Lisboa,

quinta-feira, maio 11, 2006

espécies em extinção


Águas da Vida dedicou o seu post do dia 9 à lista de espécies em extinção que a União Conservacionista Mundial divulgou, e que inclui 721 animais e plantas existentes em território brasileiro.
Fui ao link
BBC Brasil e confirmei a barbaridade que é um acontecimento desta natureza.
Uma vergonha para a humanidade que nos deixa sem palavras...

Para que este texto não "passe" ao esquecimento, fica, também aqui, reproduzido na íntegra:




"A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, divulgada pela União Conservacionista Mundial (IUCN, na sigla em inglês) nesta terça-feira, inclui 721 animais e plantas que vivem no Brasil.
O número significa um acréscimo de 24 espécies em relação ao último levantamento, divulgado em 2004. Apenas no Brasil, os cientistas ligados ao IUCN avaliaram mais 186 espécies nos últimos dois anos.

Entre os animais do Brasil que passaram a fazer parte da lista dos que estão em perigo está o Tatu-Mulita (Dasypus hybridus), encontrado no sul do país e na categoria Quase Ameaçado.

No total, a nova lista relaciona 16.119 animais e plantas do mundo inteiro, com um aumento de 530 espécies em relação a 2004. O número corresponde a cerca de 40% das mais de 40 mil espécies analisadas pelos especialistas ao longo dos últimos dois anos.

A entidade diz, porém, que o número pode ser uma "subestimação grosseira", já que menos de 3% das 1,8 milhão de espécies conhecidas foram analisadas pelos cientistas que elaboram a Lista Vermelha. Estima-se que existam cerca de 15 milhões de espécies no planeta.

"A Lista Vermelha do IUCN mostra uma tendência clara: a perda da biodiversidade está aumentando, não desacelerando", afirmou o diretor-geral da organização ambientalista, Achim Steiner.


"As implicações dessa tendência para a produtividade e resistência dos ecossistemas e as vidas e sustento de bilhões de pessoas que dependem deles vão longe."

O levantamento é considerado o mais confiável retrato das espécies ameaças de desaparecer e do progresso, ou falta dele, nos esforços para atingir a meta internacional de reduzir até 2010 o ritmo em que o planeta vem perdendo variedade de vida.

Os dados, compilados pela primeira vez em 1963, são freqüentemente usados por governos e organizações ambientalistas para traçar estratégias conservacionistas.

De acordo com a nova lista, podem simplesmente deixar de existir um em cada quatro mamíferos, um terço dos anfíbios, um oitavo da população dos pássaros e um quarto das árvores coníferas se o processo de degradação do planeta, atribuído principalmente à ação humana, não for revertido.

Entre outras espécies que entraram na lista de ameaçadas, estão o urso polar e o hipopótamo e a gazela do deserto.

A nova relação também inclui diversas espécies aquáticas, como tubarões e peixes de água fresca na Europa e na África. No Brasil, 16 espécies de peixes foram adicionadas, elevando para 58 o número de peixes na Lista Vermelha.

Os principais fatores que explicam o desaparecimento de plantas e animais são a perda de habitat - problema que afeta 86% dos mamíferos, 86% dos pássaros e 88% dos anfíbios ameaçados.

No caso do urso polar, encontrado no Pólo Norte, a maior ameaça é o derretimento da camada de gelo da Antártida, atribuído às mudanças climáticas causadas pelo aumento nas emissões de CO2, que priva os predadores do seu habitat.

Como resultado, estima-se que 30% dos ursos polares desapareçam nos próximos 45 anos.

Segundo a entidade, 784 já foram declaradas extintas e outras 65 só podem ser encontradas em cativeiro. O Brasil, um dos países com maior biodiversidade do planeta, já perdeu pelo menos 29 espécies.

(BBC Brasil.com - 2/5/2006)

as imagens ampliadas
anfibio arraiaeagleflor
gazelahypotomamuspassarourubu

12 Comentários:

At maio 10, 2006 11:23 da tarde, Blogger Águas da Vida News diz...

So' tenho agradecer pelo seu post, muito gentil de sua parte querido.
Uma linda quinta-feira cheia de luz.
Big Kiss

 
At maio 11, 2006 12:09 da manhã, Blogger greentea diz...

parece que andamos combinados - ou o teu post é consequencia do meu ou realmente é imperioso chamar a atenção para estes temas.
Um abraço
e vou até às aguas de vida...

 
At maio 11, 2006 1:07 da manhã, Blogger Vica diz...

Ah, é mesmo um horror isso! O Tatu-mulita é um bichinho tão bonitinho.

 
At maio 11, 2006 4:40 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Amaral, Paz nos blogs! A máscara caiu, não podemos mais nos silenciarmos! Se souber de algo mais, denuncie! Abraços

 
At maio 11, 2006 12:14 da tarde, Blogger Memória transparente diz...

Muito completo e actual este post. Temos de agir.

Obrigada.

Beijinhos.

 
At maio 11, 2006 1:53 da tarde, Blogger NIcinha na Holanda diz...

Amaral,
Quanto tempo, hein!
Parabéns pelo destaque na GB. Voce merece. O seu post ficou muito bom. Eu li tambem no Aguas da Vida.
Abraços,
Eunice

 
At maio 11, 2006 2:37 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

...é realmente uma barbaridade ...

bj

 
At maio 11, 2006 4:26 da tarde, Blogger Aragana diz...

POis é Amaral.. mas quem manda não são os senhores do mundo que se preocupam mais com o petróleo que com os animais.

Beijinhos

 
At maio 11, 2006 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

quando o dinheiro e o poderio comandam a vida...nós, os que olhamos e sabemos o seu significado ficamos angustiados e sentimo-nos impotentes...

 
At maio 11, 2006 8:18 da tarde, Blogger Su diz...

é sempre bom lembrar....
jocas maradas

 
At maio 11, 2006 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Quando um muro separa uma ponte une. Temos hoje em nossa vida um sem número de muros separando da unidade. Temos também um menor número de contrutores de pontes. Entre os que eu conheço está você.
Beijo,
Jo

 
At maio 12, 2006 12:21 da manhã, Blogger Living Place diz...

O Homem destroi-se a si próprio destruindo a natureza e ainda acha que tudo se resolve....

 

<< Home