Lisboa,

segunda-feira, abril 17, 2006

perdoar



Ontem, "A flor da pele" falava no seu último comentário, aqui neste blog, sobre "a sua pouca capacidade de perdão, ou entendimento..."
O que justifica, por si, este post sobre o perdão, e não só...
Cada pessoa tem um mecanismo interno que regula o ritmo do seu crescimento.
A consciencialização passa por reconhecermos a nossa condição humana, compreendendo e aceitando as nossas capacidades e as nossas limitações. Quanta gente procura, nos dias de hoje, uma mudança nos seus hábitos, nas suas atitudes, no tratamento com os demais? E quanta gente se fica pelo caminho, não conseguindo encontrar um processo coerente que vá de encontro às suas necessidades mais íntimas... Por natureza, qualquer pessoa teme o desconhecido. Uma mudança de consciência implica uma alteração no seu mecanismo de apreciação e aceitação das coisas e das pessoas que estão à sua volta.

Muitos terapeutas e curadores que enchem páginas de revistas, jornais e internet, não sendo pessoas capazes e desinteressadas, falseiam a verdade da cura e levam a que muitos sentimentos recalcados se transformem noutros sentimentos, em mais equívocos e confusões mentais.
Estamos inseridos num mundo físico, onde a personalidade de cada um evolue a velocidades surpreendentes. É na percepção, na aceitação e no respeito pelos valores individuais que a mudança de consciência terá que evoluir.

Julgar o nosso semelhante não é fácil nem é uma missão agradável. Mas estamos sempre julgando. Criticamos e julgamos a todo o momento. A chave desta tendência natural é reconhecermos que, dentro do julgador está o primeiro instrumento para esse julgamento. Um instrumento que engloba a sua verdade interior, os seus sentimentos profundos, o seu bem-estar e a serenidade que se passa dentro de si. Com este instrumento, o perdão surge naturalmente. Através da aceitação das suas próprias carências, das suas fragilidades, o julgador aprende a aceitar as qualidades e defeitos de quem tem ao seu redor.

Para quem foi ofendido ou magoado de alguma maneira, perdoar acaba, entretanto, por acontecer mais facilmente. Mas antes de perdoarmos, podemos experimentar as mais diversas sensações de alegria e tristeza. Reconhecendo e aceitando estes sentimentos, o perdoar faz parte da nossa evolução. Começando por perdoar as nossas atitudes mais censuráveis, estaremos mais preparados para perdoar a quem nos censura.
Na verdade, o perdão funciona como tudo o resto. Querer demonstrar amor, quando ele não existe será, mais ou menos, como querer perdoar quando não se sente qualquer verdade nesse perdão. Controlar os sentimentos com a vontade nem sempre resulta. Mas amarmo-nos primeiro para podermos amar os outros e perdoarmo-nos primeiro para podermos perdoar os outros, são lições de vida que permitem reconhecermo-nos como seres espirituais...

(Imagem de DIETER FRANGENBERG - Dádiva)

31 Comentários:

At abril 17, 2006 1:56 da manhã, Blogger Ni diz...

«Mas amarmo-nos primeiro para podermos amar os outros e perdoarmo-nos primeiro para podermos perdoar os outros»
...

Há uns meses, um amigo muito querido, disse-me algo que me surpreendeu pela verdade tão óbvia... mas à qual dificilmente chegaria sozinha. E como foi importante!

«Nina, tu não te permites o mínimo erro... não te perdoas a ti própria. É a ti que não perdoas.»

...

O perdão, só frutifica se tiver raízes no aceitarmo-nos nas nossas limitações e fraquezas.

Não sei se já vos aconteceu sentirem tatuada em vocês a 'fragilidade' (eufemismo)que necessitam aprender a ultrapassar nesta vida. Tal como se sente o 'trilho a cumprir' (missão), o dom (para partilhar)... e assim sucessivamente.

...
A minha grande fragilidade ...o meu lado tão humanno, apesar de ser parte do TODO, é a dificuldade em perdoar(-ME).

E a vida apresenta-nos provas bem elaboradas... mas todos temos em nós a capacidade de as superar.

Olhá-las de frente e assumir: Eu creio e quero... e assim é.

Porque nós somos o que acreditamos...

Abraço de vento suave...

Ni*

(vamos ver se este meu comentário é aceite, ultimamente sempre que tentei comentar, no fim aparece-me a página indisponível)

 
At abril 17, 2006 1:59 da manhã, Blogger Ni diz...

Foi aceite :)))
...mas com erro!

'humano'* e não 'humanno'

Ni*

 
At abril 17, 2006 2:22 da manhã, Blogger Amaral diz...

Fico feliz por te ver de volta a esta humilde casa...
Pelas tuas palavras, vejo que fui compreendido naquilo que queria transmitir e que me parecia um pouco difícil.
Não creio que possamos algum dia ser perfeitos nesta vida, numa qualidade humana sujeita a tanta dúvida e a tantas fraquezas...
Mas só assim se poderá compreender o processo da evolução...
Obrigado pela tua visita inesperada!

 
At abril 17, 2006 10:47 da manhã, Blogger Eli diz...

Olá!

Estive a ler o que foste escrevendo por aqui e posso dizer semplesmente que... a tua base de valores e o que nos transmites por aqui tem grande parte do que devia ser pensado todos os dias (pelo menos pensado com consciência)...

:)

 
At abril 17, 2006 12:58 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Oi AMaral,
Um excelente Post...parabéns:

"......
Mas amarmo-nos primeiro para podermos amar os outros e perdoarmo-nos primeiro para podermos perdoar os outros, são lições de vida que permitem reconhecermo-nos como seres espirituais...
"

Adorei.
Boa semana e bjs

 
At abril 17, 2006 1:06 da tarde, Blogger Su diz...

adorei ler este excelente post
...acho que perdoo, mas não esqueco..opssss
jocas maradas

 
At abril 17, 2006 1:57 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Opa!!! Levei nas orelhas:((!
Mas concordo com tudo o que aqui escreveste sobre o assunto...Mas, estou mesmo numa fase em que as decepções têm sido tantas , as revelações negativas de pessoas em que confiava plenamente, têm sido constantes....que de momento, estou cansada e desiludida, e o que não me perdoo a mim mesma, é o facto de não aprender que não posso continuar a confiar assim, em tudo e todos!
Mas, isto passa, sei que passa, e tenho tudo para dar a volta por cima!E sei, que voltarei a ser mesma, pois como disse num post de há uns dias, ergui as muralhas , mas não sei viver dentro delas! E como gosto de desabafar aqui(sei lá porquê ), vvirei cá mais vezes deixar as minha mágoas.Agora, deixo-te apenas um beijo do tamanho do mundo

 
At abril 17, 2006 3:16 da tarde, Blogger Aragana diz...

Olá Amaral,

Bom tema! Eu costumo dizer que neste processo do perdão, a parte mais dificil é perdoar-me, depois, perdoar os outros torna-se a parte mais fácil.

Beijocas

 
At abril 17, 2006 4:47 da tarde, Blogger elisa diz...

Para mim, o mais difícil é quando não reconheço estar chateada ou magoada com alguma situação. Ignoro, relego para o fundo da gaveta e depois, mesmo inconscientemente, o perdão demora a chegar. Para mim ou para os outros. Por isso, é que é importante estar sempre a fazer um trabalho espiritual sobre nós próprios e sermos honestos.E para isso, ajuda a leitura do teu blog:)!
Beijinhos

 
At abril 17, 2006 5:49 da tarde, Blogger tb diz...

Perdoar é tão simples...basta amar!
O que interessa que nos desiludam, isso é sinal que nos iludimos, então nós é que estamos mal. As acções ficam com quem as faz,as boas e as más. Ainda bem que não somos juizes de ninguém. Viver é perdoar para que também nós possamos ser perdoados.
Muito bonito este post, Amaral, como sempre, gosto muito de aqui vir!

 
At abril 17, 2006 6:14 da tarde, Blogger Mónica diz...

OLá,

Todos magoamos e somos magoados, no entanto, nem sempre somos perdoamos ou temos a capacidade de perdoar...

Dentro de cada um de nós há um juíz e um pote de sentimentos, o segredo está deixar entrar os julgamentos dos outros nesse maravilhoso pote. Assim quando for a nossa vez de "julgar" desse pote sairá um sentimento mais experiente e com maior capacidade de perdoar...

Mas fácil é falar!!!!

:)

 
At abril 17, 2006 7:18 da tarde, Blogger Ana diz...

Perdoar nem sempre é facil...Aliás, há muitas pessoas que são incapazes de perdoar algo durante toda a sua vida!!!

 
At abril 17, 2006 7:25 da tarde, Blogger lena diz...

é difícil ser perfeito, onde a fraqueza espreita por muitos lados

perdoar começa em nós

será que nos conseguimos perdoar a nós próprios?

muitas vezes sim. mas não é muitas vezes que é preciso, é preciso sempre

não podia ter escolhido o melhor dia para te ler Amaral

ficam para ti muitos beijinhos, meu amigo, que sempre me encantastes com as tuas partilhas

um até já

lena

 
At abril 17, 2006 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Reconhecer e aceitar nossos sentimentos. Amarmo-nos e perdoarmo-nos. Encerra-se nestas artes extrema sabedoria. Conhecermos a nós mesmos, eis aí o caminho da almejada evolução. Sim, querido amigo, como desejamos trilhar este caminho e como tantas vezes nos afastamos da trilha. E tu, com frequência, oferece-nos uma bússola valiosíssima. Beijo,
Jo

 
At abril 17, 2006 8:41 da tarde, Blogger Living Place diz...

O Perdoar, ai o Perdoar... tem muito que se lhe diga.
Mas é tão bom perdoar e sentir que se pode iniciar uma nova etapa dali para a frente.

 
At abril 17, 2006 9:05 da tarde, Blogger Meia Lua diz...

Para mim o perdão tem de amadurecer... e isto vem por etapas. Há coisas que facilmente perdoamos, outras que demoram mais, proporcionais à mágoa deixada... Quanto mais gostamos de alguém, mais difícil é perdoar, porque também é lidar com a decepção... o tempo.. esse sim, cura tudo.
beijinho :*

 
At abril 17, 2006 11:43 da tarde, Blogger Carla diz...

Ninguém é perfeito, e nem sempre temos capacidade e coragem de perdoar...
Bjx e boa semana

 
At abril 18, 2006 1:51 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral:
Muito Obrigada por tanto Carinho em meu Blog... Que bom que vc gostou do novo visual.
Hoje entrei apenas para agradecer-te e para dizer que fico muito Feliz por vc me linkar, pois considero seu Blog um dos melhores...
Beijos no Coração...
CIÇA

 
At abril 18, 2006 9:24 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira diz...

BRILHANTE!!!!!!!!!!!



(que bom que é entrar aqui e encontrar bom senso serenidade e calor...)


beijo.

 
At abril 18, 2006 10:22 da manhã, Blogger Dark-me diz...

Mais uma grd lição de vida!!
Adorei este post (bem...como todos os outros!! :)).

Bjo grd

 
At abril 18, 2006 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Amigo. passei só para te deixar um grande beijo..

 
At abril 18, 2006 2:08 da tarde, Blogger Hata_ mãe - até que a minha morte nos separe Hugo ! diz...

Vim aqui, pelo post da Lena, directamente de lá, ainda estou emotiva, pela noticia.
Queria dizer qualquer coisa, sobre o tema do perdão, que o Amaral tão bem apresentou, mas não estou a vontade...
Vir aqui, ler e escrever belo post, ou excelente aqui há paz...seria fácil, etc.
O tema é muito sério, e gosto de tratar as coisas sérias com a seriedade que merecem.
Para falar à vontade, teria que primeiro fazer um exame de consciencia...(mais ou menos como fez coerentemente a Ni).
Por isso, desejo-lhe um resto de tarde feliz, e queira "perdoar" esta minha honestidade.
Voce é boa pessoa Amaral.
Um abraço

 
At abril 18, 2006 2:41 da tarde, Blogger Unknown diz...

Olá meu querido amigo Amaral, tu és fantástico gosto imenso de te ler, tens sempre temas muito interessantes. No que me toca em relão ao conteúdo deste post tenho a dizer-te que não condeno nunca ninguém, na hora da angústia fico ferida, mas é como molfar um lenço que quando seca esqueço o mal que me fizeram. Beijinhos amigo

 
At abril 18, 2006 5:32 da tarde, Blogger poca diz...

tal como os anteriores, mais um post cheio de verdades e ensinamentos...
ainda hoje tive um workshop cujo tema era: "em vez de ferir sorrir!"
porque o mundo precisa de ajuda... e nós, Eu posso contribuir!

 
At abril 18, 2006 5:44 da tarde, Blogger anapaula diz...

Se as coisas fossem simples e nós não estivessemos tão preocupados connosco próprios e com o nosso umbigo seria mais fácil perdoar. É que se errar é humano, perdoar é divino.

Julgo que mais importante do q errar, cometer uma falta ou uma injustiça é ter a grandeza de perdoar. é nestes momentos que se veêm as grandes almas.

Beijocas

 
At abril 18, 2006 6:54 da tarde, Blogger Silêncios diz...

É claro que estava a brincar!!!E deixei bem claro que adorei o post, como sempre mt cheio de verdade!
Deixo mais um beijo e obrigada pelo teu carinho.Deves ser uma pessoa formidável...!!

 
At abril 18, 2006 7:12 da tarde, Blogger Sol diz...

Perdoar para mim é ainda difícil. Sou orgulhosa e é esse orgulho que por vezes me impede de ser mais tolerante e a partir daí conseguir perdoar.

Mas ando a trabalhar para reduzir a força do orgulho.

A ver se a idade me traz mais juízo e capacidade de perdão.

Bela imagem :)

 
At abril 18, 2006 9:34 da tarde, Blogger Desconhecida diz...

Peroar é algo que a vida nos ensina, mas muitos recusam-se a aprender e como alguém dira, se fechas a porta a todos os erros, deixarás de fora a verdade.

 
At abril 19, 2006 2:37 da manhã, Blogger Cláudia diz...

O mais dificil é mesmo perdoarmo-nos.Muitas vezes são culpas impostas pelos outros, que se alojam no inconsciente, mas não existe outra forma de aprendermos lições a não ser com os nossos erros.O perdão só é possivel através da aceitação.Temos de nos aceitar, e aceitar os outros como são. Ninguém é perfeito, e todos sem exepção cometemos erros, mas não nos cabe a nós julgar ninguém.Existem leis cósmicas para esse efeito, e a misericórdia perdoa sempre.

 
At abril 19, 2006 11:36 da tarde, Blogger Vica diz...

Lindo post e lindíssima a imagem!

 
At abril 29, 2006 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Querido:
Apapreço para agradecer-te pela honrada visita. Muito Obrigada mesmo por tanto Carinho...
Beijos Angelicais no Coração...
CIÇA

 

<< Home