Lisboa,

domingo, abril 23, 2006

dia mundial do livro


O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).



No dia 23 de Abril de 1616 faleciam Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Também a 23 de Abril nasceram – ou morreram – outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, esta data tão simbólica para a literatura universal foi a escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render homenagem mundial ao livro e aos seus autores. A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro.


Com o patrocínio das Câmaras Municipais, dos órgãos de comunicação social e de muitos pontos de venda de livros, decorreu entre 17 e 23 de Abril de 2006, por todo o país, a campanha nacional "Primavera de Livros", a propósito do Dia Mundial do Livro. Sob o lema UM LIVRO, UMA ROSA, as Bibliotecas dos Institutos de Cultura Estrangeiros em Portugal - British Council, Goethe-Institut, Instituto Cervantes, Instituto Franco-Portugais e Istituto Italiano di Cultura -, juntaram-se para celebrar o Dia Mundial do Livro, com oferta e venda de livros e rosas aos seus visitantes no dia 20 de Abril.


* Instituto Português do Livro e das bibliotecas
* JornalismoPortoNet
* Biblioteca Nacional
* LusoMátria
* Bibliotecas Municipais de Lisboa

HOMERO,
O PRIMEIRO POETA EUROPEU


A Ilíada, primeiro livro da literatura europeia, terá surgido no século VIII a.C., no fim de uma longa tradição épica oral extraordinário canto de sangue e lágrimas, em que os próprios deuses são feridos e os cavalos do maior herói choram, este poema de guerra em 24 cantos mantém inalterada a sua capacidade esmagadora de comover e perturbar. O título remete imediatamente para Ílio ou Ílion – Tróia – e, embora tivesse sido possível, num poema com 16.000 versos, narrar toda a guerra de Tróia, Homero isola um período de pouco mais de cinquenta dias, já na fase final das hostilidades, do qual nos descreve, em termos de acção efectivamente narrada, catorze dias. Concentra, assim, simbolicamente uma guerra de dez anos em duas semanas. Repetindo a proeza alcançada com a sua magnífica Odisseia, Frederico Lourenço oferece-nos agora a primeira tradução integral portuguesa, em verso, desta obra máxima da literatura mundial.


Canta, ó deusa, a cólera de Aquiles, o Pelida
(mortífera!, que tantas dores trouxe aos Aqueus
e tantas almas valentes de heróis lançou no Hades,
ficando seus corpos como presa para cães e aves
de rapina, enquanto se cumpria a vontade de Zeus),
desde o momento em que primeiro se desentenderam
o Atrida, soberano dos homens, e o divino Aquiles.


(Editora Livros Cotovia)

15 Comentários:

At abril 23, 2006 12:19 da manhã, Blogger Águas da Vida News diz...

CB
Que otimo eu sou a primeira. Quanto ao seu post excelente manifestaçao sobre o dia do livro, bem lembrado!
Big Kiss

 
At abril 23, 2006 1:41 da manhã, Blogger Cláudia diz...

Em primeiro lugar venho agradecer-te por me teres adicionado em tua casa, sinto-me muito lisongeada por me dares esse aconchego.Desconheço quando o fizeste, mas só hoje reparei e peço desculpas se não agradeci antes.Não sabia que hoje era o dia mundial do livro, mas como sempre nos tens habituado, aqui é um lugar onde se descobre de tudo um pouco e onde se aprende muito também.Confesso que não fui longe nos estudos, por opção e por várias circunstâncias da vida, mas graças aos livros aprendi, viajei,sorri, chorei,e sonhei.A palavra escrita tem uma magia incalculavél, e nunca será demais homenagear os templos que ao longo dos séculos a acolhem para depois maravilharem os nossos olhos e arrebatarem os nossos corações.

 
At abril 23, 2006 2:14 da manhã, Blogger Eli diz...

Ando a ler mais, mas já não leio livros há muito tempo. Leio nestas páginas... acbo por ler muito sem me dar conta. Estás cá tu para eu ler e me lembrar de dias importantes.

Sabes, no Dia Mundial do Teatro, imprimi parte do teu post e afixei-o no meu local de trabalho. Hoje apeteceu-me dizer-te isto, para também teres a certeza que não tens tanto trabalho "em vão", se bem que sabes isso e o deves fazer por ti em primeiro lugar.

Hoje deixo um sorriso terno.

:)

 
At abril 23, 2006 2:26 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Livro amado livro. Soa tão doce quanto lar doce lar. Boa noite e bom domingo. Beijo,
Jo

 
At abril 23, 2006 10:43 da manhã, Blogger Meia Lua diz...

Bela comemoraçao... queria poder ter tempo para ler mais... os livros além da nossa imaginaçao, despertam a curiosidade a cada página, fazem-nos sonhar e talvez seja esta a sua funçao mais importante...
beijinho :*

 
At abril 23, 2006 5:19 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral as saudades de te ler foram muitas, hoje um dia especial "O dia mundial do livro", reuni algumas forças e vim fazer do teu blog a minha biblioteca, tantos temas agradáveis que saciaram a sede de te ler

eu não vou de vez, necessitei de fazer uma pausa que há muito a devia ter feito, mas a minha teimosia, dizia que eu era mais forte e que aguentava,
o fio esticou e por pouco não partiu, claro que ainda não estou bem, mas vou voltar, quero acreditar que sim

interessante a “chave de ouro" a força da natureza, que me encantou, a crise de identidade, que me deixou a pensar, as escolhas que fazemos...

a tua sempre atenta atenção para o que nos rodeia

adoro ler-te, passar sempre por aqui e vou continuar a vir Amaral

logo que o “fio” se ”solte” voltarei, é esse o meu desejo, tentar voltar


beijinhos muitos para ti, obrigada pelo teu carinho meu querido amigo, estarás presente mesmo nas minhas ausências

lena

 
At abril 23, 2006 5:57 da tarde, Blogger Katarine Carvalho diz...

oie
nossa,q interessante,eu nem sabia q dia 23 de Abril era o dia do livro,mas além de tudo,eh uma data muito especial,quantos escritores nascem nesta data e morreram,o trecho do livro é encantador
bjos

 
At abril 23, 2006 5:59 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Desconhecia que habvia um Dia Mundial do Livro. Parabéns pelo POst...gostei muito.

Boa semana. Bjs

 
At abril 23, 2006 7:08 da tarde, Blogger Ana diz...

Sabia do Dia Mundial do Livro. Não sabia da razão da escolha desta data. Nem só nos livros se aprende!
Deixo-te uma rosa por cada coisa que já me ensinaste... um ramo grande!
E um beijo.

 
At abril 23, 2006 8:28 da tarde, Blogger hala_kazam diz...

todos os dias deviam ser dias mundias do livro...a nossa vida é como um livro...sempre pronta a escrever a proxima pagina...

*beijos*

 
At abril 23, 2006 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi!tudo bom?eu achava que o dia do livro era lá pro fim do ano..mas mesmo assim não sabia que tantos escritores famosos nasceram ou morreram logo no dia 23 de Abril.Achei também interessante essa história de comprar um livro e receber uma rosa,deviam fazer o mesmo aqui no Brasil.

 
At abril 23, 2006 9:53 da tarde, Blogger Carla diz...

Excelente post sobre o dia do livro :)
que venham eles (os livros) :)
Bjs e boa semana

 
At abril 23, 2006 10:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Não sou uma pessoa muito atenta a datas comemorativas, como Dia do Livro, Dia do Amigo, Dia da Secretária, do Médico, do Dentista e por aí vai. Mas vejo com carinho tudo isso, e quanto aos livros, amo ler, é um de meus hobbies preferidos. Atualmente estou lendo "Quarto de Despejo" escrito em 1960 por uma senhora de 50 anos, favelada, no Rio de Janeiro. O livro comove e traz uma realidade muito cruel que muitos preferem não ver. Excelente. Um abraço e uma linda noite de domingo.

 
At abril 23, 2006 11:53 da tarde, Blogger Dark-me diz...

Aqui fica um viva ao livro!
VIVA!!!
Jinhos

 
At abril 23, 2006 11:58 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Que bom é percorrer o nosso caminho com um livro como companheiro e imaginar qual será o destino das páginas ainda não lidas...hoje vou começar o Retrato de Sépia de Isabel Allende.... e vivam as palavras e vivam os livros...

 

<< Home