Lisboa,

terça-feira, julho 18, 2006

o tempo

O tempo é um estado mental.
Faz parte da minha relação com tudo o que se passa ao meu redor.
O tempo faz acontecer a nossa percepção das coisas e suas consequências. Psicologicamente, o tempo dá sequência à relatividade com que apreendemos este mundo.
Tem um princípio e um fim "materializado" na nossa mente, alicerçado na velocidade variável dum pensamento ou dum sentimento.

Num desmaio que demora uns curtos segundos, podemos "viver" uma eternidade.
Podemos, até, ficar "presos" para sempre, na "realidade" criada pela mente, durante esse desmaio...



21 Comentários:

At julho 18, 2006 8:26 da tarde, Blogger Ni diz...

Este teu post... seria ponto de partida para uma conversa de muitas, muitas horas...
...
O tempo. Amado por uns...'o tempo dos instantes de eternidade', que nos fazem acreditar que os deuses sorriram quando, numa encruzilhada, nos colocaram num trilho sagrado rumo à alegria...

O tempo. Lamentado por outros. Como se o senhor dos passos errantes e arrastados, no labirinto dos afectos subtraídos, brincasse connosco.E se risse com a nossa água e sal. Aquela, que nasce do mar dos olhos.

...
E quando tempo e espaço se tornam um? Sabes do que falo? Da unidade na multiplicidade. Do SER, do Sentir, ainda que mais ninguém disso se aperceba... em que passado, presente, futuro se anulam... confluem, porque somos o que sentimos.

...

Podia falar-te de algo que Brian Weiss nos seus livros partilha... a regressão de vidas... e das conversas que tive sobre esse assunto com quem o conhece bem...

...
Espelho, espelho meu...
... em que tempo fiquei eu?

...

Sabes... este não é o tempo que eu escolhi.
Também não me sinto prisioneira dele... mas sinto saudades de 'casa'. Sinto mesmo.

Abraço de vento com asa quebrada

Ni*

(Desculpa o teor tão pouco alegre do comentário.. .és livre de o apagar depois de o leres... foi apenas... falar um pouco)

 
At julho 19, 2006 1:14 da manhã, Blogger greentea diz...

q engraçado a ni falar de Brian Weiss e da regressão e de outros tempos passados...

em q tempos estamos nós afinal?

Para q tempo vamos a seguir?

 
At julho 19, 2006 1:47 da manhã, Blogger Ni diz...

greentea...
...olá...
...

O tempo sempre foi o tema impulsionador da minha escrita.

Perguntas 'em que tempo(s) estamos nós afinal?'... grande, GRANDE, pergunta.

Deixa-me sentar aqui um pouco na 'casa' do nosso amigo... senta-te também... no chão, sabe bem... e deixa-me partilhar contigo um ínfimo pormenor: há aulas, em que analiso poemas com os meus alunos, onde o tempo surge como a inquietação do sujeito lírico. Em Camões, por exemplo, no soneto 'Erros meus, má fortuna, amor ardente...'... há a expressão do tempo como linha contínua para o ser humano... tempo irreversível... enquanto para a natureza surge como circular, renova-se com as estações.

...
Bom.... alguns cultos, que acreditam na reencarnação... (e eu tenho alunos que acreditam)...vêem-no como circular... vidas sucessivas de aperfeiçoamento.

MAS... mesmo sendo uma linha contínua... nós retrocedemos através da memória. Porém... até onde vai essa 'memória'?
...

E que sensação é esta, por vezes, de 'esferas paralelas', vidas em tempos/espaços contíguos, paralelos... como se estivessemos a viver várias vidas ao mesmo tempo? E a sensação de 'saudade', não se sabe bem de quê ou de quem? Mas existe...

Sorriso... não, não ando a ler ficção a mais, nem me considero em desarmonia mental... são... questões.

Tem toda a pertinência perguntar 'Quem sou eu?'... o que pode significar tammbém 'em que tempo/espaço estou ... qual sou eu'?
...

Ui... acho que arranjei aqui um problema... mas podem contestar...
...

Brian Weiss, para quem não conhece, é Psiquiatra, escreveu vários livros baseados na sua experiência quando um dia, ao colocar um doente em hipnose como método para induzir a regressão até à infância - para detectar o problema fulcral - ...verificou que esse doente regrediu ... mas para 'algo' diferente da infãncia... uma outra vida. Conceituado, temeu divulgá-lo, temeu a 'troça' dos pares, mas... parece que já muitos psiquiatras o sabiam... por experiência própria.

Tenho vários familiares psiquiatras e este é um tema de conversa frequente.

Já agora fica a referência:
Weiss, Brian: «Só o Amor é Real», «Muitas Vidas, muitos mestres», «O Passado Cura», ...

Fica o meu abraço... real, como o amor.

Ni*

 
At julho 19, 2006 3:12 da manhã, Blogger Águas da Vida News diz...

Visitinha para ver as novidades e ler seus excelentes posts.
Uma linda quarta-feira cheia de muita paz e amor.
Big Kiss

 
At julho 19, 2006 8:58 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Independentemente da rotação dos relógios, o tempo será sempre subjectivo. Beijos, gostei de ler.

 
At julho 19, 2006 11:08 da manhã, Blogger TA diz...

Penso eu, que segundo a neurobiologia a noção de "tempo" depende da complexidade do S.N.C. de cada ser vivo e da espécie a que pertence, a noção de tempo das plantas é muito diferente do nosso. Mas acredito que o tempo é sempre muito subjectivo, e muitas vezes é o nosso melhor aliado! Abraço

 
At julho 19, 2006 11:37 da manhã, Blogger Amaral diz...

Dizia Mark Prophet que "o verdadeiro desenvolvimento do homem encontra-se na semente divina nele implantada"... Já no Génesis da Bíblia encontramos descrições que nos enviam para conceitos que a Igreja decidiu banir, não fosse o homem do futuro questionar-se sobre a divindade e ousasse encontrar em si aquilo que faz parte do domínio da igreja como instituição para manter os seus crentes...
Conheço de há muito as obras de Weiss e nelas encontro confirmações para os princípios que sempre busquei, tentando entender porque nasce uma criança cega ao mesmo tempo que uma outra com toda a riqueza à sua volta, e porquê aceitar simplesmente que uma "ressurreição" final faça o julgamento da vida...
Continuo a pensar no tempo como um estado mental que é diferente de pessoa para pessoa e no espaço como o palco onde toda a gente encontra a expressão das suas crenças, para manifestação das experiências, criadas num caminho sublimemente traçado.
Gostaria de continuar a acreditar que "quem eu sou" não morrerá jamais e continuarei "a ser" ainda em outras existências...
Obrigado à Ni e à Geentea pela companhia, e a todos os outros pela paciência em aturar-me...

 
At julho 19, 2006 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Gostarias de continuar a acreditar que quem tu és não morrerá jamais. Eu penso que não há senão esta realidade. Quero dizer, que é exatamente assim que a verdadeira vida, independente de diferentes veículos, vive. "Viver" ... palavra talvez tão complexa de compreender quanto "tempo"! Não conseguimos conceituar de maneira precisa em nossa condição de três dimensões, entretanto, tantos podemos vislumbrar a grandiosidade e a real riqueza da imprecisão. Peço também licença para sentar-me um bocadinho ao lado de Ni e Greentea em tua casa onde fala-se do Brian Weiss, cujos livros mostram-nos esta maravilhosa imprecisão que citei acima. E em um seu único título descortina-se a imensidão da verdade: "Só o amor é real". O livro Bringers of the Dawn de Barbara Marciniak contém também preciosidades para todos nós. Ah! a saudade de "casa"! Alí nos ensinamentos dos Pleiadianos encontrei mais conforto e compreesão para este sentimento.

 
At julho 19, 2006 1:04 da tarde, Blogger Desassossego diz...

O Tempo... por vezes julgo que este não é o meu... sinto saudade de um tempo que não vivi... de um passado que não volta de um não sei quê que não é deste Tempo... outras acho que já não vou a Tempo... que ele, o Tempo foge... outras não sei onde ele está...
Um xi Amaral e obrigada por mais este fazer pensar...

 
At julho 19, 2006 10:13 da tarde, Blogger Ana diz...

E adora deixar-nos loucos...Quando teima em não parar de correr!!! :(

 
At julho 20, 2006 7:34 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

e neste tempo que procuramos e nos procuramos damos as mãos conversando e olhando as memórias gravadas no tempo da nossa memória rumo à eternidade que somos...procurando não nos perdermos nem ficarmos presos no tempo.
Abraço em caminhada

 
At julho 20, 2006 10:47 da manhã, Blogger sofia. diz...

o tempo tem sempre a ver com relação...

 
At julho 20, 2006 11:16 da manhã, Blogger Sol diz...

"-Bom dia, disse o principezinho.
- Bom dia disse o vendedor.
Era um vendedor de pílulas aperfeiçoadas que aplacavam a sede. Toma-se uma por semana e não é mais preciso beber.
- Porque vendes isso? perguntou o principezinho.
- é uma grande economia de tempo, disse o vendedor. os peritos calcularam. A gente ganha cinquenta e três minutos por semana.
- E o que se faz, então, com os cinquenta e três minutos?
- O que a gentr quiser...

Eu, pensou o principezinho, se tivesse 53 minutos para gastar, iria caminhando passo a passo, mãos nos bolsos, na direcção de uma fonte..."

Retirado do livro O principezinho.

 
At julho 20, 2006 4:09 da tarde, Blogger Living Place diz...

O tempo é o que fazemos dele!

 
At julho 20, 2006 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi!
Adorei o post, parabéns.
beijokas

 
At julho 21, 2006 12:46 da manhã, Blogger Ni diz...

Olá, amigo...

...

Voltei para te deixar um presente:

«Sou mais velho que o Tempo e que o Espaço, porque sou consciente. As coisas derivam de mim; a Natureza inteira é a primogénita da minha sensação. (...)»

Bernardo Soares, in 'Livro Do Desassossego'

...

Abraço de vento suave

Ni*

 
At julho 21, 2006 10:33 da manhã, Blogger Isabel Filipe diz...

.... o tempo que nos deixa a pensar ... este teu Post, deixou-me a pensar ...

e tens toda a razão em relação ao que focas em relação a desmaios ...é mesmo verdade...

bom fim de semana
beijinhos

 
At julho 22, 2006 11:36 da manhã, Blogger Caritas souzza diz...

Olá! Kerido amigo! Devido a meu novo trabalho saí da corente de blogs, por não ter tempo suficiente para as visitas. Mas o carinho que sinto por vcs me traz aqui sempre que puder para ver as novidades e deixar um comentes. Adorei este texto sobre o tempo. E afirmo que om tempo é maravilhoso, pk somente ele cura as feridas causadas pelo o próprio tempo. Desejo a vc um lindo FDs repleto de paz e alegria. Bjos doces em seu coração.

 
At julho 22, 2006 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Dando cá um pulinho para te desejar um bom fim de semana.

 
At março 02, 2007 8:35 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Enjoyed a lot! Cheap mp3 players apple ipod Www chubby girls com 92 pontiac sunbird Market size of video surveillance Ativan consultation online Duloxetine venlafaxine vs free online keno pogo liposuction Provigil monograph Stationery spring Signature homes shaved babe thumbnail Woman cialis commercial Online pharmacy buy modafinil Phoenix arizona pay per click marketing armchair millionaire financial planning articles surveys Twg cell phones Why do cats pee on furniture sports bets sports betting lines interracial ceampies

 
At abril 24, 2007 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

What a great site »

 

<< Home