Lisboa,

quinta-feira, maio 25, 2006

a consciência


A consciência é reparar no momento.
É parar, olhar, escutar, sentir e experimentar totalmente o que está a acontecer.
É uma meditação.
A consciência transforma tudo numa meditação.
Lavar a louça. Fazer amor. Cortar a relva. Dizer uma palavra em voz alta a outrem.
Tudo se torna uma meditação.

A consciência é passar para o nível do Observador Que Não É Observado.
Estás a observar-te a ti próprio.

É fácil. Não é tão difícil nem complicado como parece. Trata-se de parar, olhar, escutar, sentir. Trata-se de saber, e saber que sabes. Trata-se de acabar com o fingimento.


(Neale Walsch in "Amizade com Deus")

31 Comentários:

At maio 25, 2006 3:16 da tarde, Blogger Desassossego diz...

trata-se de acreditar... de despertar os sentidos no aqui e no agora... eu quero lá chegar... por vezes desvio-me, atrapalho-me mas algo ou alguém reconduz-me.... xi

 
At maio 25, 2006 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Querido Amigo:
Apareci, só não apareço como antes devido a não estar bem de saúde, mas hoje resolvi dar satisfação e avisar que sempre olhos os recadinhos e Adoro. Muito Obrigada por tanto Carinho viu?
Adorei seu post, realmente está faltando isso nas pessoas, o sentido, saber olhar, despertar para observar o redor, dar um tempo a isso, deixar-se levar para a beleza que te tudo possui, os poetas e poetizas possuem essa visão, Parabéns!!! Como sempre Adoro estar por Aqui...
Beijos Angelicais no Coração...
CIÇA

 
At maio 25, 2006 7:23 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Talvez a falta de consciência seja um dos grandes males do nosso século. Quando ela passar a fazer parte da preocupação das pessoas, a humanidade viverá bem melhor.
Ótimo dia para vc.

 
At maio 25, 2006 9:26 da tarde, Blogger TA diz...

Bom tema "A Consciência"!
Mais interessante que a descoberta psico-neuro-fisiológica dos mistérios do cérebro humano, é sem dúvida a consciência que continua a ser um enigma.
Acredito que para além de uma consciência individual (não confundir com o super-ego de freud) e de um insconciente colectivo (Jung), existe uma consciência colectiva que conecta com o nosso Eu mais profundo na relação com o Todo...

 
At maio 25, 2006 11:25 da tarde, Blogger Manuela B. diz...

É precisamente o que tenho tentado fazer...meditar em cada pequena coisa que me acontece ou preciso fazer...é por aí ....encontrar um equilibrio há muito perdido , sem a corrida diária e frenetica....como sempre és um poço de Sabedoria...

 
At maio 26, 2006 2:32 da manhã, Blogger poca diz...

a consciência... o dedo que nos guia

 
At maio 26, 2006 5:52 da manhã, Blogger **Menina sonhadora** diz...

achei demais seu blog
o textosobre a conciencia e a iamgem nos remete a pensar na vida
parabens

 
At maio 26, 2006 9:12 da manhã, Blogger Maria diz...

Trata-se de conheceres os teus pontos fortes e fracos, trata-se de conhecer os teus limites, os teus vicios, os teus defeitos e as tuas virtudes.
Trata-se de aprender a vivermos melhor com o nosso próprio ser.

É preciso de quando a quando termos a consciência de parar para nos observarmos.

Quando nos conhecemos melhor aprendemos também a conhecer melhor e a respeitar mais ainda o espaço dos outros.

Em alguns casos também passamos a não gostar tanto e a respeitar menos esses outros. Mas também quando temos consciência disso, facilmente concluímos que são pessoas que não nos interessam e simplesmente deixamos de perder tempo com elas.

 
At maio 26, 2006 9:43 da manhã, Blogger Living Place diz...

A nossa consciência é aquilo que faz de nós aquilo que somos!

 
At maio 26, 2006 1:56 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PRA TI

 
At maio 26, 2006 2:04 da tarde, Blogger Ana diz...

Conheço algumas pessoas que deveriam ler est definição...Talvez assim conseguissem acabar com o fingimento!!!

 
At maio 26, 2006 4:46 da tarde, Blogger isabel mendes ferreira diz...

a consciência é tb lucidez e generosidade....coisas que se "herdam"....e se reaprendem...e ....ibrigado.

e ..............um beijo.

 
At maio 26, 2006 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

ainda outro dia li, no blog da jilhot'Ana algo semelhante. Desmistificando o k é a meditação. Se quiseres ver vai até lá:
http://facilitareiki.blogs.sapo.pt/
bom f.s amigo. Bjs e ;) luz e paz em teu caminhar

 
At maio 26, 2006 8:24 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

...quando todos alcançarmos essa consciência o mundo mudará de qualidade e será um mundo a sério!

 
At maio 26, 2006 10:52 da tarde, Blogger Unknown diz...

Dia 7 de Junho O Autor, Carlos Barros a Corpos Editora e o Clube dos Jornalistas tem o grato prazer de convidar V.Exa. , família e amigos para o lançamento do Livro - VAZIO DE CORES, no jardim do Clube dos Jornalistas no dia 07 de Junho, Quarta feira, a partir das 18 horas.
na Rua das Trinas, 127, -na LAPA- Lisboa

-Vazio de Cores- será apresentado por:

- PAULINO COELHO - Programa da manhã da Radio Renascensa.

- Ex Ricardo dePinho Teixeira


Será servido um "Copo".





Vazio de Cores


" Nem sempre o que parece é, nem sempre o que é parece. São os impasses da vida, ou nem por isso que nos fazem pensar em "coisas".

O ponto de partida destes contos foram quase sempre o nada, nada mesmo.

Cada conto saiu da imaginação que me faz viver e sonhar, mas partiu sempre da primeira frase, todos eles nasceram sem destino, mas com uma vontade muito própria, ganharam vida e vontades, grande parte das vezes de um enorme vazio de ideias, mas lá se arranjava um "espacinho" para conspirar e deambular, por mais uma "estória".

As minhas duvidas sobre a minha capacidade de inventar e construir, mantém-se intactas, adoro duvidar de mim, adoro ter dúvidas, adoro descobrir que ás vezes nem eu acredito em mim, isso faz de mim um perfeito idiota, ai fica mais uma duvida qual o idiota que eu sou!

Por isso são os nadas que foram passando pela minha cabeça que estão aqui retractados, bem ou mal, cabe a quem os lê avaliar, mas atenção…"

 
At maio 27, 2006 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá! Boa tarde. É a minha 1ª. visita e adorei. Penso k às vezes sou capaz de fazer o que dizes mas...será que por mto tempo? Ás vezes torna-se doloroso fazer-mos uma introspecção, mas por mto doloroso k seja acho k vale a pena. Talvez nos ajude a corrigir certos erros. Eu ñ sei se consigo ser capaz de corrigi-los mas quero acreditar k sim. Gostava de receber uma visita se achas que valerá a pena...fico à espera. Bom fim de semana. Um bj

 
At maio 27, 2006 7:08 da tarde, Blogger Maria P. diz...

Hoje descobri este espaço. Parabéns é muito interessante.

 
At maio 27, 2006 9:00 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

".....
Trata-se de parar, olhar, escutar, sentir. ....
........"

Maravilhoso este texto . Adorei lê-lo.
Bom fim de semana
Beijos

 
At maio 28, 2006 2:30 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMARAL:
Mais um texto maravilhoso, dos tais a que nos habituaste já...
Pensaste: Falemos de CONSCIÊNCIA.
E, as palavras foram deslizando por entre os dedos e, ao ler-te fizeste-me: parar, olhar, escutar, sentir e experimentar totalmente o que está a acontecer.
É uma meditação.
Dizes que é fácil. Mas, é a tua opinião, apenas...
Trata-se de saber, e saber que sabes. Trata-se de acabar com o fingimento.
OK...PODE SER...tens toda a razão!
Obrigada por me fazeres pensar e chegar a alguma conclusão.
Bom domingo. Beijokas.

 
At maio 28, 2006 4:56 da manhã, Blogger Eli diz...

... é o lado mais próximo, que nem sempre é controlado pelo pré-consciente, que controla os impulsos...

Tanto para dizer. Adoro psicologia!

:)

 
At maio 28, 2006 4:24 da tarde, Blogger unknown diz...

se eu tivesse realmente consciencia não fazia metade das asneiras que tenho feito na vida e não seria tão triste como hoej e sempre o sou.....

 
At maio 28, 2006 5:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Há que não consiga algo tão simples.

Bjks e bom fim de semana.

 
At maio 28, 2006 6:19 da tarde, Blogger Unknown diz...

Olá amigo, é me sempre dificil comentar-te, tu consegues mecher com o meu "eu". Ler-te é fantástico explicar-te é mais difícil. Beijinhos

 
At maio 28, 2006 6:27 da tarde, Blogger lena diz...

aqui consigo sentir-te

um tema excelente "a consciência"

não sabes quanto é importante para mim este tema, ler tudo sobre ele e tentar perceber muita coisa que ainda não cheguei a entender

nem tudo o que parece é e a consciencia é a o poste que faz o equilibrio, onde se medita
é estar do outro lado e sentir

adorei ler-te como sempre Amaral

beijinhos para ti meu amigo e o meu abraço


lena

 
At maio 28, 2006 10:31 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ter consciência. Das riquezas a maior. Do aprendizado de si o mais efetivo. Adorei! Beijo e uma ótima semana,
Jo

 
At maio 28, 2006 10:51 da tarde, Blogger Squeezy diz...

por esta defenição de consciencia, penso que deveria-mos (e incluo-o-me a min tb) parar mais vezes de fazer o k fazemos pra ter consciencia te tudo o k se passa á nossa volta..

 
At maio 29, 2006 12:30 da manhã, Blogger Ana diz...

Aquilo que devia ser fácil, acabar com o fingimento, nem sempre o é. Quantas vezes fingimos até para nós próprios...
Um beijo.

 
At maio 29, 2006 12:46 da manhã, Blogger DaJe diz...

Pois, mas muitas vezes a consciência pode ser um grande bloqueador... Beijinhos***

 
At maio 29, 2006 11:27 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Em consciência te digo que...amigos para sempre. A partir de Setembro, mais regularmente virei te visitar e escrever.

 
At maio 29, 2006 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É pena que sendo a consciência o melhor livro de moral é também aquele que menos se consulta.
É muito mais fácil permitir-mos o engano a nós mesmos...
Afinal todos sabemos que o que custa é pecar a 1ª vez, depois disso a consciência emudece... e a voz da razão sufoca.

 
At maio 29, 2006 1:50 da tarde, Blogger Helder Ribau diz...

é optimo passear nestes textos

 

<< Home