Lisboa,

quarta-feira, maio 31, 2006

dia mundial do não-fumador


Ao acaso, fui lendo o que se escreve por aí, em relação ao consumo do tabaco, e fico abismado perante a "cegueira" do fumador, quando, provadamente, toda a gente conhece os malefícios a que está sujeito. Vale a pena, neste dia que me é dedicado, consultar meia dúzia de informações sobre este assunto, que continua a ser ignorado, ainda, por muita gente...



"O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores."



"O TABAGISMO, isto é, o consumo excessivo de tabaco, é responsável por uma redução importante do tempo de vida. Num fumador de 10 cigarros por dia essa diminuição pode quantificar-se em 3 anos, para 20 cigarros em 6 anos e até 8 anos para o fumador de 2 maços diários. Além da sua acção sobre a esperança de vida, os seus danos sobre a saúde são inúmeros. O fumo do cigarro contém mais de 10 000 substâncias químicas que se podem agrupar em quatro tipos principais: substâncias irritantes, que perturbam o sistema de lim­peza da árvore respiratória; monóxido de carbono, que se fixa na hemoglobina (proteína contida nos glóbulos vermelhos) e aí toma o lugar do oxigénio; nicotina, que actua ao nível do sistema nervoso central e que é responsável pelo fenómeno de habituação, pela elevação da frequência cardíaca e da tensão arterial (favorecendo o depósito de gordura nas paredes arteriais); alcatrões e agentes cancerígenos (em particular o benzopireno)."

(Escola "A ribeirinha")



"Fumar é o hábito mais perigoso para a saúde da mulher no Europa. O tabaco é um dos fardos mais pesados para a saúde e bem-estar da mulher em todo o mundo. Actualmente, mata cerca de meio milhão de mulheres por ano, mas espera-se que este número aumente até ao ano 2020. Em alguns países, o cancro do pulmão já ultrapassou o cancro da mama como a principal causa de mortes por cancro entre as mulheres.

São especialmente as mulheres mais novas que fumam mais do que os homens. Desde 1970 que o número de fumadores diminuiu mais entre os homens do que entre as mulheres. O hábito de fumar está a espalhar-se por todo o mundo, especialmente entre as mulheres das classes sociais mais baixas, que deixam de fumar com menor frequência do que as outras mulheres. Encontrar formas para que as raparigas de classes baixas adoptem um estilo de vida sem tabaco é um grande desafio para os profissionais da educação e da saúde.

O cancro do pulmão está a aumentar ainda mais rapidamente entre as mulheres do que entre os homens na União Europeia. As campainhas de alarme estão já a tocar em alguns países onde o cancro de pulmão é actualmente mais comum em mulheres com menos de 45 anos de idade do que em homens da mesma faixa etária."
(

Escola "A ribeirinha")

10 Comentários:

At maio 31, 2006 1:51 da manhã, Blogger Kalinka diz...

AMARAL
Só tu, para andares sempre atento ao dia que é hoje, dedicado a quê e a quem...
Pois, acho um artigo que vem sempre a propósito, nunca é demais falar neste tema...pois falando ou não falando, as pessoas continuam a fumar, independentemente do mal que faz. Isso é que é de lamentar.
Hoje em dia, século XXI, em todo o lado está o aviso: FUMAR MATA.
Enfim...eu sofro porque sou fumadora passiva...embora nunca tenha sido fumadora, e é uma revolta muito grande, estar sujeita ao fumo dos cigarros dos outros.
Ler isto é deprimente: Actualmente, mata cerca de meio milhão de mulheres por ano, mas espera-se que este número aumente até ao ano 2020. Em alguns países, o cancro do pulmão já ultrapassou o cancro da mama como a principal causa de mortes por cancro entre as mulheres.
Obrigado pelo alerta.
Beijokas.

 
At maio 31, 2006 7:21 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Então comemoremos o nosso dia, da melhor forma, a tua!
É sempre um prazer fazer uma visita ao teu espaço. Leva-se sempre mais riqueza...

 
At maio 31, 2006 10:05 da manhã, Blogger Estrela do mar diz...

...bom post...mas sabes...acho que não havia necessidade de existir o dia do não-fumador...bastava quew o fumador activo respeitasse os que não estão interessados a levar com o tabaco...afinal não nascemos a fumar!...


Mas já que existe este dia...então viva a nós...eu detesto FUMO!!!


JINHOSSSSS

 
At maio 31, 2006 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Ai, ai ... preciso encontrar a força para redefinir esta escolha. Muito obrigada e um beijo,
Jo

 
At maio 31, 2006 12:42 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Tenho o prazer de dizer que este dia não é para mim, pois não fumo.Confesso que já o fiz, numa altura de crise da minha vida, mas ao fim de uns dois meses, olhei para o maço e pensei:se nunca precisei disto, não é agora que me vou "agarrar"!
Até hoje, para meu bem e de quem me rodeia:))
Beijo para ti

 
At maio 31, 2006 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Tenho ODIO de tabaco, e implico muito com quem fuma. Como nunca fumei e que me aperceba não tenho nenhum vicio que prejudique a minha saude e a dos outros, não consigo entender como alguem sente-se no direito de prejudicar a sua propia vida e a vida de quem o rodeia.VIVA OS NÃO FUMADORES!!!!

 
At maio 31, 2006 3:22 da tarde, Blogger lena diz...

Amaral mais um dos teus excelentes postes e este realmente um tema bem merecedor de um alerta muito grande, num dia em que se comemora o dia mundial do não fumador
Depois de te ler e se esse alerta tivesse surgido no momento em que coloquei o meu primeiro cigarro à boca, talvez não o tivesse feito

Hoje não fumo, já deixei de fumar há alguns anos, comecei muito garota, numa de brincadeira, lembro-me bem que era uma festa de finalistas, não a minha, mas de colegas mais velhos que eu

Aconteceu começar, aconteceu aprender como se travava o fumo, tudo nessa altura me parecia bem, entre uma rebeldia que achava ser positiva

Depois foi o vicio, esse acabou por tentar tomar conta de mim, ou tomou mesmo,
vai fazer hoje anos que deixei de fumar e felizmente que deixei

não foi fácil, mas foi aliciante ser superior a ele

hoje brinco e digo muitas vezes, a brincar: “beije um não fumador e sinta a diferença”

parabéns pelo que partilhas, é um prazer ler-te e saio daqui sempre mais rica

beijinhos meus e sem hálito a tabaco, o meu abraço para ti meu amigo

lena

 
At maio 31, 2006 4:12 da tarde, Blogger poca diz...

pela primeira vez em 16 anos este é também o meu dia!!!

que orgulho de ter conseguido deixar!
sim, porqeu melhor do qeu deixar´de fumar é esta sensação de conquista por ter conseguido tal façanha!!!
e sim, hoje falo mal do tabaco a toda a gente!
e sim... custou-me muito deixar. custa ainda, todos os dias um bocadinho... mas uma certeza tenho: não volto a fumar. seria um desperdício de todos estes meses de autocontrolo e de força de vontade!

Que feio é fumar! :)

 
At junho 01, 2006 9:12 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

É tudo verdade. Já passei por ambos : fumadora e não fumadora. Beijos para ti.

 
At novembro 24, 2006 1:33 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

ola tento parar mais ñ da seu post é prefeito

 

<< Home