança do Conservatório Nacional

DANÇA COMIGO (Shall We Dance? ) 2004

Há vários anos, o advogado John Clark (Richard Gere), especialista em testamentos, leva uma vida rotineira do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Apesar de amar a mulher, Beverly (Susan Sarandon), e os seus filhos, John sente que algo está faltando na sua vida. Por acaso vê na janela de uma academia, Paulina (Jennifer Lopez), uma bela professora de dança. Esperando aproximar-se dela, John matricula-se na academia. No entanto, Paulina rapidamente elimina qualquer possibilidade de envolvimento com John, mas isto não o faz deixar de ir à academia, pois ele acha cada vez mais relaxante e divertido dançar. Entretanto, John não se sente à vontade para contar a Beverly que, ao ver mudanças no comportamento do marido, contrata um detective, suspeitando que ele esteja envolvido com alguém.

15 Comentários:

At abril 29, 2006 2:07 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Que gostoso, Amaral. Este post chegou a mim num momento em que estou justamente pensando em iniciar atividades de dança. Algo de que gosto imensamente e no entanto ainda não investi aí nem o tempo nem a energia desejados.
Bom fim de semana meu amigo e um beijo,
Jo

 
At abril 29, 2006 1:04 da tarde, Blogger TA diz...

A dança é sem dúvida uma das melhores formas de comunicar a sincronicidade do corpo, da mente e do espírito...

 
At abril 29, 2006 2:18 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Estava com imensa curiosidade de ver que post ias fazer sobre a dança,sorri,fabuloso,és mesmo!
Já escrevi a apaguei tantas coisas que me apetecia escrever...
Sabes é que a dança é uma paixão,foi quase um fio de prumo na minha vida,é o meu ser feliz,libertador,que me liga ao mundo e me liberta...falar era dizer tudo de mim,sorri.

Foi em petits pas,ao som das notas de um piano,em pleno ensaio,que de todos os dias foram(engraçado voltam a ser,de forma diferente!)dias de dança,meus,pedaços de céu onde me encontrei e respirei imaginação,sonho,liberdade e vida.
A vida (e os outros) a quem tenho dado o que sou brindou-me agora profissionalmente com uma nova aproximação da dança,estou encantada!
O panorama financeiro da dança em Portugal é pouco famoso,sorrio,mas eu acho que pagava para fazer o que faço que gente fabulosa que amor e paixão põem no que fazem,que mundo!
Há dois dias ao entrar...as notas de um piano (ainda que técnológicamente transformadas)davam início a uma aula de barra,parei à porta,presa ali...a entrega e o brilho do olhar de quem faz arte como quem ama,é assim...e era um dia,uma hora qualquer,longe dos palcos,anónimamente,a entrega!
Tenho imensa esperança que a política deste país(se é que a há!)olhe(começe!)com o respeito que é devido para a cultura e para a arte,a dança é apenas uma das faces...
Enquanto assim não fôr estarei do lado daqueles que sempre são fazedores de sonhos,de todos os dias,os dos sorrisos,do trabalho,da entrega,de um gosto sem tempo e sem moda...
Encontramo-nos um dia num espectáculo,anónimos, numa fila qualquer num aplauso enorme à dança,sempre!
Até lá!
Um beijo
margarida

 
At abril 29, 2006 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Parabéns, seu blog é 10. Voltarei, pode ter certeza!

 
At abril 29, 2006 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Por uma tela, os conheci...
Aprendi a amar, a rir e a chorar.
Aprendi a acreditar, pois deles só posso "ver"
os sentimentos.
Aprendi a gostar de saber a cor,
o credo, classe social ou algo mais,
coisas típicas de nossa
sociedade material.
Doei...
um pouco de mim, um pouco
de tempo e até de trabalho também.
Mas, recebi muito mais!
Recebi calor humano, carinho e amor
de pessoas que talvez, sem computador,
nem imaginasse existir.
Por força do hábito,
os chamo de amigos virtuais.
Virtuais? Que nada!
São tão reais quanto eu ...
Ah! ... quem me dera o mundo
aprendesse essa lição, aprender a gostar
sem julgar, sem buscar
fatores externos ao amor e à compreensão.
Obrigada por você existir!
Obrigada por ser
simplesmente o que é!!!
beijos tenha um otimo final de semana
brigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.........

 
At abril 29, 2006 9:43 da tarde, Blogger mdm diz...

A sul a comemoração foi feita com aulas de dança para pequeninos! Uma delícia!
Beijos de uma concha silenciosa

 
At abril 29, 2006 10:17 da tarde, Blogger Carla diz...

:)
também assinalamos o dia, mas o teu post está lindo :)
Bjs e bom domingo

 
At abril 29, 2006 10:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Além de diversão, vejo a dança como terapia. Nada melhor do que a dança para se encontrar e se descobrir. Uma tarde linda pra vc!

 
At abril 30, 2006 12:09 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira diz...

danço....sobre um mar de palavras.
estas. as suas.



beijo.

 
At abril 30, 2006 1:55 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Gostei do texto sobre a dança.
Realmente o corpo se expressa muito por si só, e muitas vezes as palavras verbalizadas se fazem desnecessárias.

 
At abril 30, 2006 12:42 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

CB
A dança é uma forma de mostrar a energia do corpo, de comunicarmos com o mesmo. Muito bom dançar principalmente se o par é perfeito.
(risos)
Um excelente domingo.
Big Kiss

 
At abril 30, 2006 2:35 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Olá Amaral
CB
Muito interessante a sua mensagem sobre o "Dia internacional da Dança". Parabéns!Para ser sincera, eu nem sabia que tinhamos um Dia internacional da dança. Não sou uma boa dançarina, mas gosto muito de dança,especialmente flamengo, valsa, tango, passo double, ...danças clássicas.
Tenha uma ótima semana.
Eunice

 
At abril 30, 2006 7:00 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Gosto imenso de dançar, mas sou gorda. Mas admiro imenso a Madona, que dança e canta ao mesmo tempo.
bjs

 
At abril 30, 2006 7:34 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá, Meu kerido amigo: Meus Rabiscos ( novo endereço: http://meusrabiscoss.blogspot.com/ ) e Filhos da lua (http://caritasouzza4.zip.net), vem desejar a vc um bom domingo e uma excelente semana. bjos doces em seu coração.

 
At março 07, 2007 7:00 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Where did you find it? Interesting read » »

 

<< Home