Lisboa,

domingo, julho 16, 2006

o teu último dia


Se este fosse o último dia da tua vida, o que farias? O que considerarias importante? A quem falarias e o que dirias? A quem dedicarias o teu tempo, e com quem compartilharias um momento realmente importante?

Se este fosse o teu último dia na terra, qual seria a tua mais alta prioridade? Em que sentido mudarias o teu tom de voz? Em quê gastarias as tuas palavras? A quê dedicarias os teus pensamentos?

Como, se este fosse o teu último dia, definirias "riqueza"? Como definirias o "se"? Como definirias "Deus"? O que importaria isso? Por quê?

O que é que te preocuparia? Em que terias fé? O que te assustaria? Sentir-te-ias certo de quê?

Pensas que é mesmo possível viver este dia, como se ele fosse o teu último dia na terra? O que terias de mudar para que isso fosse possível? O que permaneceria na mesma?

Farias algumas chamadas e pedirias perdão? Abraçarias algumas pessoas e dirias que as amavas mais do que elas alguma vez tinham sonhado? Sorririas para algumas coisas que ontem detestavas?

A quem agradecerias, neste dia, de uma maneira especial? A quem desejarias proporcionar a certeza daquilo que essa pessoa tenha contribuído para a tua própria vida?

Que flor pedirias para cheirar mais uma vez? O que pedirias para a tua última refeição?

Estarias tranquilo, calmo, preparado e alerta?...

21 Comentários:

At julho 16, 2006 11:26 da tarde, Blogger Su diz...

se fosse...... não sei o que pensaria....
jocas maradas de ses

 
At julho 17, 2006 2:50 da manhã, Blogger Vica diz...

Ah, se esse fosse meu último dia... tantas opções... tão pouco tempo... acho que contemplaria o rio.

 
At julho 17, 2006 9:55 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Deveríamos fazer esta pergunta muitas vezes ao longo da vida! Não a fazemos. Neste momento não saberia responder, nunca saberei. Fico a pensar, usaria o meu último dia para pensar e talvez escrever um poema de Amor. Beijos.

 
At julho 17, 2006 12:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Se o bilhete tivesse a data marcada! Sim, acredito que estaria calma. Pronta? Seria preciso apenas fechar a mala, colocando alí não mais que os últimos detalhes, todos eles de acordo com a bagagem que ela já contém. Nesta mala levamos o que aprendemos e o que curtimos.
Bom começo de semana, querido.
Beijo,
Jo

 
At julho 17, 2006 2:58 da tarde, Blogger Marjorie Chaves diz...

Sinceramente, se hoje fosse o último dia da minha vida, não seria uma bom dia para se morrer. O que eu faria? Diria que amo.
=]

 
At julho 17, 2006 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Oi!
Adorei o post, criativo.
beijosssssssss

 
At julho 17, 2006 7:12 da tarde, Blogger Desassossego diz...

Se esste fosse o meu último dia da minha vida morreria infeliz e triste porque muitas das interrogações ficariam sem resposta...ficariam por viver...não...não iria descansada...iria sofrendo...
Xi grande...

 
At julho 18, 2006 1:42 da manhã, Blogger Ni diz...

Há bem pouco tempo fiz um post muito simples sobre este assunto... com esta pergunta : 'Que farias se hoje fosse o último dia da tua vida?'... e a seguir escrevi:
'Não respondas, faz!'.

...
Difícil, não é?
...
Acreditas que já o tentei?

Disse e fiz exactamente o que considerava fundamental ... para que a minha rota de ave que celebra luas e marés, ventos e sóis... tivesse um último 'risco' (arrisquei, sim!) de harmonia e coerência com a verdade dos meus afectos.
...

E não vou contar o resultado... digo-te apenas que, neste momento -que pode ser o último - o sabor a água e sal me fez abraçar a mim mesma.

...

Fica bem.
Deixo o meu abraço de vento...

Ni*

 
At julho 18, 2006 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

nossa belissimo texto, me fez pensar em muita coisa que realmente tem importância nesta vida

 
At julho 18, 2006 2:31 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

No mês passado julguei que poderia estar a viver o meu último dia. Vivi-o da melhor forma que pude, como sempre defendi. Sempre disse que devemos viver cada dia como se fosse o último e só assim é que contribuímos para um mundo melhor, porque tentamos sempre não ir dormir zangados com quem quer que seja. Não sei quando será o último dia que estou com um amigo, por isso quero é sorrisos e coisas boas. Quando acordei e enquanto estive no hospital, mantive a mesma postura e sorri sempre em todos os telefonemas e visitas. Mesmo agora, sabendo que me esperam tempos difíceis, continuo a pensar como sempre pensei, Luís. De que vale chorarmos pelos cantos? Se hoje for o meu último dia, quero saber que sorri. Um beijo muito grande e um sorriso.

 
At julho 18, 2006 9:32 da manhã, Blogger greentea diz...

ACÇÃO!

TAKE ACTION!


E UM BEIJO PARA TI.

 
At julho 18, 2006 10:48 da manhã, Blogger Carla diz...

ninguêm está preparado para morrer...
Se fosse o meu último dia passava-o com o meu filho e os meus pais... os amores da minha vida...
beijos e boa semana

 
At julho 18, 2006 12:44 da tarde, Blogger Kalinka diz...

OLÁ MEU AMIGO
Não deves ter visitado o meu blog nos ultimos dias, senão saberias que fui arejar...e, que bem que me fez!!! Maravilhoso!
O teu tema, que apenas leio hoje, dá que pensar e fizeste-me pensar no assunto. Em breve farei um post com este assunto, pois...parece-me que sei o que faria no meu ultimo dia...só que é mais fácil escrever e «ainda não saber» qual será o ultimo dia, do que sabê-lo e...será que depois faria o que tinha pensado e escrito?
É muito complicado, porque ninguém está preparado para morrer, só a palavra já assusta!
Beijokas com carinho.

 
At julho 18, 2006 12:47 da tarde, Blogger Isabel Filipe diz...

Sinceramente não sei ...
e já pensei nisso várias vezes...
acho o tema assustador...fico incomodada quando penso nisto.

beijinhos

 
At julho 18, 2006 3:25 da tarde, Blogger folhasdemim diz...

Boa pergunta! Acho que aproveitaria para estar com as pessoas de quem gosto e também para fazer uma extravagância qualquer ehehe

Entretanto, mudei de casa: http://desfolhada2.blogspot.com/

Ainda estou em actualizações... ufa
Beijos, Betty

 
At julho 18, 2006 5:26 da tarde, Blogger Aragana diz...

Amaral,

se hoje fosse o meu ultimo dia agiria como sempre e nada faria a mais que o que já faço.

Os que amo sabem e sentem que os amo. Já disse tudo o que tinha a dizer a quem tenho, porque digo as coisas no momento que tem de ser dito, se adiar.

Enfim, se fosse o meu ultimo dia nao anteciparia o sofrimento de ninguém que amo ao dizer-lhes algo.
Deixaria tudo que como está e como é, e partia.

beijinhos

 
At julho 18, 2006 6:33 da tarde, Blogger tb diz...

Sempre tento viver cada dia da minha vida como se fosse o último, portanto...

 
At julho 20, 2006 1:34 da tarde, Blogger Silêncios diz...

Questões dificieis que nos pões...
Posso apenas dizer que agradeceria a Deus, o que de bom me ofertou na vida, tudo o que me fez aprender...Para cheirar, pétalas de rosas, sem dúvida...
Deixo um beijo para ti

 
At julho 25, 2006 11:58 da manhã, Blogger Salseira diz...

Não sei o que faria se hoje fosse o meu último dia. Provavelmente não faria nada de tão atrapalhada me sentiria.

Gostaria de poder dizer a todos os que me amam e iriam sentir a minha falta que iria partir com calma e serenidade. Como provavelmente não conseguiria falar com todos, deixaria de partir com calma e serenidade.

Acho que preferiria não saber que seria o último dia. Prefiro tentar viver todos com serenidade e sem receio do amanhã porque não tenho medo nem da Morte nem da Vida.

 
At julho 31, 2006 12:54 da tarde, Blogger Beatriz Neves diz...

Caro Amaral, tenho de comentar este post e de lhe agradecer por estas palavras. Não o conheço, mas de quando em vez, cruzo-me "consigo" na net. Certamente não é por acaso... Esquecemo-nos de viver o momento presente, absortos num amanhã que parece não ter mais fim. Escudamo-nos no tempo como se fosse o remédio para todos as coisas, pois, e se não tivéssemos mais tempo além do dia de hoje? Quando poderíamos enfim viver? A maior dádiva que temos é o Agora, por isso se chama de presente. Bem haja!!

 
At fevereiro 21, 2007 1:19 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it http://www.pennsylvania-life-insurance-illinois-agents.info/health-insurance.html amateurs home videos nechol richy & paris hilton purchase patanol eyedrops http://www.coolbx-parental-control.info/Vintage-norell-coat.html Car rental in reno nevada Annual including insurance skiing travel http://www.compare-water-filter-systems.info/Proactiv_skincare_19_99.html 1994 suzuki sidekick

 

<< Home