Lisboa,

segunda-feira, outubro 02, 2006

foi a religião


A religião, em geral, nos seus propósitos mais puros, terá pretendido conduzir a humanidade a porto seguro, por entre guerras e desavenças, perante o desnorte social e emocional em que gerações inteiras mergulhavam, perante a prepotência de impérios e a humilhação de povos de todo o mundo.
Porém, depressa a primeira tarefa da religião organizada passou a ser fazer-te perder a fé em ti próprio.
A segunda tarefa foi fazer-te ver que tem as respostas que tu não tens.
E a terceira e a mais importante foi fazer-te aceitar as suas respostas sem as questionares.
Afirmações que vão irritar muita gente, mas como somos livres para as analisar, vejamos uma dúzia delas bem pertinentes
AQUI.

10 Comentários:

At outubro 02, 2006 11:42 da manhã, Anonymous Anónimo diz...

Olá Amaral, acordaste hoje provocador. Sempre em forma? Eu no sábado voltei a bater numas bolas, e acreditas que não perdi o geito? Pode ser que me volte a inspirar...

 
At outubro 02, 2006 3:33 da tarde, Blogger Poesia Portuguesa diz...

Não gosto de falar de religião, porque me recorda, actualmente, tanta coisa má, que ela transmitiu. Tenho a minha Fé. É um diálogo entre Deus e eu...

Um abraço e boa semana ;)

 
At outubro 02, 2006 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

Uma possível etmologia da palavra religião: re-ligação. No meu entender a etmologia faria todo o sentido se qualquer uma das vertentes operasse realmente como ponte entre nosso eu aqui aterrado e nosso verdadeiro eu cósmico. Mas infelizmente não é bem assim uma vez que as religiões têm mesmo afastado-nos da fonte. Graças a Deus, cósmico e cá dentro, não para sempre, pois podemos estar com Deus apesar delas. Boa semana querido. Beijo,
Jo

 
At outubro 02, 2006 10:00 da tarde, Blogger Fábula diz...

concordo plenamente c este texto, e ñ é só p ser ateia (pois tive uma educação mto católica, c catequese e aqueleas coisas todas), é pq as guerras mais velhas têm a ver c religião e nos dias de hoje já ñ deviam existir fundamentalismos!

 
At outubro 02, 2006 10:08 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins diz...

Querido Amaral

As férias acabaram - estou de volta.

Acredito piamente em Deus - mas não acredito em religião alguma.

Parabéns, porque escolheste muitissímo bem o post. (como sempre)

Beijinhos

 
At outubro 03, 2006 1:29 da manhã, Blogger Kalinka diz...

OLÁ AMIGO
Obrigado por teres ido dar-me umas palavrinhas de apoio...gostei.

Olha, não gosto de falar de religião...Fui criada num colégio de freiras e, hoje vejo como elas eram tão iguais a nós, que não fizemos nenhuns votos... de lealdade e etc...Hoje, falando com elas, sei que são tão pecadoras como eu...enfim, cansei-me desse tipo de religião.
Tenho a minha Fé. É um diálogo entre Deus e eu...
Acho o suficiente.
Beijokas.

 
At outubro 03, 2006 10:27 da manhã, Blogger ☆Fanny☆ diz...

Olá Amaral!

Fui educada na religião católica. Hoje não me sinto integrante de nenhuma religião. Procuro ter Deus no coração, porque Deus para mim é AMOR! A vida só faz sentido se investirmos a nossa alma nos bons sentimentos, independentemente da religião.

Tenho FÉ e costumo conversar com Deus, ele encontra-se dentro de mim e não preciso de ir à igreja para o fazer.

Tinha saudades de vir a este cantinho tão acolhedor e perfumado.

Um abraço de estrelinhas*

Fanny

 
At outubro 03, 2006 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

É isso mesmo, Amaral. Religião vem de religare, já se sabe. A maioria das religiões não liga ninguém a nada.
Religião deveria ter outro nome: Seita - normalmente de fanáticos.
Deus está aqui, está lá, acolá, está aí. Está até entre os falsos religados.
beijos
saudades!
Savana

 
At outubro 05, 2006 9:33 da tarde, Anonymous Anónimo diz...

creio que muito deste artigo é fruto das tuas leituras de conversas com deus. li o teu perfil. é um livro fabuloso.

marujinha

 
At outubro 10, 2006 12:22 da manhã, Blogger tb diz...

que interessante a vida é...ando por aqui a colocar a leitura em dia porque estive ausente e deparo-me com isto hoje mesmo onde em conversa com um amigo dizia que Deus nada tem a ver com as religiões. Sempre o achei assim.
Forte abraço, amigo

 

<< Home