Lisboa,

quinta-feira, junho 15, 2006

jean houston

Comungue com a beleza onde quer que a encontra. Gaste mais tempo a explorar e a comemorar os humanos gloriosos da literatura, da arte, da música, da dança, do teatro e das maravilhas simples do mundo natural. A imersão na beleza, onde quer que a encontre, faz brotar belezas internas e traz à consciência realidades novas e o frescor dum mundo novo, a evolução na acção.

Os artistas travam as correntes do universo e põem-nas nos formulários que atraem os nossos seres à consciência colectiva. A arte agudiza a percepção e também o conceito das coisas. Agita a mente, solta as suas amarras e ajuda-o a ver mais profundo no mundo que o rodeia. A apreciação activa da natureza desperta-o para a sua união com todas as coisas vivas.

Tente-o agora. Feche os seus olhos por um momento e chame à sua imaginação três encantos cheios de beleza - a cara de um bebé, os montes verdes de Ireland, David de Michelangelo . Visite um de cada vez, permitindo que o seu corpo e a sua mente se disponibilizem totalmente - permitindo a sua fusão com cada um deles. . .

Um momento de tal apreciação conduz naturalmente a um estado de profunda consciência.


Se houvesse três coisas no mundo que eu quisesse que as pessoas soubessem, adquiridas pela minha experiência, a primeira seria que este é o tempo mais rico e mais importante na história para fazer mudanças. Que aquilo que agora fizermos profundamente fará a diferença. Que todos somos a resposta-capaz. Estes são os tempos. Nós somos as pessoas. E nós temos um pequeno período de talvez dez, quinze, talvez vinte anos para fazer essa diferença, e enfrentarmos os desafios tremendos do nosso tempo.

Os Indios Americanos têm uma frase maravilhosa. Dizem: “Quando damos um passo na direcção dos Deuses, os Deuses dão dez passos na nossa direcção.” E eu penso que estamos agora conscientemente numa posição para podermos juntar a grande maioria com o Espírito, para conseguirmos o possível por este mundo.

Eu penso que nos estamos a mover num momento de factores que são absolutamente únicos na história da humanidade, dos quais o factor subjacente é impregnar de amor o mundo inteiro.

Se aproveitarmos estes tempos e estas possibilidades, teremos as oportunidades para abrirmos os nossos corações a cada um, para expandirmos as nossas mentes, para vencermos os grandes desafios, e descobrirmos que estivemos nesta terra todo este tempo para nos afirmarmos e reconhecermos.
(Dr. Jean Houston, educadora, filósofa, e directora da Fundação Para a Pesquisa da Mente)

5 Comentários:

At junho 15, 2006 9:52 da tarde, Blogger BlueShell diz...

tens razão...
Tu tens sempre razão!

Quanto a mim...Nunca ninguém disse que viver era fácil, pois não?

beijo terno, BShell

 
At junho 16, 2006 1:46 da manhã, Blogger Kalinka diz...

OLÁ AMARAL
Há que tempos que não nos visitamos...mas, hoje resolvi vir
visitar-te, no entanto desculpa o meu comentário ser deprimente, nada mais tenho para te dizer, apenas isto: Eu por mim, cá continuo, nesta triste situação, como deve ser terrível ser cego, e nada ver...eu há 5 dias c/uma vista tapada já digo mal da minha vida...
Ai Amigo, como ando desolada!
Cansada de esperar novas ordens, estou farta de proibições, não posso fazer nada, nem computador, nem ler, nem ver TV, nem sair à rua, nem praia, nem piscina, nada, apenas dormir, isso ninguém me proibe e eu que faço? apago a luz, fecho a porta e procuro na minha almofada, a companhia para mais umas horas de sono repousante, pois só com a vista fechada não tenho tantas dores, dormindo, assim que acordo, as dores são horríveis...enfim...Beijokas.
Nota:Tenho noção que tenho perdido bons artigos teus, mas não posso esforçar a vista, daí que não os posso ler, agora, todos de 1 vez.

 
At junho 16, 2006 12:50 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Que todos somos a resposta-capaz. Estes são os tempos. Nós somos as pessoas. ... como concordo... xi

 
At junho 16, 2006 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

A ponta da caneta de Jean Houston é muito parecida com a ponta de tua caneta, Amaral. Tudo, tudo, tudo a ver isto que está aqui na posta. A beleza ... o trabalho ... e lá vamos nós rumo à consciência, ao amor e a luz da evolução. Beijo,
Lucky Jo

 
At junho 16, 2006 2:13 da tarde, Blogger Cláudia diz...

Os Deuses estão ao nosso alcance em todo o lado e a todas as horas.A beleza está aí, quem tem olhos que veja...

 

<< Home