Lisboa,

quarta-feira, junho 21, 2006

dia mundial do Yoga


Yoga é uma palavra que vem do sânscrito “yug” que significa união. Sânscrito é uma língua antiga da Índia. O objectivo do yoga é, portanto, a união dos vários níveis da pessoa: físico, mental, emocional e espiritual. Numa prática de yoga fazem-se exercícios de: - controle da bio-energia (pránayámas), - contracções de plexos e glândulas (Bandhas), - posturas psicofísicas (ásanas), - relaxamento (yoganidra), e - exercícios de concentração (Dharana). Na prática trabalham-se posturas e desenvolve-se a consciência corporal, uma respiração consciente, assim como uma atenção nas sensações e emoções originadas por essas mesmas posturas, que nos ajudam a desenvolver a atenção, energia, força, flexibilidade, concentração e equilíbrio, a nível físico, mental, emocional e espiritual. Seguindo estas directrizes, a mente é indissociável dos movimentos do corpo tralhando-se a concentração, concentração esta que se atinge com prática. Sendo o Yoga um processo de auto-educação, induzindo do educando as respostas para as suas questões, é uma técnica para autoconhecimento e subsequente auto-desenvolvimento. O yoga é indicado para todo o tipo de pessoas, de todas as idades, com uma característica comum: serem jovens de espírito, abertos a novas sensações e que desejem conhecer-se melhor. Por exemplo: - às crianças leva-as a direcionarem a sua energia e atenção ajudando ao seu crescimento e desenvolvimento como pessoa, - às grávidas ajuda-as a desenvolver a consciência do seu corpo e do bebé em crescimento, desenvolvendo a capacidade de relaxar e respirar conscientemente ajudando assim a enfrentar o parto e a maternidade, - aos “menos jovens”, por ser uma técnica, é adaptável ao ritmo de cada um permitindo assim recuperar flexibilidade, força, mobilidade a nível físico, mental, emocional, espiritual.

(Universidade de Aveiro)

O Dia Mundial do Yoga é candidato a primeiro Feriado Mundial, no Solstício do Verão, Junho, 21, e a primeiro dia onde não haja derramamento de sangue em todo o Mundo.

Durante este Dia Mundial, o Departamento de Solidariedade Social da ALYO agraciou a Organização Médicos do Mundo de Portugal pelo seu magnífico trabalho humanitário.

A Associação Lusa de Yoga – que é dirigida pelo Mestre Jorge Veiga e Castro – tem uma Excelência e competência mundial, formando Especialistas em Seres Humanos no Curso Superior de Yoga, o mais completo da actualidade, nos seus três níveis: Instrutores de Yoga em 7 anos (3000 horas de aulas efectivas); Professores de Yoga em 11 anos; e Mestres de Yoga em 15 anos, possuindo desta forma um Corpo Docente altamente qualificado e especializado.

Manifesto Universal do Dia Mundial do Yoga

Dia do Sol, do planeta Terra, da vida, da inteligência, da humanidade e da paz mundial

O Dia Mundial do Yoga, projectado pela primeira vez no Mundo pela Associação Lusa de Yoga, em 2001 – início do Milénio, é um Dia em prol da prática global do Yoga: pelo completo Desenvolvimento Humano, aumentando a Consciência da relação Corpo / mão – Energia – Emoções Positivas – Mente – e Além da Mente, “Overmind”; pela saúde integral e profiláctica, e pela longevidade funcional.

É o Dia do Sol, o maior Dia do Ano (Hemisfério Norte), Dia da Luz e do Conhecimento anti obscurantista a Ela associado, é o Dia do Planeta Terra, da Vida que Ela sustenta, e da Inteligência que à Vida deve presidir; é o Dia da Humanidade e da Fraternidade Humana.

É um Dia pela Consciência Global Planetária, pela Ecologia, pelo Ecumenismo Filosófico, pela Inteligência, pelo fim do derramamento de sangue e da agressão, pela Paz Mundial, pela Fraternidade Humana, pela Igualdade Inter Étnica, pela honra, dignidade e igualdade da Mulher, pela protecção à Criança, pelo fim da fome, pelo esbatimento das desigualdades mundiais, pela Liberdade, pelos oprimidos, pelo fim dos ditadores, pelo fim da corrupção, pela Justiça, pela Educação e pela Investigação, pela Arte, e pelo respeito pelos animais; é um Dia pela Consciência Cósmica.

O Dia Mundial do Yoga pretende ser o primeiro dia onde durante 24 horas não haja derramamento de sangue, em cada País, Continente, e em todo o Mundo.

O Dia Mundial do Yoga é candidato a primeiro Feriado Mundial – no Solstício do Verão, Junho, 21.



Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.
Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.
As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação.
As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

(http://www.yoga-samkhya.org)


CENTRO DO YOGA DE BENFICA

SwáSthya, o Yôga Antigo
A Yóga é uma coisa e
O Yôga é outra bem diferente
Saiba porquê.


A Universidade de Yôga é um ambiente sadio, um dos poucos redutos em que você pode ter a certeza de que o seu filho não vai travar contacto com drogas. Ela trabalha com o Yôga Antigo, que não admite misticismo, não trabalha com terapia e é dedicada à formação profissional, estritamente técnica. Isso confere à Uni-Yôga uma confortável posição de seriedade, muito rara em comparação com outras vertentes.

14 Comentários:

At junho 21, 2006 1:35 da manhã, Blogger Dark-me diz...

Ctg estou sempre a aprender! :)
Jinho grd

 
At junho 21, 2006 11:32 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

Olá Amaral...

Adorei ler este teu texto...5 estrelas....

beijos

 
At junho 21, 2006 12:47 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia Amaral,

Foi um prazer descobrir seu blog tão informativo e rico! Parabéns!
Tb lidamos com informação, venha nos conhecer e contribuir p/levarmos informação a net!

 
At junho 21, 2006 12:47 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Obrigada pela partilha de conhecimentos é sempre bom aprender mais... quanto a hoje deve ser por isso que acordei com uma vontade enorme de fazer, de viver, de amar, de acreditar.... xi grande...

 
At junho 21, 2006 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral!!

Parabéns pelo belo blog, com certeza voltaremos p/melhor apreciá-lo! Este tema s/Ioga está d+! Temos um blog de variedade, venha nos conhecer e dx sua opinião! Bjos, Luz & Esperança

 
At junho 21, 2006 12:49 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Bom dia!

É sempre um grande prazer poder conhecer novos blogs q nos trazem conteúdos! Parabéns!

 
At junho 21, 2006 12:50 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oie Amaral!!

Ki lugar maravilhoso e com tta informação útil e interessante, parabéns pela iniciativa amigo!! Tenho uma lojinha virtual de tapeçaria, venha conhecer! Fê

 
At junho 21, 2006 12:52 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Como vai Amaral?

Adoramos esse tema s/Ioga, valeu ter vindo aqui, com certeza voltaremos mais vezes! Difundimos a informação pela web, venha nos conhecer!

 
At junho 21, 2006 1:23 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi meu amigo, que maravilha esse texto, saber um pouco mais sobre a yoga,deve ser maravilhoso para quem pratica, beijos uma quarta iluminada, corrente

 
At junho 21, 2006 3:36 da tarde, Blogger Ana diz...

Tinha saudades de te ler... contigo aprendo sempre.
Que todos os teus dias sejam de Sol e Luz.
Um beijo.

 
At junho 21, 2006 9:30 da tarde, Blogger Vica diz...

Interessantíssimo texto. Mas quando tentei fazer yoga dei um mal jeito nas costas que me deixou torta uma semana! ;)

 
At junho 22, 2006 1:55 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Ola ...naveguei pelo seu blogger ao som da musica..linda por sinal...nao poderia deixar de parabenlizalo por tanta sensibilidade nas poesias...foi suave o passeio voltarei bj

 
At janeiro 30, 2007 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

That's a great story. Waiting for more. Vintage bally poker machines Shock collar female domination Is ativan or effexor an mao Free fat sex bbw soccer predictions Canker sores and oral sex Pamela anderson and tommy lee free nude photos Amateur butts in thongs Sexy indian fat women http://www.anal-fuck-2.info/Lesbian-lesions.html Download video paris hilton sex tape http://www.webcams5.info/lesbians_at_work.html free lesbian nudes jenny mccarthy lesbians Subaru impreza used Zits on butts

 
At fevereiro 22, 2007 8:40 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Florida tatoo removal ministry Dedicated hosting solution web merchant account Web news server bodybuilding periodization prices on body kits for 98 golf gti Suzuki 1980 gs400s review Homeowner insurance for a four family nyc house Girl soccer players Hummer supercharger Harmon dedicated server Business voip market Bingo christmas game printable Dvd roll out shelves Secure server web hosts Clomid fans 1999 mitsubishi lancer 13 pics blackjack strat Apache colocation root access web hosting Black fat girl porn

 

<< Home