Lisboa,

quinta-feira, abril 27, 2006

noite estrelada e o monólogo do feto

Ainda comecei a comentar o teu post do dia 20, mas o comentário já ia longo e tive que "trazê-lo" para aqui.
Por princípio, alheio-me das guerras e das polémicas. Não gosto da violência, nem verbal nem física. Mas, se não fujo a qualquer responsabilidade também não fico "bem" se me "enleio" nalguma discussão que não posso evitar. Tento ver as coisas pela positiva, procurando o consenso e a concórdia. O que vou dizer é, simplesmente, a minha opinião...
O teu post tem duas partes. A tua ida ao cemitério trouxe-te as recordações dolorosas que guardas, e não só. Despertou-te a sensibilidade para o além, para a dimensão que desconhecemos, mas onde a Mónica, como ser de luz, estará unida ao Hugo, como ser de luz que é também. A Mónica não precisou de aceder ao teu pedido para se "encontrar" com o Hugo, já que o Hugo e a Mónica estarão em dois processos de evolução, mas intimamente unidos em Deus, como um todo. O teu "pedido" foi uma "conversa" confortante com ambos, e, ambos "comunicaram" contigo com o coração, com o sentimento, que é a linguagem que a alma entende...



O "monólogo dum feto" é um texto doce, amoroso, enternecedor, que toca o coração de quem lê. É um monólogo que procura levar uma mensagem às pessoas: a importância da vida, o valor da vida, o milagre extraordinário que é a vida.
Mas, também tem o "outro lado": quando há um risco associado da mãe ou do feto, ou outro motivo forte. Se me tivesse que pronunciar, eu diria "não" ao aborto. Porque amo a Vida. Não porque o monólogo do feto seja, para mim, aquilo que se passa, verdadeiramente, na barriga duma mãe. Na minha opinião, nada acontece por acaso. Ninguém mata ninguém... contra a vontade desse que vai morrer. A essência divina que o feto contém ou vai conter é imortal. Não morre! Nada se passa para além duma mudança nessa expressão divina. Deus "não permitirá" um aborto, se a mãe "não permitir" esse aborto. Os dois estão de acordo, quando esse facto acontece. Não tenho a veleidade de considerar que estou "certo". Volto a repetir: Eu sou contra o aborto. Eu sou a favor da vida. Mas também acredito que a Vida é sempre Vida. Não morre! Não é porque acontece um aborto que Deus fica "diminuído", ou que Deus fica "zangado", ou que o universo "tropece" e diminua o ritmo da sua "viagem"...

37 Comentários:

At abril 26, 2006 11:38 da tarde, Blogger BlueShell diz...

Para quem , como eu, não pode ter filhos...

Sem palavras…
BShelly
0o0o0o0
ºoºoºoºo

 
At abril 27, 2006 9:41 da manhã, Blogger Unknown diz...

Linda mensagem, acredita que usas o verbo como quase ninguém o faz por aqui passa-se por cima de tudo e de todos, baralhasse tudo por vezes não conseguimos perceber muito bem o que querem as pessoas que estão por traz de um blog, penso que muitas vezes é apenas protagonismo, sempre te admirei desde o dia que te comento e cada vez mais . Um beijinho amigo não mudes nunca para mim os comentários, são carinhos de incentivo,nunca uma meta e acho que isso acontece muito por cá

 
At abril 27, 2006 10:51 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Concordo contigo. Beijos.

 
At abril 27, 2006 3:10 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

é.....é mesmo uma questão de ADN....Amaral....repito-me. de propósito....os seus são redondos. redondos de tão generosos...

______________________ADOREI.

 
At abril 27, 2006 3:20 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Concordo com tudo o que disseste neste post, inclusive em relação ao post da " Noite Estrelada", que é de facto deveras tocante...
A ti, deixo-te um beijo

 
At abril 27, 2006 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Passando para desejar uma otima semana bjus, lindo post.. abraços

 
At abril 27, 2006 4:01 da tarde, Blogger Aragana diz...

Não podia estar mais de acordo contigo... é exactamente esse o meu ponto de vista.
O primeiro link do teu post nao funciona mesmo ou é só deste lado?

 
At abril 27, 2006 4:19 da tarde, Blogger Sara Mota diz...

Amaral, deixo-te aqui um beijo :)*

 
At abril 27, 2006 4:24 da tarde, Blogger Amaral diz...

Tens razão, Aragana. O primeiro link não funciona, e eu já fui confirmar, porque a "Noite Estrelada" retirou esse post do seu blog (não sei porquê...)
Como o Arquivo foi desactivado também, este link deixou de funcionar, como é lógico.
Mas, para que isto faça sentido, vou tentar reproduzir, na íntegra, o que dizia aquele post...

 
At abril 27, 2006 5:23 da tarde, Blogger Aragana diz...

Obrigado Amaral. Assim o post tem mais sentido!
um beijinho

 
At abril 27, 2006 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu também sou contra o aborto.
Porém, sou a favor dele em casos de estupro e encefalia. Pois, esses dois fatores também significam respeitar a vida.

 
At abril 27, 2006 5:40 da tarde, Blogger greentea diz...

controverso, claro mas por vezes assistimos a tanta violencia e morte sobre crianças de tão tenra idade que somos levados a pensar que mais valia não terem chegado a nascer
ou então talvez como dizem os principios budistas, seria o seu Karma
mas eu não sou budista....

 
At abril 27, 2006 6:23 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Aborto é sempre um assunto muito polêmico, mas sou de opinião que somente Deus tem poder sobre a vida e a morte. Um abraço e uma boa tarde pra vc.

 
At abril 27, 2006 7:41 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Deus , na sua santa sabedoria, deixou que as pessoas decidissem suas vidas da forma que bem lhes conviessem. E cada um responderá pelo aquilo que praticou. Deus não permite e nem proíbe.
Abração e o post de hoje uma maravilha.

 
At abril 27, 2006 8:25 da tarde, Blogger Conceição Paulino diz...

meu amigo, mais uma vez dás prova de uma sabedoria profunda enunciando com verdade e singeleza uma realidade k tanto interpela e confrota as pessoas. Bem hajas, luz e paz em teu caminhar. bjs

 
At abril 27, 2006 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

No jardim da vida tu és incansável ao plantar amor e alegria. Beijo,

 
At abril 27, 2006 11:03 da tarde, Blogger Living Place diz...

Não posso afirmar que sou contra ou que sou a favor.
Acho que cada caso é um caso e que tem que ser visto como tal.
ESte assunto não pode ser tratado tão a frio nem tão a quente....
São dualidades duras de resolver.

 
At abril 27, 2006 11:52 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Acredito que ninguém é a favor do aborto... Porque um aborto não se faz de animo leve...deixa marcas profundas.cada caso é um caso.
Pena é, que no nosso país uma mãe tenha que entregar um filho de quatro meses a uma ama ou creche, as gravidas são "despedidas", as mães não são promovidas, e o ter filhos é considerado um entrave ao bom desempenho e ao mercado de trabalho.

 
At abril 28, 2006 12:48 da manhã, Blogger Maresi@ diz...

O tema abordado é deveras interessante e delicado...
Escrita cuidada, e deliciosa.Aqui fica minha homenagem, bjinho

 
At abril 28, 2006 4:21 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Muito lindo o seu texto, toca em meu coração, eu sei o que é perder um filho nessa condição, só que espontaneo doi lembrar. beijos
corrente

 
At abril 28, 2006 9:46 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

Belissimo este teu Post.
Sou contra o aborto, por princípio, embora o aceite em certas situações (aquelas a que a nossa Lei já prevê).

Bom fim de semana para ti.
Beijo

 
At abril 28, 2006 9:54 da manhã, Blogger Ana diz...

Tema tão sério e difícil. Todas as palavras são poucas , mas gostei de ler o que deixaste escrito. A reflectir.
Um beijo.

 
At abril 28, 2006 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

CB
Aborto? Considero o mesmo que assassinato, o mesmo que levar a oportunidade de vida de alguem que quer vir ao mundo. Sou a favor da pilula, de evitar, do preservativo, mas chegar ao aborto acho que é um crime contra a humanidade. Mas a pilula e o preservativo nao impedem a vida? Mas nao massacra um feto que ja é vivente. Minha humilde opiniao.

aguas da vida
Big Kiss

 
At abril 28, 2006 1:06 da tarde, Blogger Luís Monteiro da Cunha diz...

Como aconselhas no inicio do post... fui ler... não comentei lá... não me perguntes porquê... não sei, ou sei...

Abraço-te amigo solidário...
apenas isto...

Bom fim de semana

Luís

 
At abril 28, 2006 5:18 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Amaral,

Obrigada, pelo apoio que me tem dado.
O sentido do post não era um referendo sobre o aborto... apenas não conhecia o texto do feto...e quando mo foi dado a conhecer, lembrei-me imediatamente da senhora que perdeu o bébé tão desejado, o texto tocou-me muito.
Publiquei-o não foi para ter, protagonismo, não me manisfestei em relação ao aborto e dizia que não queria polémicas.
Lembrei-me de terem comentado que o meu blog era uma farsa, e ter visto nalguns comentários, até posts em blogs referindo-se à minha situação.
Pensei...será que a mãe da Mónica tambem passou pelo que eu passei aqui na blogosfera? Porque segui o blog dela...Pretendi fazer-lhe uma homenagem.
Ela foi ao meu blog nesse post
e deixou lá uma mensagem de agradecimento, solidariedade e carinho.
Para quem não sabe (Argana), não apaguei o post, apaguei todos e está lá a explicação.
Se para muitos os comentarios sao um incentivo (felizmente) para outros apesar de serem só palavras e não fazerem danos, volto a citar...há comentarios que podem eventualmente deixar marca para quem está psicologicamente frágil, depois do que passei e ainda ver por muitos lados fazer troça, porque era tudo fingido.
Sobre o aborto? nunca fiz nenhum felizmente. Usei um abortivo permanente o DIU.
Penso, que só recorre ao aborto quem é distraido ou descuidado...Para isso serve o preservativo, alem de prevenir doenças. Refiro-me aos jovens...
Aos casais não me meto nisso, apenas refiro que há casos em que a interrupção da gravidez é necessaria devido a anomalias no feto.
Um abraço, bom fim de semana.

 
At abril 28, 2006 5:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral:
Achei linda a mensagem de hoje, realmente o aborto é a morte de uma vida que não pediu para nascer, mas muitas vezes acontece, também sou contra, mas tem vários princípios para que aconteça, principalmente se vier de um estupro, nunca se sabe no que afeta a mulher não? Também sou contra, mas como já disse, há vários motivos. Tem que se dar razão a vida, só se aborta se for espontaneo, aí acredito que não era para nascer... É um tema muito polêmico esse também né?
Beijos Angelicais no se Coração...
Mas Amei a Mensagem...
Cecilia

 
At abril 28, 2006 5:40 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Amaral
Voltei, porque li os comentários e vejo, que o Amaral tambem pensou que eu retirei o post.
O que aconteceu é que tomei uma decisão, ja tinha apagado o blog e foi-me lançado um desafio, de o recomeçar...
O meu filho morreu dia 24/7/05 e desde então nessa semana ando mais agitada...penso que é compreensivel... revejo tudo o que se passou e que vi e que senti !!!
Sou uma pessoa impulsiva e foi num impulso nessa semana que voltei a
apagar os posts. Mas apaguei mesmo. Apenas guardei os comentários. Só agora percebo, se os comentários são um incentivo, porque é que tanta gente tem activado a moderação de comentários...
Bom fim de semana

 
At abril 28, 2006 5:55 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Eu sou contra o aborto!

Mas as pessoas esquecem q uma criança, precisa de muitas coisas, para ter uma vida normal, uma vida de verdade.
Nenhuma vida é completa, se não tem amor, carinho, respeito, educação, dedicação, atenção, cuidados etc...
E o q uma criança de 13 ou 14 anos pode oferecer a outra cirança?
Acho q alguem deveria fazer algo, para mudar o numero de crianças gravidas. Pq gerar uma criança e facil, o dificil e cria-la
E se vc não cuida, Vc de certa forma vc tbem mata... Ou seja, isso pra mim tbem é um aborto.
Afinal aborto, nada mais é q Vc tirar o direito de alguém viver...

tenha um lindo FDS
Bjkas

 
At abril 28, 2006 6:03 da tarde, Blogger Kalinka diz...

LINDA MENSAGEM.

COMO SEMPRE, SÓ PODERIA SER FEITO POR TI, ESTE POST, COM OS TEUS CONHECIMENTOS TODOS.

Só tenho que te dar os Parabéns por trazeres assuntos tão sérios e muito importantes, para nosso conhecimento e seguinte discussão do tema. BEIJOKAS.

 
At abril 28, 2006 8:20 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Que seu fim de semana seja cheio de bons acontecimentos.
Abraços e boa tarde.

 
At abril 28, 2006 8:21 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Que seu fim de semana seja cheio de muita paz e alegrias.

 
At abril 28, 2006 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

lindas mensagens amigo sempre edificando parabens pelo seu lindo blog , eu desejo a vc um otima fim de semana
GB

 
At abril 28, 2006 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

gostaria que visitace o meu outro blog, vou ficar feliz com sua presença no meu outro cantinho.

 
At abril 28, 2006 9:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gostei de ler o que dizes embora, como imaginas, a minha posição não seja exactamente a tua. Eu não sou a favor do aborto mas sou a favor da possibilidade de escolher.
De qualquer forma, esta é uma discussão que nunca terá fim e os argumentos dum lado e doutro serão sempre os mesmos. A tua abordagem faz pensar, o que é bom!
Beijos

 
At abril 28, 2006 11:06 da tarde, Blogger Carla diz...

especialmente hoje, estou sem palavras para te comentar... desculpa...
Ando meio ausente das visitas diárias... mas deixo um beijo e votos de um bom fim de semana

 
At abril 29, 2006 12:44 da manhã, Blogger Eli diz...

Quem sou eu?!...

:

 
At abril 29, 2006 12:54 da manhã, Blogger Eli diz...

... para falar...

:

 

<< Home