Lisboa,

quarta-feira, setembro 13, 2006

anjos e demónios

A viagem da dúvida é longa e persistente. Anima-nos a alegria de que, um dia, o caminho será feito de luz e de margens cintilantes.
E os instantes, tão próximos e quentes, vestem-nos daquela esperança escondida na zona profunda do ser, mas que nasce, amiúde, para realidades sempre maiores.
A religião e a ciência confundem-se, mas o homem prepara-se para abraçar a verdade que sente cada vez mais próxima.
Da página 129 retirei este pedaço, descansando um pouco o frenesim da história contada em capítulos curtos:

- A religião é como a linguagem, ou a maneira de vestir. Somos atraídos para as práticas em que fomos educados. No fim, porém, todos proclamamos a mesma coisa. Que a vida tem um significado. Que estamos gratos ao poder que nos criou.
Langdon parecia intrigado.
- O que está a dizer, então, é que sermos Cristãos ou Muçulmanos depende apenas do lugar onde nascemos?
- Não é óbvio? Veja a difusão da religião no mundo.
- A fé é então aleatória?
- De modo nenhum. A fé é universal. Os nossos métodos específicos de entendê-la é que são arbitrários. Alguns de nós rezamos a Jesus, outros vão a Meca, outros estudam partículas subatómicas. No fundo, andamos todos simplesmente à procura da verdade, uma verdade maior do que nós.
Langdon desejou que os seus alunos soubessem exprimir-se com a mesma clareza. Raios, desejou que ele próprio soubesse exprimir-se com a mesma clareza.
- E Deus? - perguntou. - Acredita em Deus?
Vittoria ficou silenciosa durante muito tempo.
- A ciência diz-me que Deus deve existir. O meu cérebro diz-me que nunca serei capaz de compreender Deus. E o meu coração diz-me que não deverei conseguir.

(Dan Brown in Anjos e Demónios)

8 Comentários:

At setembro 13, 2006 9:53 da manhã, Blogger Maria Carvalho diz...

Concordo que a fé é universal. Beijos.

 
At setembro 13, 2006 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

a espiritualidade existe dentro de cada um de nós, mas logo há quem se queira apropriar dela e a queira rotular.
Beijinhos meu amigo
voltei da pausa e é bom encontrar-te aqui

 
At setembro 14, 2006 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

O meu coração cada vez mais me diz que Ele existe. Preciso de saber SERenar-me... e quando consigo...Sinto-O, Ouço-O...

 
At setembro 14, 2006 11:28 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Li este livro e todos os outros do autor, gostei de cada um deles, a força na expressão, as mensagens, o suspense, é daqueles autores que conseguem captar a nossa atenção do principio ao fim.

Deixo um beijo à minha passagem por aki.

 
At setembro 14, 2006 3:17 da tarde, Blogger Estrela do mar diz...

...gostei de ler o que escreveste...mesmo quando se tem dúvidas...


Besitos

 
At setembro 15, 2006 1:24 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

...o homem prepara-se para abraçar a verdade que sente cada vez mais próxima. Isto está claro e límpido nestes nossos tempos. Sinto que estamos fazendo o caminho de volta.
Beijo,
Jo

 
At setembro 17, 2006 11:40 da tarde, Blogger Su diz...

gostava de acreditar
jocas maradas

 
At setembro 20, 2006 5:31 da tarde, Blogger mitro diz...

Religião devia ser escolha!
Deus é asusnto demasiado importante para ser deixado ao acaso!

 

<< Home